Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Ao olhar de quem transita cotidianamente sob a sombra daquelas 'senhoras' paredes que circundam o antigo Cine Capitólio, passivas às intempéries climáticas e aos atos de vandalismo urbano do qual padece nosso patrimônio, aquele cenário parece simplesmente aguardar uma ordem para demolição, ou a queda natural de suas estruturas.

Isso ocorrendo, seria o enterro do último resquício de uma época áurea em Campina Grande, quando em 20 de Novembro de 1934, fora inaugurado com status de maior e mais moderno Cine-Theatro do estado da Paraíba, por Olavo Wanderley.

No ano de 1999 o Cinema encerrou definitivamente suas atividades sendo, inclusive, incorporado ao patrimônio municipal pela Prefeitura de Campina Grande, porém estando impedido por força de Lei, de ser transformado em qualquer outro equipamento público.

Diante de todo o impasse observado até hoje, do prédio só restam as quatro paredes que o circula... E as discussões que se iniciam sobre o destino do Cine Capitólio estão longe de se encerrar.

Há algum tempo já existe um anteprojeto protocolado junto ao IPHAEP que apresenta um Capitólio revitalizado e preservando suas características externas (o que lhe sobrou). A ideia da arquiteta campinense Mayrla Souto Maior propõe não só a revitalização, como a modernização do Cine Capitólio e do aproveitamento do seu espaço interno.

As fotos aqui apresentadas fazem parte desse anteprojeto, apresentado ao COMPAC - Conselho Municipal de Patrimônio Artístico Cultural, em reunião recente com a presença de representantes da PMCG e do IPHAEP.








6 comentários

  1. Anônimo on 15 de março de 2015 às 10:51

    Tem outro projeto onde a estrutura é "levantada" e se aproveita também a área "de baixo". O importante é voltar a discussão, deixar claro que não vai ter ali mais um camelódromo pois é um equipamento CULTURAL foi comprado para isso e para isso deve ser revitalizado!
    O São José levou 23 anos para ter um arremedo de revitalização, quanto tempo mais vão enrolar em relação ao Capitólio? Não perceberam ainda que um projeto desses dá um upgrade no Centro? Permite ao povo frequentar cinema (os do shopping são longe, caros etc)como já foi feito com os cines São Luiz de Fortaleza e Recife.
    ACORDA CAMPINA !

     
  2. Anônimo on 15 de março de 2015 às 21:43

    Projeto bonito e funcional, esperamos que seja aproveitado e concretizado em pedra e cal. Campina agradece!

     
  3. Manfredo Caldas on 17 de março de 2015 às 10:10

    Não deixem de forma alguma acontecer o mesmo crime que ocorreu com o Plaza, Rex, Brasil em João Pessoa.

     
  4. Anônimo on 17 de março de 2015 às 12:18

    Se fosse um "parque de vaquejada" já teriam recuperado há muito tempo.
    Como é um cinema....deixa prá lá!

     
  5. MAERSON MEIRA on 17 de março de 2015 às 12:37

    Seria muito bom, se as autoridades dessem um pouco de atenção para os aparelhos culturais de nossa cidade.Ir a um cinema, exclusivamente a um cinema, e não a um Shopping, faz o cinema ter um glamour muito maior, que "ir ao cinema por acaso".

     
  6. cleudo on 21 de março de 2015 às 22:27

    Eu,quando criança,fui muitas vezes vender revistas em quadrinhos na porta do cine capitolio ou babilonia.Eu tinha 10 anos,colocava uma quantidade de gibis no braço e ficava ali junto outras crianças que também vendiam,e tinha muitos herois:Zorro,O fantasma, flash gordon eo Mandrake,tinha o bat materson,etc.Não posso esquecer aqueles tempos,o cheiro de pipoca no ar,do chiclete adams,quanta saudade.O capitolio e o babilonia são referenciais para muitos campinenses como eu,torço para que perpetuem estes simbolos do passado glorioso de campina.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br