Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


O Centro urbano de Campina Grande, como o conhecemos hoje, é bem diferente da sua gênese, ou pelo menos, ao que foi até o final da Década de 1930!

Esta foto acima retrata parte dessa História perdida: a Rua 07 de Setembro totalmente irreconhecível, no longínquo ano de 1937, sob o foco do fotógrafo Sóter Carvalho.

Ao lado direto estão os casarões que se transformaram em instituições bancárias; bem no cantinho inferior está a antiga residência do comerciante José Barbosa, proprietário da Loja Campinense que mais tarde se transformaria no antigo Hotel Regina - hoje é o Banco Itaú.

Outra curiosidade; do lado esquerdo, os imóveis fecham a rua, sem dar-lhe acesso à Rua Venâncio Neiva - a revolucionária Reforma Urbanística de Vergniaud Wanderley tratou de uni-las!

Além das modificações nas vias, ruas e acessos, esta é uma das fotos que nos faz lamentar a inexistência de arquitetura de época em nosso Centro urbano, ainda chamado de 'Centro Histórico', mesmo sem apresentar resquícios do nosso pretérito arquitetônico!



1 Comment

  1. Bráulio Nóbrega on 2 de abril de 2015 às 11:22

    Isso sim é riqueza arquitetônica.

    Será que existe algum estudo/pesquisa acadêmica/jornalística que trate dessas residências de estilo arrojado em Campina Grande?

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br