Voltamos ao projeto "Videocast", que são materiais em vídeos produzidos pelo próprio Blog. Hoje contaremos a história da "Praça do Meio do Mundo", próxima a cidade de Boa Vista, local este que já foi distrito de Campina Grande.
A Praça do Meio do Mundo é um local bastante curioso e este videocast, foi fruto do arquivo familiar do nosso colaborador Mario Vinicius Carneiro Medeiros. Com a ajuda do blog, ele resgatou uma antiga filmagem do local datada dos anos 70 e aproveitou e fez uma entrevista com seu pai, o Engenheiro aposentado Mario Carneiro da Costa, que foi um dos responsáveis pela construção daquele local. A professora universitária Soahd Arruda, contribuiu com o documentário ao filmar a praça na atualidade, demonstrando o descaso com aquele lugar, que poderia ser um local turístico. Para assistir ao vídeo é só clicar abaixo:
Que maravilha!!!
Mário, amigo, sou Vanderley de Brito, como possa fazer pra
saber de seu pai se houve a demolição de parte da Muralha do Meio do Mundo quando se deu a abertura da BR 412? Aquele monumento geológico apresenta inscrições rupestres em diversas partes afloradas e eu queria saber se na parte que acredito que foi demolida nesta ocasião, pois um bloco foi removido para servir de monumento na Praça, se havia inscrições indígenas. Esta informação seria útil para um livro que estou escrevendo.
Muito bom! Desde criança eu sempre tive curiosidade em saber o que levou a denominação, praça do meio do mundo.
Lembro-me mto bem das cachaças que tomei com os amigos na Praça do Meio do Mundo! Tempos bons!
Passei ai enumeras vezes.. Tempo bom aquele..
A praça do meio do mundo aparece no filme "O caminho das nuvens" de Vicente Amorim.
O filme conta a história(verdadeira)de uma familia de paraibanos que saiu da Paraíba de bicicletas com destino ao Rio de Janeiro.
O pai(Wagner Moura)queria um emprego de mil reais, e convenceu a mãe(Claudia Abreu)a participar -juntamente com os filhos do casal- da aventura.
A trilha sonora é embalada por canções de Roberto Carlos.
A praça aparece logo no começo do filme.
Moramos alguns poucos Kms. na cidade de boa Vista. Nos ano de 2004 à 2006,e o descaso com aquele praça já existia, muito mato e sem iluminação.
Documento precioso.