Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O artigo "A FESTA DO CENTENÁRIO DE CAMPINA GRANDE OU A CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE COLETIVA", do Professor Antonio Clarindo B. de Souza, do Departamento de História e Geografia de UFCG, narra do forma detalhada o dia 11 de Outubro de 1964, o "Dia D" que marcou o Centenário da Rainha da Borborema.

Desde o nascer do sol a cidade acordara com festa, que se estendeu ao longo do dia, entrando pela noite com atrações nos clubes sociais.

Clarindo diz, em certo trecho do seu artigo:

"Infelizmente, o Clube dos Trabalhadores, situado na Prata, e o novo Ginásio do Campinense Clube, construído no bairro da Bela Vista, programados para serem inaugurados no mês do Centenário, não haviam sido concluídos a tempo, o que frustrou a muitos que esperavam por mais dois locais de lazer. Todavia, os outros clubes que funcionaram tiveram presença maciça da população que não podia ficar em casa naquela noite. O GRESSE, por exemplo, ficou lotado com presença do grupo Los Romanticos del Caribe, conjunto muito apreciado à época".

Pois bem, abaixo disponibilizamos uma 'playlist' com as músicas da Orquestra Los Românticos del Caribe em seu LP lançado exatamente naquele ano. Clique no 'player' e reviva (ou conheça) as músicas que embalaram o Baile do Centenário do Clube Gresse, em 11 de Outubro de 1964.


Álbum: Românticos Del Caribe
Ano/Gravadora: (1964) Continental PPL 12112
Artista(s): Orquestra Românticos Del Caribe
Regência: Jan Rene
Acervo, Digitalização e Edição: Sepin
Disponibilização: SoundCloud.com



publicado

1 Comment

  1. Anônimo on 10 de outubro de 2014 às 09:21

    Eu me lembro que no dia do Centenário, os cinemas de Campina fizeram sessões gratuitas(pagas pela prefeitura)para a população.
    No Capitólio foi exibido "Cimarrom", no Babilônia a comédia dublada "Akiko em Roma", no São José o policial "Trama Macabra" e no Avenida "X-15" um filme sobre os pilotos desse avião norte-americano.
    Na porta dos cinemas tinha pipoca e algodão doce de graça.
    Lembro também da presença da Tv Borborema transmitindo o desfile civico(depois foi exibido o videotape).
    Foi um festão.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br