O artigo "A FESTA DO CENTENÁRIO DE CAMPINA GRANDE OU A CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE COLETIVA", do Professor Antonio Clarindo B. de Souza, do Departamento de História e Geografia de UFCG, narra do forma detalhada o dia 11 de Outubro de 1964, o "Dia D" que marcou o Centenário da Rainha da Borborema.
Desde o nascer do sol a cidade acordara com festa, que se estendeu ao longo do dia, entrando pela noite com atrações nos clubes sociais.
Clarindo diz, em certo trecho do seu artigo:
"Infelizmente, o Clube dos Trabalhadores, situado na Prata, e o novo Ginásio do Campinense Clube, construído no bairro da Bela Vista, programados para serem inaugurados no mês do Centenário, não haviam sido concluídos a tempo, o que frustrou a muitos que esperavam por mais dois locais de lazer. Todavia, os outros clubes que funcionaram tiveram presença maciça da população que não podia ficar em casa naquela noite. O GRESSE, por exemplo, ficou lotado com presença do grupo Los Romanticos del Caribe, conjunto muito apreciado à época".
Pois bem, abaixo disponibilizamos uma 'playlist' com as músicas da Orquestra Los Românticos del Caribe em seu LP lançado exatamente naquele ano. Clique no 'player' e reviva (ou conheça) as músicas que embalaram o Baile do Centenário do Clube Gresse, em 11 de Outubro de 1964.
Ano/Gravadora: (1964) Continental PPL 12112
Artista(s): Orquestra Românticos Del Caribe
Regência: Jan Rene
Acervo, Digitalização e Edição: Sepin
Disponibilização: SoundCloud.com
publicado
Eu me lembro que no dia do Centenário, os cinemas de Campina fizeram sessões gratuitas(pagas pela prefeitura)para a população.
No Capitólio foi exibido "Cimarrom", no Babilônia a comédia dublada "Akiko em Roma", no São José o policial "Trama Macabra" e no Avenida "X-15" um filme sobre os pilotos desse avião norte-americano.
Na porta dos cinemas tinha pipoca e algodão doce de graça.
Lembro também da presença da Tv Borborema transmitindo o desfile civico(depois foi exibido o videotape).
Foi um festão.