Postagem Original: "RELEMBRANDO: WALLIG NORDESTE S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO"
Eu fui integrante do corpo funcional da Wallig Nordeste desde a sua implantação em 1967 como titular da Secretaria Geral da Superintendencia que na época era exercida pelo gaúcho Dr. Paulo José Berta Becker. Posteriormente, fui transferido para o Departamento de Acionistas a quem competia processar a distribuição de dividendos em forma de ações a todos os aplicantes de recursos fiscais na forma dos Artigos 34/18 regulamentados pela SUDENE. Foi exatamente naquela oportunidade quando eu pude me inteirar do grande desvio de recursos da Wallig Nordeste em favor da sua congênere em Porto Alegre, a Metalúrgica Wallig. Não obstante a sua grandeza e o respeito do qual era merecedora, no entanto o seu desempenho mostrava visivelmente uma curva decrescente. Em 1972 solicitei desligamento e pouco tempo depois ela encerraria suas atividades, deixando, dentre outras, o rastro de um plano fracassado que tinha como meta o desenvolvimento do nordeste mediante a aplicação de recursos ficais na forma estabelecida nos Art. 34/18 regulamentado pela SUDENE em parceria com o Banco do Nordeste. Tudo não passou de um arrojado projeto fracassado.
E a rua ainda se chama João Wallig, enquanto vultos ilustres da cidade( mesmo não tendo nascido aqui, não importa) não merecem nem um nominar um beco. É a tragédia nordestina do servilismo e da mediocridade.
Falou e disse, anônimo!
Se enviava os recursos para o Sul não podía desenvolver o nordeste! Parece un negócio fraudulento que se aproveitavam de recursos fiscais e etc... Não é certo, caro amigo Edmilson?