Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Por Edmilson Rodrigues do Ó

Sede Própria, na sua originalidade, em 1972

Campina Grande sempre se destacou na prática de um radioamadorismo atuante e nunca ficou aquém de quaisquer outras  cidades do Brasil. Tanto foi sempre assim que, pouco tempo após a fundação da  Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão – LABRE,  com sede no Rio de Janeiro, fato que teve lugar no dia 2 de fevereiro de 1934, ainda no final da década de 30, João Miguel de Morais, PY7LN liderou um movimento reivindicando  daquela entidade instalar uma  representação na Paraíba com o objetivo de melhor atender e dar assistência aos radioamadores aqui sediados. Após as negociações de praxe, foi finalmente instalada aqui a primeira delegacia da LABRE  fora da sua sede social. A bem da verdade, a experiência foi tão positiva que,  a  partir daí nasceram  as diretorias seccionais em todos os Estados da federação. Todavia, com a mudança de domicílio do PY7LN para João Pessoa levando consigo a delegacia da LABRE para a capital, novamente os radioamadores campinenses ficaram sem a sua representação oficial na localidade.

Diante de tal impasse, um pequeno grupo de radioamadores dentre eles o veterano José Morais de Oliveira, PY7MD, liderou um outro movimento para a criação de uma entidade local para representação da classe. Foi assim que, numa histórica reunião realizada no memorável dia 1º de Maio de 1963, foi oficialmente fundado o CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE,  cujos participantes foram integralmente relacionados na Ata de fundação lavrada naquela oportunidade e devidamente transcrita no competente livro o qual faz parte do acervo histórico da entidade.

A partir de então, tivemos uma sinuosa história repleta de glórias e dificuldades, sacrifícios e persistência; insucessos, jamais. Inicialmente, tivemos como sede provisória uma das dependências do Clube Aquático localizado nas margens do Açude de Bodocongó. Todavia,  com a extinção daquele clube  nos foi cedida uma sala no Teatro Municipal Severino Cabral de onde nos transferimos posteriormente para uma sala localizada no primeiro andar do edifício sede dos Correios e Telégrafos, na praça da Bandeira. Paralelamente, sensível às nossas dificuldades e reconhecendo os méritos da nossa entidade, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, na administração do prefeito Severino Bezerra Cabral nos fez a doação de um terreno localizado na Av. Canal, (vizinho ao atual DETRAN)  no qual deveria ser construída a nossa sede social. Infelizmente, a falta de recursos materiais não nos permitiu a realização de tal feito até que, mais tarde, o interventor Luis Mota Filho  desapropriou o citado terreno pelo qual pagou a quantia de Cr$ 5.000,oo (cinco mil cruzeiros) valor esse que foi depositado numa conta corrente em favor do nosso clube existente no Banco do Comércio de Campina Grande.

E assim chegamos ao início dos anos 70 quando, o Dr. João de Assis, PY7ASC juntamente com o Mario Sergio, PY7VON, localizaram um imóvel construído sobre um  vasto terreno em área nobre da cidade, e,  juntamente  com Feitosa, PY7LAJ; Mentor, PY7LV; Morais, PY7MD  dentre outros, constituíram um grupo de abnegados associados que reuniram recursos que, adicionados ao valor correspondente à desapropriação supra mencionada tornou então possível a aquisição do citado terreno o qual passou doravante a ser a sede  própria e definitiva da entidade localizada na Av. Getulio Vargas – 1012.

Naquela oportunidade, contamos sempre com a presença, a colaboração material e administrativa  dos seguintes radioamadores;

Alirio Monteiro da Silva, PY7LAL
Arthur Monteiro Viana, PY7BSF *
Deocleciano Otavio de Oliveira, PY7AYY *
Edmilson Rodrigues do Ó, PY7CPK
Ezequias Lira Pessoa, PY7BOB
Francisco Chaves, PY7AZU
Franklin Roosevelt Rodrigues do Ó, PY7WAK
Jackson Farias Braga, PY7BXI
João Baptista Dantas, PY7LAG *
João Pereira de Assis, PY7ASC *
João de Souza Barbosa, PY7LM *
José Alves de Souza Filho, PY7BBR
José da Costa Pimentel, PY7BFN
José Mangueira de Figueiredo, PY7BBD *
José Mentor da Ponte, PY7LV *
José Morais de Oliveira, PY7MD
José Queiroz Souto, PY7NJ
Livio Mariano de Melo, PY7BXN
Marcos Otavio Araújo de Novaes, PY7BXO
Marcos Rodrigues dos Santos, PY7ASB
Mario Sergio de Farias, PY7VON
Paulo Mendonça de Souza, PY7AZE
Pedro Fernandes Feitosa, PY7LAJ *
Perseu Dantas, PY7ON *
Severino Cavalcanti Jr. (Bibiu), PY7LBC *
Wellington Maria dos Santos, PY7ATW

Como colaboradores, tivemos:

Absalão Alves de Morais, PY7BSB *
Alcides Ferreira de Araújo, PY7LCF *
Austregésilo Ferreira Tavares, PY7MI
Balbino Alves Barbosa Filho (Didi), PY7MH *
Darcy Moreira Pinto, PY7MF *
Degmar Fernandes da Costa, PY7LB *
Domingos Martins Fleury da Rocha, PY7LO
Fernando de Carvalho Rabello, PY7AYL
Gabmar Cavalcanti de Albuquerque, PY7LBT
João da Costa Pinto, PY7LE
João Miguel de Morais, PY7LN
José Moisés de Medeiros Neto, PY7BBE

Niutildes Otacílio Vieira, PY7ML *
Otacílio Flor, PY7BAH *
Raphael Carneiro Arnaud, PY7AZF
Raimundo de Souza Arnaud, PY7MQ *
Ubaldino Gonçalves Souto Maior, PY7LAM

* Falecidos

Em 1975 a Secretaria conseguiu simultânea e respectivamente junto a TELINGRA e ao Departamento Nacional de Telecomunicações – DENTEL a instalação do primeiro telefone e a concessão do primeiro indicativo do Clube com o qual passou doravante a operar como PY7CD.

Diante dos relevantes serviços prestados  à comunidade, o Clube foi Reconhecido de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 33, de 30 de abril de 1965, fato repetido pela Lei Estadual nº 4.485 de 20 de Julho de 1983.

Esta é a síntese da longa estrada por onde passou o CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE,  trazido até nós por esses abnegados veteranos do radio agindo na maioria das vezes no anonimato a essa causa tão nobre, e de forma desinteressada, porém todos conscientes do dever cumprido.

E assim, chegamos ao início dos anos 90 quando o nosso clube partiu para uma nova fase de sua longa existência. Bem, essa é uma nova história que nunca foi contada....!     

Edmilson Rodrigues do Ó, PR7CPK
Campina Grande – Pb., 21 de setembro de 2006


EDMILSON RODRIGUES DO Ó, PR7CPK
Coleção: Uma estação Delta DBR-550, e uma linha completa TRIO-KENWOOD TS-510 de 1970

ANEXO - 03 DE JULHO DE 2013:

Recebemos do sr. Edmilson o material a seguir, que conta como funciona o radioamadorismo, único meio de comunicação que sobrevive a quaisquer situações emergenciais por mais rudes que se possa imaginar. Segundo Edmilson: "Um radioamador pode transmitir uma mensagem a qualquer parte do planeta quer seja em terra firme, no mar, no ar ou no espaço superior, como no caso das estações espaciais MIR e ISS assim como do Projeto Apollo. Houve já quem dissesse que a Internet superou o radioamadorismo. Não é verdade. A Internet é uma grandiosa e útil ferramenta que auxilia os radioamadores nas suas pesquisas; até porque, temos os sites QRZ.COM, eHamCall.net, HamCall.net, QRZCQ.com etc., além das pesquisas sobre cada prefixo no Google e Altavista. No mais, cada um segue paralelamente o seu caminho", nos disse Edmilson.



8 comentários

  1. Major Marcus Vinícius on 2 de junho de 2012 06:39

    Fui sócio da Escola e Casa de Radioamadores quando consegui meu primeiro indicativo ZZ7-EAT, em 1998, salvo engano. Costumava ir aos sábados com minha esposa manter a conversa em dia. Lembro do saudoso Frei Lauro sempre por lá também. Hoje mantenho o indicativo PR7-TV mas devido ao tempo, não tenho mais como participar e nem estou mais no rádio, mas foram bons tempos.

     
  2. walmir chaves on 3 de julho de 2013 15:06

    Parabéns pelo postagem, caro Edmilson. Um pedacinho muito desconhecido da história de Campina Grande.

     
  3. Paulo Gomes on 4 de julho de 2013 10:08

    Parabéns e que esta semente continue a germinar, apesar dos tempos difíceis que vive o radioamadorismo.

    Abraços,

    Paulo Gomes - PY7PG

     
  4. Rusemberg Tavares on 11 de julho de 2013 08:54

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  5. Rusemberg Tavares on 11 de julho de 2013 08:55

    Que o Radioamadorismo Perpetue sempre!!!

    Rusemberg PR7FER

     
  6. Anônimo on 30 de agosto de 2013 15:39

    Caro Edmilson,

    Vale lembrar a colaboração do Sr. João Pinto e Domingos Fleury; ambos atuaram como radio-amadores em Campina, por muitos anos, desde a década de 40, salvo engano.

    Um abraço
    Vera (também campinense)

     
  7. Edmilson lopes de sousa on 27 de maio de 2017 17:18

    Caro xará e Colega Edmílson. Morava em Bananeiras pb entre 1964 e 1967. Fui apresentado como sócio contribuinte da Labre, pelo Maninho, py7bah, Otácio Flor.Fui prefixado em Salvador ba, em fev-1970, py6 gb . Atual, py4bsl em Januária mg. Muita saudade daqueles tempos!

     
  8. Edmilson lopes de sousa on 27 de maio de 2017 18:11

    Caro xará e Colega Edmílson. Morava em Bananeiras pb entre 1964 e 1967. Fui apresentado como sócio contribuinte da Labre, pelo Maninho, py7bah, Otácio Flor.Fui prefixado em Salvador ba, em fev-1970, py6 gb . Atual, py4bsl em Januária mg. Muita saudade daqueles tempos!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br