Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O chamado "Prédio da Municipalidade" é um dos edifícios mais conhecidos de Campina Grande. Construído na gestão do prefeito Vergniaud Wanderley e localizado na rua Maciel Pinheiro, o prédio foi feito com quatro pavimentos.

Inaugurado em 24 de maio de 1942, grandes decisões de nossa política foram tomadas ali. Desse prédio,  quando sede da Prefeitura em 13 de Julho de 1953, João Madeira, o algoz de Félix Araújo, viu o idealista deslocar-se a pé desde sua saída da Câmara Municipal até um ponto de táxi, para depois seguí-lo e atentar contra a vida do tribuno.

Nas fotos abaixo, podemos observar momentos das várias fases da história do Edifício Anézio Leão. Sua época de construção, a época em que foi prefeitura, depois quando foi a sede da Câmara de Vereadores e finalmente, como a Biblioteca Municipal “Félix Araújo”.

Época da construção

Como Prefeitura Municipal

Como Câmara de Vereadores
O edifício hoje como Biblioteca "Félix Araújo"


Interessante notar nessas fotos é que o último pavimento, no alto, só foi terminado muitos anos depois da construção do prédio. E, hoje, como Biblioteca Municipal, sua antiga garagem serve como Galeria Central, ocupada pelos comerciantes (barraqueiros) antes estabelecidos na área sobre o canteiro central entre os fundos da Sec. Administração e Finanças (Grande Hotel) e o antigo Posto Futurama.

Fontes Utilizadas:

-Datas Campinenses de Epaminondas Câmara
-Arquivos Pessoais
-Fotos sobre Campina Grande da comunidade da cidade no orkut
-Monografia: Quem te vê não te conhece mais: Arquitetura e cidade de Campina Grande em Transformação (1930-1950) de Marcus Vinicius Dantas de Queiroz.

4 comentários

  1. Comunidade do Orkut "Profs. de História CG/PB" on 8 de agosto de 2011 às 15:44

    Percebam que na segunda foto, os andares possuem apenas 5 janelas do lado esquerdo, já nas últimas, consta de 7, então houve obras de prolongamento do prédio também sobre a garagem.

     
  2. Clédson on 12 de junho de 2012 às 18:23

    De q época eh essa foto como Câmara de Vereadores?? Vlw

     
  3. Jackson Rilton Lima on 4 de julho de 2013 às 13:33

    Só uma dúvida: A biblioteca voltou a funcionar? porque, se não me engano, esteve fechada desde o primeiro semestre do ano passado. Como me mudei pra capital, não tive mais notícias sobre o funcionamento.

     
  4. Jônatas Rodrigues Pereira on 6 de julho de 2013 às 09:12

    Infelizmente os poderes públicos não priorizam a reforma e abertura imediata da biblioteca, um descaso para a população que queira pesquisar este acervo.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br