Equipe RHCG
O Clube dos Caçadores localizado na entrada de Campina Grande (saindo de João Pessoa) era um dos clubes sociais mais tradicionais de Campina Grande.
Logotipo |
A Associação surgiu de um grupo de caçadores que tinham como hobby a caça, permitido à época e que era em sua grande maioria, praticada pela elite de Campina Grande e cidades circunvizinhas.
Assim, os primeiros sócios se reuniram na primeira metade do século passado para a fundação do Clube dos Caçadores, que tinha o objetivo de oferecer lazer não só aos próprios caçadores, bem como aos familiares destes.
Nossa colaboradora, professora Soahd Arruda Rached Farias nos cedeu algumas fotos históricas, que retratam um pouco deste começo do clube. A primeira imagem do acervo é raríssima, espetacular e segundo a professora é uma fotografia da primeira diretoria do clube:
Assim, os primeiros sócios se reuniram na primeira metade do século passado para a fundação do Clube dos Caçadores, que tinha o objetivo de oferecer lazer não só aos próprios caçadores, bem como aos familiares destes.
Nossa colaboradora, professora Soahd Arruda Rached Farias nos cedeu algumas fotos históricas, que retratam um pouco deste começo do clube. A primeira imagem do acervo é raríssima, espetacular e segundo a professora é uma fotografia da primeira diretoria do clube:
A própria Soahd nos explicou a foto: “Diretoria do clube dos Caçadores (segundo minha mãe foi à primeira gestão) e na foto os presentes devem ser sócios fundadores, meu avô Manoel Antonio de Arruda (extremo direito da foto com terno escuro), era um dos diretores (caça e pesca), também na mesma gestão tinha Jaime Coelho, Presidente (escondido atrás do troféu) e José Damião (ao seu lado), ela lembra que fazia parte Rosil Cavalcanti, Belizio Motta, Antonio (Toinho) Alves... infelizmente não tenho mais referencias das pessoas da imagem, porém imagino que foi registrada em meados dos anos 40”.
Jaime Coelho, o primeiro presidente dos Caçadores morreu em 1994, sendo inclusive alvo de uma pequena reportagem do Diário de Pernambuco, que pode ser lida a seguir:
Jaime Coelho, o primeiro presidente dos Caçadores morreu em 1994, sendo inclusive alvo de uma pequena reportagem do Diário de Pernambuco, que pode ser lida a seguir:
Fonte: Diário de Pernambuco |
Retornando a foto da primeira gestão, a professora Soahd ainda enfatizou: “Observando os detalhes, vejo a placa pedindo para que seja retirado o chapéu quando entrasse no recinto, vejo imagens que podem ser da diretoria pioneira ou de homenagem a sócios fundadores, coletânea de imagens, provavelmente durante as caças, inclusive tenho fotos de caçadores, que meu avô acompanhava, porém, não sei se são os mesmo que fundaram o clube dos caçadores”. As fotos podem ser visualizadas a seguir:
Presença de um veado campeiro abatido (coisa rara hoje em dia de ser encontrado na região, ou talvez nem exista mais) |
Sr. Manoel Antonio de Arruda com possíveis pássaros abatidos na mão | ||
Grupo de Caçadores |
Com o passar dos anos e a consequente expansão da cidade de Campina Grande, o Clube dos Caçadores foi deixando de ser um clube exclusivo dos caçadores para se tornar um Grêmio Recreativo, com a realização de festas, dos famosos carnavais do passado, das festas juninas ou apenas um local para se reunir com amigos, como por exemplo, a foto abaixo cedida ao blog RHCG por Maria Augusta Vilar:
Jovens no Clube dos Caçadores: Entre os presentes, Hugo Bala, Lamarques (Macaxeira), Manoca e Expedito Vilar |
Com a chegada dos anos 80, o clube tentou se modernizar como demonstrou a reportagem abaixo, publicada em um dos jornais de nossa cidade e que infelizmente não temos a informação de qual seja (Cliquem para ampliar):
Foi também instalada uma sauna para seus associados, conforme a placa abaixo datada de 1981, na gestão de Manoel Rodrigues Nascimento:
Nesta época, o clube tentava resgatar os antigos sócios e conquistar novos associados:
Uma das maiores atrações do clube era seu parque aquático, retratado a seguir:
Em 2011, nós que fazemos o blog RHCG estivemos visitando as dependências do clube e fizemos as fotos a seguir, que transformamos em clipe e que encerra nossa postagem de hoje:
Clube dos Caçadores de tantas Histórias junto à sociedade campinense. Eu tive o prazer de frequentar suas dependências no auge dos Anos 80, bem criança levado por meus tios, conheci seus famosos bailes de carnaval e, mais tarde, pude curtir seu parque aquático.
Que material espetacular parabéns e ainda ao som de Tina Charles, tudo de bom!!!
Parabéns aos organizadores do blog...ficou muito bom.
Nos anos 80 fui muito nos domingos com meu irmão,pai primas etc... porém o melhor era no São João, anos de 81,82,83,84 era bom demias eu adolencente, dançava tanto que o suor pingava, depois ficava admirando a fogueira enorme que tinha, e de paquera com as gatinhas e até com as primas, lembro das atrações 3 nordeste, trio nordestino,ogirio cavalcante, Diomedes entre tantos outros, esse clube fez parte de uma epóca da minha vida, saudades!!!!
Eu também frequentava o clube dos caçadores(meu pai -José Francisco-era sócio)na década de 1960.
As festas de São João nesta época eram imbatíveis,arrastando multidões até o clube.
Na foto que aparece um grupo de rapazes em uma mesa, quem toca piano ao fundo é o grande Gabimar Cavalcante.
Lembrar também a grande contribuição dada pelo clube ao tiro desportivo olímpico,com a construção de uma pedana de tiro ao prato(modalidade Trap),muito elogiada pela beleza do local,tendo sediado diversas competições regionais e até o Campeonato Brasileiro no ano do Centenário.Com o tempo ,instalou-se também um estande de tiro 25 metros,onde se praticou tiro carabina 22 mira aberta,revólver fogo central,etc.O tiro ao prato evoluiu ainda com a instalação de uma pedana modalidade Skeet.Após os pioneiros já citados,lembro ainda um punhado de abnegados:Dr Aroldo Cruz,Dr Sérgio Dantas,Antonimar Medeiros,João Guimarães(Laboremus),Zé Guedes,Zé Cabral,Guimarães,José Alberto Campos,Gerson das Molas,Maurício Cabral,Celestino Missa(Portuga),Paulo Landim.Esses eu vi atirar,desde menino em 1964,até juntar-me a eles.Homenagem especial ao nosso armeiro Isaac Xaves, o eterno Lon.
Senhores,
Meu pai, George Bezerra de Assis, também era sócio do clube, só que eu não tenho informações sobre a sua passagem no clube, pois era muito pequeno e não lembro.
Meu pai faleceu em agosto de 1980 e ele falava muito dos campeonatos e glórias do clube,
Se alguém tiver informações sobre ele nessa época eu peço que me envie,
georgebezerra.assis@gmail.com.
Um abraço a todos,
George Bezerra de Assis Filho
Parabéns a todos pelas informações. Enriquecem nossa história. Peço à Professora Soahd entrar em contato comigo pelo e-mail: romulocn@gmail.com
Rômulo Nóbrega
Na foto Jovens no Clube dos Caçadores, vê-se ao fundo, no piano, o então jovem Gabmar Cavalcanti.
Frequentei muito o clube dos caçadores dancei muito forró em rpocas de sao João lembro vom saudades.
Gostaria de saber se qualquer pessoa pode frequentar o clube, e quais os dias que está aberto ao público?
O que muito me entristece é ver como deixaram fatos tão marcantes e importantes de nossa cidade ao vento... Parabéns pra vocês do blog, que nos traz essas histórias de forma tão esclarecida e com tanta responsabilidade.