Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Nascido na Jutlândia, pequena península da Dinamarca, em 1847, Cristiano Lauritzen aportou no Brasil, em Recife, aos 21 anos. Chegou em Campina Grande quando ainda éramos um burgo com 3 mil habitantes, por volta de 1880.

Como já tratado por este blog em algumas imagens postadas, estabeleceu-se no ramo de jóias e relógios na antiga Rua Grande, hoje Rua Maciel Pinheiro.

Em 1883 casou-se com a senhora Elvira Cavalcanti, filha do comerciante Alexandrino Cavalcanti, então Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, com quem teve dez filhos.

Lauritzen, enquanto habitante de Campina Grande, dedicou sua vida na busca do estabelecimento do progresso ao nosso Município. Foi prefeito municipal durante 19 anos ininterruptos e, à ele, devemos a chegada do primeiro trem a Campina Grande, fazendo com que a cidade fosse o ponto final da ferrovia Great Western, marco histórico para o desenvolvimento econômico da nossa região.

Em frente à sua residência, à Rua Maciel Pinheiro, conforme imagens anteriormente postadas, encontrava-se a Praça Epitácio Pessoa, batizada com este nome em virtude da homenagem prestada por Cristiano Lauritzen  construindo uma estátua, em 1914, àquele que viria ser Presidente da República cinco anos mais tarde.

Foi o fundador do Jornal Correio de Campina Grande, em 1922.

Cristiano Lauritzen faleceu no ano de 1923, ainda exercendo o mandato de Prefeito de Campina Grande. Após sua morte, seu filho Ernani Lauritzen fora nomeado pelo governador Solon de Lucena para sucedê-lo à frente da Prefeitura Municipal, de 1924 até o ano de 1928.

2 comentários

  1. Sunshinne Lauritzen on 18 de junho de 2011 21:05

    meu nome é Sanshainne Lauritzen, e Cristiano Lauritzen é o meu tataravó *--*

     
  2. Franco Guia de Turismo/Passeios de Buggy on 16 de junho de 2016 20:41

    Boas informações sobre o dinamarquês Cristiano lauritzen.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br