Epitácio Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, mais conhecido no meio político estadual como "Epitacinho", era filho do ex-presidente João Pessoa, cuja morte representou o pivô da Revolução de 1930 no Brasil, além de contar em sua genealogia, ser sobrinho-neto do ex-presidente da República, Epitácio da Silva Pessoa.
Epitacinho era o líder maior do PTB na Paraíba, sendo amigo pessoal de Getúlio Vargas, tendo acompanhado o mesmo durante a campanha eleitoral de 1950 à Campina Grande, conforme postagem anterior já publicada neste Blog (CLIQUE AQUI).
As imagens abaixo tratam de uma das visitas do ex-senador Epitácio Cavalcanti à Campina Grande, da qual não conseguimos confirmar o ano, e retrata a chegada da comitiva à Praça Cel. Antonio Pessoa, onde o mesmo discursou à população em frente à estátua do seu pai, João Pessoa e, posteriormente, o registro do interior do Club Campinense onde fora servido um banquete em sua homenagem pelos seus partidários locais.
Senador Epitacinho discursa na Pç Cel. Antonio Pessoa |
Foto captada do alto do Campinense Clube (Pç. Cel. Antonio Pessoa) |
Interior do Campinense Clube |
Acerca desse episódio, o veterano da radiofonia campinense Jovelino Farias, "Seu Gaúcho" (CLIQUE AQUI) narrou que fora o responsável pela montagem do som e transmissão do evento, segundo suas própria palavras, no áudio abaixo, durante entrevista concedida ao radialista Leonel Medeiros, na Rádio Caturité em 1981.
Detalhe: Jovelino Farias - Gaúcho |
Epitacinho nasceu no ano de 1911 e faleceu prematuramente, antes de completar 40 anos de idade. Foi encontrado morto em sua residência, no Alto da Gávea, no Rio de Janeiro em agosto de 1951, tendo o tablóide sensacionalista carioca "Última Hora" inaugurado sua primeira manchete policial, tendo noticiado que o mesmo morrera envenenado pela sua esposa, promovendo a venda de mais de 25.000 exemplares do jornal, esgotando sua tiragem, por se tratar do assunto mais comentado na Cidade Maravilhosa.
Manchete do "ÚltimaHora" de Setembro/1951 com fotos da autópsia de Epitacinho |
Fontes:
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao31/materia02/
Acervo CPDOC - FGV
Jornal "Última Hora" - Acervo Digital
Postar um comentário