Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Epitácio Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, mais conhecido no meio político estadual como "Epitacinho", era filho do ex-presidente João Pessoa, cuja morte representou o pivô da Revolução de 1930 no Brasil, além de contar em sua genealogia, ser sobrinho-neto do ex-presidente da República, Epitácio da Silva Pessoa.

Epitacinho era o líder maior do PTB na Paraíba, sendo amigo pessoal de Getúlio Vargas, tendo acompanhado o mesmo durante a campanha eleitoral de 1950 à Campina Grande, conforme postagem anterior já publicada neste Blog (CLIQUE AQUI).

As imagens abaixo tratam de uma das visitas do ex-senador Epitácio Cavalcanti à Campina Grande, da qual não conseguimos confirmar o ano, e retrata a chegada da comitiva à Praça Cel. Antonio Pessoa, onde o mesmo discursou à população em frente à estátua do seu pai, João Pessoa e, posteriormente, o registro do interior do Club Campinense onde fora servido um banquete em sua homenagem pelos seus partidários locais.
Senador Epitacinho discursa na Pç Cel. Antonio Pessoa

Foto captada do alto do Campinense Clube (Pç. Cel. Antonio Pessoa)

Interior do Campinense Clube

Acerca desse episódio, o veterano da radiofonia campinense Jovelino Farias, "Seu Gaúcho" (CLIQUE AQUI) narrou que fora o responsável pela montagem do som e transmissão do evento, segundo suas própria palavras, no áudio abaixo, durante entrevista concedida ao radialista Leonel Medeiros, na Rádio Caturité em 1981.

Detalhe: Jovelino Farias - Gaúcho


Epitacinho nasceu no ano de 1911 e faleceu prematuramente, antes de completar 40 anos de idade. Foi encontrado morto em sua residência, no Alto da Gávea, no Rio de Janeiro em agosto de 1951, tendo o tablóide sensacionalista carioca "Última Hora" inaugurado sua primeira manchete policial, tendo noticiado que o mesmo morrera envenenado pela sua esposa, promovendo a venda de mais de 25.000 exemplares do jornal, esgotando sua tiragem, por se tratar do assunto mais comentado na Cidade Maravilhosa.

Manchete do "ÚltimaHora" de Setembro/1951 com fotos da autópsia de Epitacinho

Fontes:
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao31/materia02/
Acervo CPDOC - FGV
Jornal "Última Hora" - Acervo Digital 

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br