Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Das três imagens abaixo, a primeira e a terceira já foram apresentadas em algumas postagens promovidas pelo Blog RHCG, no entanto, desprovidas da qualidade em alta definição demonstrada nestas, que proporcionam uma maior nitidez, além de permitir a observância dos mínimos detalhes às vezes imperceptíveis à primeira vista em fotos preto e branco!

Pç Clementino Procópio (Posto Esso, Rua Afonso Campos, Grande Hotel, Prefeitura, Recebedoria de Rendas)

Imediações da Pç Cel. Antonio Pessoa (*)

Vista Panorâmica do Centro da Cidade nos Anos 30
O peculiar nesta última imagem é o grau de nitidez com que vemos o aspecto arquitetônico urbano do Centro Histórico campinense (Centro esse indicado nas placas de trânsito atuais do qual desconhecemos, tão descaracterizado ao longo dos anos).

A riqueza desta foto está na facilidade com que identificamos a maioria dos imóveis não mais existentes dessa área como, as casas que aparecem transversal à Av. Floriano Peixoto, assim como em sua sequência linear, a Igreja do Rosário, a Usina de Luz e Força, antiga Cadeia, além do aspecto arquitetônico característico de todos os imóveis visíveis à imagem.

***

(*) Com a colaboração sempre preciosa dos acadêmicos frequentadores desse espaço, foi possível identificar a segunda foto como sendo de residências edificadas às margens da Praça Cel. Antonio Pessoa, no Centro da Cidade. Agradecemos a Mario Vinícius, Jonatas Pereira e Diogo Almeida, que através de comentários ilustraram e enriqueceram esta postagem.

5 comentários

  1. mario vinicius on 13 de fevereiro de 2011 às 19:34

    A segunda foto retatra um trecho das casas localizadas na Praça Cel. Antônio Pessoa. Observem a postagem do dia 02 de fevereiro: é possível identificá-la pelo muro das residências.

     
  2. Jônatas Rodrigues Pereira on 15 de fevereiro de 2011 às 10:44

    Eu sei onde fica o local da segunda foto. fica em frente a antiga Praça do Catavento (atual Praça Antonio Pessoa), reconheço os dois casarões em frente.

     
  3. Diogo Almeida on 17 de fevereiro de 2011 às 18:57

    Exatamente, se compararmos a arquitetura do muro das casas da segunda foto com a postagem anterior sobre a visita de Epitacinho à Campina, podemos ver que são iguais. No caso, é o encontro da Major Juvino do Ó com a "Rua do Sitrans" que fugiu o nome x)

     
  4. Diogo Almeida on 17 de fevereiro de 2011 às 19:01

    Corrigindo-me: Encontro das ruas Irineu Joffily com a Miguel Couto, no final da Praça Coronel Antônio Pessoa. (que Dr. Agnello costumava fazer piadas de que "como pode um praça ser coronel? Ou o soldado é praça ou é coronel")

     
  5. Unknown on 5 de abril de 2017 às 18:32

    Este espaço é de suma importância pra que a nossa historia não morra.Parabéns aos idealizadores deste Blog.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br