Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Muito antes da fundação da Rádio Cariri, Campina Grande fora beneficiada pelos serviços de comunicação, via auto-falantes, implantado pelo Sr. Jovelino Farias, o popular "Gaúcho".

Na difusora, Seu Gaúcho prestava serviços de utilidade pública, tinha programação cultural, musical e, claro, anúncios comerciais!

Para quem morou em José Pinheiro, até o ano de 1985, quando a difusora 'A Voz de Jose Pinheiro' foi desativada, esta é uma oportunidade de relembrar dos serviços de comunicação de Jovelino Farias, Seu Gaúcho.

Em meio às comemorações dos 150 Anos de Campina Grande, no segundo semestre de 2014, o evento "Resgatando Nossas Raízes - Bairro de José Pinheiro" ocorreu na Escola Municipal Gracita Melo, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e realizado por Professores e amigos da Escola, dentre eles José Cardijn Alves do Nascimento, responsável pela montagem e performance artística do evento, especificamente, pela pesquisa e remontagem do áudio do programa diário "Difusora do Gaúcho, a voz do Bairro José Pinheiro", através do resgate em arquivos de Pedro Farias, filho de Gaúcho.

Pouco foi achado, porém aproveitado didaticamente no evento. Este material, mais precisamente com ênfase em anúncios comerciais, nos foi cedido por Cardijn, o qual postamos abaixo!

Leia mais sobre Jovelino Farias, clicando aqui!!

5 comentários

  1. walmir chaves on 28 de maio de 2015 às 11:31

    Uma lembrança nostálgica: Andar pelas ruas escuras de Campina, entre as 19 e 22 horas, escutando ao longe as vozes dos grandes sambistas brasileiros ou o Gaúcho dedicando a alguem uma canção...

     
  2. Edmilson Rodrigues do Ó on 31 de maio de 2015 às 21:47

    Olá meu amigo Walmir;
    Você clicou sobre o link da nostalgia... quanta recordação e saudade de tempos que não voltam mais...! Falar sobre os serviços de alto falantes do Gaúcho; a Voz Guaraní, no alto da Bela Vista; a Voz de Campina Grande do nosso amigo João Aquino cujos estúdios funcionavam no Edifício Esial e o prefixo de abertura e encerramento era a valsa Branca, por Tobias Troisi... Campina Grande das noites frias e brumosas...!

     
  3. Anônimo on 30 de abril de 2018 às 21:42

    Boa noite! Lembro demais dos alto falantes da VOZ DE GAUCHO. Começava as 17:00 até 19:00 horas e logo após a VOZ DO BRASIL. Reiniciava as 20:00 horas e ia até as 21:00 horas, tínhamos como o toque de RECOLHER dos nossos pais.

     
  4. Anônimo on 11 de maio de 2023 às 03:28

    José Claudio de Figueiredo 11/05/2023
    A Saudade dos velhos tempos, nós faz voltar aos Velhos tempos do nosso querido bairro José Pinheiro, hoje, Estigmatizado, como " Zepa" más que não perdeu sua essência, nem sua, Altivez.

     
  5. Anônimo on 20 de novembro de 2023 às 21:57

    Gostaria de parabenizar a iniciativa de quem se propôs realizar esse resgate cultural.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br