Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Hoje postaremos a música instrumental "Campina Grande" do consagrado compositor Marcos Valle, feita em homenagem a "Rainha da Borborema".

Como curiosidade desta música, o professor Rômulo Azevedo revelou o seguinte:

"O irmão de Marcos Vale era piloto da aviação comercial e sempre falava para ele sobre o aeroporto João Suassuna de Campina Grande, na época (anos 60) um dos mais movimentados do norte-nordeste. De tanto ouvir falar nessa Campina Grande, Marcos fez a música mesmo sem conhecer a cidade. Esse é o fato relatado pelo próprio compositor. Em 1981 fiz um programa na Campina FM (juntamente com Flávio Barros que foi locutor da BBC de LONDRES) chamado "Alto Falante". O tema do programa era esse "baião" dos irmãos Vale. Quem me contou a história da origem da música foi o publicitário Lauriston Pinheiro que conheceu a dupla em uma boite do Rio de Janeiro (onde eles apresentavam show) e perguntou se a inspiração tinha sido Campina. Eles confirmaram contando a história que eu recontei prá voces."


O carioca Marcos Valle é considerado da segunda geração da bossa nova. Suas obras musicais fizeram muito sucesso no exterior e também por fazer parte de trilhas sonoras de vários filmes.

***     ***     ***

ATUALIZAÇÃO, EM 1º DE MARÇO DE 2012

Como forma de ratificar ainda mais a afirmativa da postagem, Gustavo Silva Medeiros nos envia, através do intermédio do Professor e Jornalista Rômulo Azevedo, a citação sobre a homenagem à Campina Grande pelo compositor Marcos Valle, em destaque publicado na capa na edição do dia 29 de Fevereiro de 2012 do Jornal Correio da Paraíba.

Clique na Imagem para Ampliar

5 comentários

  1. Anônimo on 21 de junho de 2011 às 10:15

    O irmão de Marcos Vale era piloto da aviação comercial e sempre falava para ele sobre o aeroporto João Suassuna de Campina Grande, na época (anos 60) um dos mais movimentados do norte-nordeste. De tanto ouvir falar nessa Campina Grande, Marcos fez a música mesmo sem conhecer a cidade.Esse é o fato relatado pelo próprio compositor.

     
  2. Adriano on 21 de junho de 2011 às 10:19

    Amigo, qual o seu nome para que possamos colocar sua informações no post.

     
  3. rômulo Azevêdo on 11 de dezembro de 2011 às 11:35

    Meu nome é Rômulo Azevêdo, em 1981 fiz um programa na Campina FM(juntamente com Flávio Barros que foi locutor da BBC de LONDRES)chamado "Alto Falante".O tema do programa era esse "baião" dos irmãos Vale.
    Quem me contou a história da origem da música foi o publicitário Lauriston Pinheiro que conheceu a dupla em uma boite do Rio de Janeiro(onde eles apresentavam show)e perguntou se a inspiração tinha sido Campina.
    Eles confirmaram contando a história que eu recontei prá voces.

     
  4. Paulo Gomes on 12 de dezembro de 2011 às 16:46

    Muito bom. Sinceramente, esta eu não conhecia.Parabéns ao Rômulo.

     
  5. rômulo azevêdo on 29 de fevereiro de 2012 às 22:14

    Na edição de hoje(29/02/2012)do "Correio da Paraíba", tem uma entrevista com Marcos Vale onde ele confirma essa história da música "Campina Grande".
    Na entrevista ele também revelou que a música dele tem muito mais influência da música nordestina do que do samba carioca.
    O artista está lançando uma caixa com vários CDs que contam a trajetória musical dele.
    O CD "A Paraíba não e Chicago" também está presente na caixa.
    É lá que tem o baião "Campina Grande".

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br