Treze F. C. - Campeão paraibano de 1940 |
Por Rau Ferreira
O título de 1940 teve um sabor especial para o esquadrão da Borborema. Era a primeira vez que a equipe participava de um campeonato oficial, e todos os jogos foram disputados na capital paraibana. Nesse mesmo ano, levantou o caneco em Campina Grande, concorrendo pela Liga Desportiva.
Após sagrar-se campeão daquela temporada, o Treze Foot-ball Clube – ou simplesmente TREZE de Campina Grande – promoveu no ano seguinte um interessante torneio interno em sua agremiação.
O alvinegro prestando uma homenagem aos co-irmãos cariocas organizou uma competição com vários quadros, os quais tomaram os nomes dos principais clubes do Rio: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Bonsucesso, Fluminense e Vasco da Gama.
O torneio alcançou grande sucesso, e foi objeto de matéria, na época, da revista Esporte Ilustrado. As agremiações se apresentaram no campo do terreno, no terreno doado por Argemiro de Figueiredo.
Como resultado final, o flamengo alcançou o maior número de vitórias e tornou-se campeão do torneio com os seguintes jogadores: Zé Alves, Neco, Stodio, Ibraildo, Paulo, Jardelino, Natal I, Waldy, Heleno, Sobreira, Natal II e Rubens.
O campeonato interno teve como vice-campeão o Fluminense, com os seguintes atletas: Clovis, Alonso, Alicate, Waldy, Giovani, Walny, Gerson I, Joãozinho, Lopes, Venicio, Braulio, Gerson II e Princesa. O técnico era Carneiro.
O Bonsucesso que participava da Associação Esportiva Campinense também era destaque nessa época. Acabara de vencer o Sancho S. C. de Recife pelo score de 8 x 0; ganhou do Auto Esporte pessoense por 4 x 1 e bateu o Comércio S. C. de Caruaru por 3 x 2. A equipe do presidente Elias Mota, que participava com Alcides, Ruivo, Baía, Luiz, Marinheiro, Totó, Negrinho, Nelson, Zefreitas, Josué, Lula, Euzébio e Mira, também ganhou do treze pelo placar de 1 x 0.
O Vasco da Gama – que tinha a Srta. Sonia do Ó por madrinha – também se destacou no pequeno certame, com os seguintes esportistas: Zildo, Gilberto, Coentro, Arnaldo, Cícero, Sobral, Waldemar, Parafuso, Bezerra, Corisco, Pupo e Durval.
A disputa interna dos jovens provocou excelentes jogadas no Estádio Presidente Vargas, trazendo alegria não só aos atletas, como para todo o público presente.
O galo conquistou o paraibano de ‘40, com um total de 9 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, 35 gols a favor e 22 contra, entrando em campo com Araújo, Né, Raimundo, Martelo, Pedro Macaco, Mathias, Mota, Caboge, Nequinho, Aderson, Biu, Alcides e Chiquinho.
Bonsucesso, no Torneio interno do treze 1941 |
Flamengo, Vice-campeão do Torneio interno do treze 1941 |
Fluminense, Vice-campeão do Torneio interno do treze 1941 |
Vasco, no Torneio interno do treze 1941 |
Referência:
- Site http://www.trezegalo.xpg.com.br/1940.html, acesso em 07/11/2013.
- ESPORTE ILUSTRADO, Revista. Ano IV, N. 194. Edição de 25 de dezembro. Rio de Janeiro/RJ: 1941.
Em que ano o treze caiu para a segunda divisão do campeonato paraibano?