***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** *****
A foto acima mostra, claramente, o Teatro Municipal Severino Cabral ainda em fase de construção.
Inspirado na figura de um apito, a estrutura do teatro foi idealizada pelo arquiteto campinense Geraldino Duda, sua inauguração ocorreu no dia 30 de Novembro de 1963 com solenidades protocolares de praxe pela manhã e, à noite, contou com a primeira apresentação artística promovida pelo ator José de Vasconcelos (o Rui Barbosa Sa-Silva da Escolhinha do Professor Raimundo), um dos maiores humoristas do rádio naquele momento no Brasil.
O Teatro Municipal Severino Cabral recebeu, em seus 50 anos de existência, apenas três reformas em suas instalações: a primeira em 1975, na administração do prefeito Evaldo Cruz a posterior, em 1988, com a conclusão definitiva dos arcabouços projetados, no último ano de gestão do prefeito Ronaldo Cunha Lima, e a última na gestão do prefeito Veneziano Vital.
Uma lembrança cômica da sua gênese, provavelmente é mais um causo atribuído a Seu Cabral, foi o fato de que um assessor do então prefeito Severino Cabral ter sugerido que ele homenageasse um profissional do setor artístico para nominar o Teatro, tentando demovê-lo da ídéia da auto-promoção.
O velho "Pé-de-Chumbo" retrucou, insinuando que Plínio Lemos não jogava nada de futebol e pôs seu nome no Estádio Municipal construído no bairro de José Pinheiro.
Nascia, naquele momento, o Teatro Municipal Severino Cabral!
Fonte Consultada:
"É Fé no Povo, e Pé no Chumbo" (José Nêumanne Pinto)
Anexos:
Reportagem do Diário da Borborema sobre a inauguração do Teatro:
Vídeos:
Vídeo Histórico da Inauguração do Teatro (Filmagem de José Cacho) - Acervo: William Cacho:
Reportagem sobre a história do Teatro Municipal:
Reportagem com o arquiteto do Teatro:
Reinauguração do Teatro em 2011:
Vídeos das Reportagens: TV Itararé e TV Paraíba
Vídeos das Reportagens: TV Itararé e TV Paraíba
Hoje completa 50 anos que estive(juntamente com o meu irmão)no Teatro Municipal para ver a inauguração da nossa principal casa de espetáculos.
Tinha 10 anos de idade.
Lembro do cartaz logo no hall de entrada anunciando o show que ia inaugurar o teatro,logo mais à noite:"O expresso da alegria" com o saudoso José Vasconcelos.
Meninos curiosos, nos encaminhamos para o interior do teatrão para conhecer o auditório.Antes de completarmos o trajeto, ouvimos uma voz gritar:"Êpa, volta prá trás que teatro não coisa prá menino!".
Era o zeloso vigilante da prefeitura enxotando a dupla curiosa.
Somente pela tarde(sem a presença do vigilante)pudemos conhecer a majestade.
Parece que foi ontem.
Parabéns para o nosso teatro e longa vida para ele!
O primeiro vídeo não é da inauguração do teatro. Trata-se de uma Convenção Norte-Nordeste do Lions Clube realizada por volta de 1965 ou 1966. No alto do teatro a câmera sempre atenta do grande Zé Cacho registra o simbolo do Lions Clube.