Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Será hoje, às 19:00hs, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, o lançamento da biografia do grande lutador campinense Ivan Gomes, precursor na prática da Luta Livre em nossa cidade, bem como no Brasil, um dos grandes vencedores nessa categoria, que evoluiu para o que hoje se conhece como MMA.

A obra é assinada pela Professora Cléa Cordeiro Rodrigues e retrata toda a trajetória esportiva deste ilustre e imbatível campinense que, em 16 anos de carreira, NUNCA perdeu uma luta.

O livro relata os embates de Ivan em Campina Grande, as lutas no programa TV Ring Torres, da TV Commércio de Recife, onde lutou por três anos e enfrentou lutadores de todas as regiões do Brasil. Entre outras peculiaridades, também retrata a luta e conseguinte amizade com Carlson Gracie, um dos maiores expoentes das artes marciais no Brasil, com quem montou uma academia no Rio de Janeiro. Ivan Gomes era considerado por Carlson Gracie o seu mais duro adversário

O livro de 220 páginas contém fotos inéditas, que ilustram e dão testemunho da trajetória deste lutador, que nas décadas de sessenta e setenta percorreu os caminhos que hoje percorrem os atuais lutadores de MMA enfrentando os desafios que o pioneirismo  impõe.

Em nossa 'fan-page' no Facebook, disponibilizamos dois álbuns do acervo de fotos pessoais da Profª. Cléa Cordeiro, que retratam momentos particulares do casal, as quais podem ser conferidas clicando nos seguintes 'links':

Álbum 01: O Lendário Ivan Gomes (Parte 1)
Álbum 02: O Lendário Ivan Gomes (Parte 2)

5 comentários

  1. Anônimo on 27 de novembro de 2013 às 20:16

    Grande Ivan,
    De origem humilde,conseguiu projeção internacional,nunca esquecendo da terrinha,onde ensinou várias gerações,os esportes marciais do Judo e Luta Livre,englobando a educação física.
    Figura de grande carisma,fino no trato e duro na queda,encantava platéias e era venerado por seus alunos.Suas turmas tinham alunos de 6 a 70 anos e até famílias inteiras!(Guedes Pinheiro)

    Braulio José Tavares

     
  2. gustavo ribeiro on 28 de novembro de 2013 às 19:32

    A explosão do MMA exibido para o planeta através do UFC, acabou despertando interesse nos jovens em conhecer a origem da luta-livre e seus primeiros campeões. Naturalmente o resgate da carreira vitoriosa de Ivan Gomes seria questão de tempo. Lutador imbatível, com mais de 200 lutas invicto, Ivan não é um mero desconhecido para Lyoto Machida, Júnior Cigano e Wanderley Silva. Pelo contrário, para estes astros ídolos da geração "octógono", Ivan Gomes tem status de "Mestre". A professora Cléa Cordeiro fez um livro maravilhoso, todo baseado em registros da época (fotos, revistas e jornais) onde destaco o capítulo da luta contra Carlson Grace e o período no Japão integrando o "team" de Antônio Inoke. Em breve Campina Grande prestará uma homenagem a seu maior campeão, da dimensão da sua grandeza.
    Parabéns professora Cléa pela gentileza de dividir com todos nós, material tão valioso.
    Já estou lendo o livro pela segunda vez!

     
  3. Anônimo on 30 de novembro de 2013 às 00:02

    Como faço pra adquirir o mesmo?

     
  4. Anônimo on 6 de dezembro de 2013 às 18:42

    Parabéns Cléa
    Foi o livro que li mais rápido na vida.Vivi boa parte dessa história,só boas lembranças...Já estava ansioso, quede o jipe?!Quando então lá estava ele...
    Mas faltou um detalhe permita-me,que acho que você guardou para si.
    Nenhuma foto do bigode mexicano de 12 polegadas de Ivan!!

    Braulio José Tavares

     
  5. Anônimo on 6 de dezembro de 2013 às 18:49

    O Bigode de Seu Ivan
    Ao sentar na cadeira o homem diz ao barbeiro:Barba,cabelo e bigode!!
    -Mas o Sr não quer deixar o bigode não?
    -Não!Bigode é coisa pra cabra safado!!
    Nessa hora entra na Barbearia Ivan Gomes,ostentando seu famoso bigode mexicano.
    -Eh eh mas um bigode assim como o de Seu Ivan pode...

    Braulio José Tavares

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br