Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Acervo MHCG
Campina Grande sempre se destacou no pioneirismo em diversas áreas sociais.

O recorte postado acima trata-se de matéria publicada no Diário da Borborema do dia 11 de Fevereiro de 1971 e o alvo jornalístico fora o encontro realizado na Associação Comercial de Campina Grande, em homenagem ao "Dia Internacional da Mulher", realizado pelo MINDE - Movimento de Integração da Mulher no Desenvolvimento, coordenado pela médica Lírida Figueiredo.

O evento foi considerado o primeiro acontecimento do gênero ocorrido em outra cidade do Brasil, à exceção do Rio de Janeiro, para homenagear o Dia da Mulher com "tanta pompa", como diz a matéria. Já que contou com a participação de delegações femininas de várias cidades do Norbeste, como também, com a presença de representantes femininas de vários países, como Áustria, Grécia, Estados Unidos, Guiana (Holandesa), Japão, Líbano,  Portugal, Holanda, Checoslováquia e  Colômbia.

Ainda na cerimônia foram homenageadas várias mulheres representando as profissões nas quais elas já se destacavam à época.

Este material nos foi enviado pela Professora Gilmária Salviano Ramos, que defendeu em 2009, junto à UFPE, sua tese de mestrado com o título "Entre o "Sublime nome de mãe" e o "Monstruoso crime": inventariando práticas de abortos e infanticídios na Paraíba (1960/1970)", do qual contou com citação ao MINDE.


0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br