Acervo MHCG |
Campina Grande sempre se destacou no pioneirismo em diversas áreas sociais.
O recorte postado acima trata-se de matéria publicada no Diário da Borborema do dia 11 de Fevereiro de 1971 e o alvo jornalístico fora o encontro realizado na Associação Comercial de Campina Grande, em homenagem ao "Dia Internacional da Mulher", realizado pelo MINDE - Movimento de Integração da Mulher no Desenvolvimento, coordenado pela médica Lírida Figueiredo.
O evento foi considerado o primeiro acontecimento do gênero ocorrido em outra cidade do Brasil, à exceção do Rio de Janeiro, para homenagear o Dia da Mulher com "tanta pompa", como diz a matéria. Já que contou com a participação de delegações femininas de várias cidades do Norbeste, como também, com a presença de representantes femininas de vários países, como Áustria, Grécia, Estados Unidos, Guiana (Holandesa), Japão, Líbano, Portugal, Holanda, Checoslováquia e Colômbia.
Ainda na cerimônia foram homenageadas várias mulheres representando as profissões nas quais elas já se destacavam à época.
Este material nos foi enviado pela Professora Gilmária Salviano Ramos, que defendeu em 2009, junto à UFPE, sua tese de mestrado com o título "Entre o "Sublime nome de mãe" e o "Monstruoso crime": inventariando práticas de abortos e infanticídios na Paraíba (1960/1970)", do qual contou com citação ao MINDE.
Postar um comentário