Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Por Rau Ferreira

Apresento algumas notas de jornais que informam os principais acontecimentos relativos a cidade de Campina Grande, no primeiro semestre de 1864.

O registro tem relevo e importância para a construção da história do Município, a partir das datas e personalidades que figuraram nesta época.

- O bacharel José Tavares da Cunha e Mello pedia exoneração do cargo de Comissário da Instrução Pública, da vila de Campina Grande. E por ato de 07 de março de 1864, era nomeado o Padre Calisto Correia da Nóbrega (07 de março).

- O governo provincial ordenava à Coletoria da vila a prover as despesas com os presos indigentes, recolhidos naquela Cadeia. O delegado deveria comprovar os gastos (05 de março).

- Era solicitado ao bacharel Manoel Januário Bezerra Montenegro, Juiz Municipal de Campina, certidão constando a data de sua posse e o dia em que prestou juramento ao referido cargo.

- Lei Provincial Nº. 106, de 11 de dezembro de 1863: o termo judiciário de Campina passava a pertencer à Comarca de Areia.

- O inspetor da Tesouraria da Fazenda Campinense informava ao governador a área indivisa pertencente ao Estado.

- Francisco de Paula Barreto era excluído do cargo de Escrivão por incompatibilidade e requeria ser reintegrado na função. Em 04 de maio daquele ano, o Juiz de Paz do Distrito de Campina, Sérgio Antonio d’Almeida, justificava a demissão do escrivão.

- O Juiz interino de Areia, através de ofício de 17 do corrente, solicita providências acerca da falta de iluminação da Cadeia de Campina Grande. Consta que em 30 de abril, o Chefe de Policia dirigira expediente informando que a Câmara Municipal recusara-se a fornecer o azeite necessário à iluminação, ordenando o governador que se cumpra o art. 9º da Lei Provincial n. 75 e art. 20, da Lei n. 113 de 1863.

- Atendendo aos ofício 268, de 29 de abril, concedia-se autorização para alugar uma casa na vila de Campina, para servir de quartel.

- Em 06 de junho, o governo provincial advertia a repartição e enviava cópia do aviso do Ministério do Império de 12 de maio do corrente, relativamente a côngrua do vigário da Freguesia de Campina, Padre Camillo de Mendonça Furtado, que esteve legitimamente impedido de exercer funções paroquiais por motivo de nomeação do visitador da Província das Alagoas.

Estes acontecimentos cobrem até meados do ano de 1864, sendo os posteriores reservados a uma segunda publicação.
  

 Referência:
- O PUBLICADOR, Jornal. Ano III, Nºs. 453, 456, 460, 464, 483, 496, 503, 504 e 520. Edições de Março à Junho. Parahyba do Norte: 1864.

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br