Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Mais uma foto fantástica do passado da Rainha da Borborema, retratando a Rua Lino Gomes, sentido Centro-Bairro, mostrando do lado direito o Açude Novo quando era verdadeiramente um reservatório d'água e, á esquerda, os famosos Coqueiros de Zé Rodrigues, onde hoje se encontra o Parque do Povo.

A foto foi encontrada no Blog Rainha da Borborema, editado pelo sociólogo Jameson, professor da UEPB e faz parte do rico acervo de Lêda Santos de Andrade porém, infelizmente, não foi contemplado o ano da captação da imagem.

Jameson, inclusive, faz um resgate teórico do resumo da saga do Açude Novo:

"O Açude Novo foi construído em 1830 com o objetivo de abastecer a população de Campina de água potável devido às secas que assolavam a região. Ele foi o segundo construído na cidade. O primeiro foi o Açude Velho, hoje um famoso cartão postal do município, e o terceiro foi o também famoso Açude de Bodocongó. Por quase 100 anos os Açudes Novo e Velho foram as únicas fontes de abastecimento de água da população. Em 1976, foi transformado em parque pelo então Prefeito Evaldo Cruz, que lhe deu o nome de Parque do Açude Novo. Após a sua morte, em 1985, a área de lazer passou a ser chamada de Parque Evaldo Cruz, uma homenagem póstuma a seu idealizador. Contudo, ele continua sendo mais conhecido pelo antigo nome."

Blog Rainha da Borborema: 
http://rainha-da-borborema.blogspot.com/

1 Comment

  1. Anônimo on 10 de fevereiro de 2012 às 22:23

    Aquela casa que aparece lá no final(lado direito da foto)não existe mais.
    Foi demolida ontem(09/02/2012).
    Uma pena.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br