Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

A Rádio Caturité, a caçula das rádios “AM” de Campina Grande foi fundada no dia 07 de abril de 1951, após o então presidente Eurico Dutra assinar o Decreto nº. 28.540. Seus primeiros estúdios estavam localizados a Rua Maciel Pinheiro, depois na Peregrino de Carvalho, até chegar a Rua João Pessoa, 313, no centro da cidade.

Rádio Caturité
Desde os anos 50, a Rádio pertence à Diocese de Campina Grande não sendo propriamente uma emissora religiosa, já que faz jornalismo, esporte e eventos sociais, como por exemplo, a promoção do “Maior São João do Mundo”.

O nome da Rádio veio do índio lendário “Caturité”, que residia em Boqueirão. O valente índio foi um dos defensores de sua tribo contra os latifundiários, que pretendiam se apossar das terras indígenas. Dessa forma, nada melhor do que um nome que representasse a valentia e bravura de um povo, especialmente,  o campinense.

Seus programas mais famosos foram: Jornal Caturité; Bom Dia Campina Grande; Regional Caturité; Postal Sonoro; Brasil de Norte a Sul; Eraldo César; Cidade Aberta; Programa "Gonzaga de Andrade"; Jornal da Manhã; Debate Esportivo, entre outros.

Atualmente, com um transmissor BT 5000 D da BT Telecomunicações, a Rádio passou a cobrir uma área de 80% dos Municípios Paraibanos, chegando inclusive, a atingir outros Estados, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. Ela também pode ser ouvida pela Internet, através do site: http://www.radiocaturite.com.br/.



Escutem abaixo, trecho de um programa especial sobre os 50 anos da
Rádio Caturité na voz de Joselito Lucena:



Fontes Utilizadas:

-Revista dos 58 anos da Rádio Caturité
-Livro do Município de Campina Grande, editado pelo MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização, em 1984
-Gravação do Programa dos 50 anos da Rádio Caturité (Áudio)
-http://radiocaturite.com.br

9 comentários

  1. João S. Araujo on 21 de agosto de 2011 12:56

    Olá RHCG. Sou um seguidor aciduo deste blog sobretudo da parte áudios efoi nesta que pude matar saudades de grandes locutores des cidade, como Humberto de Campos Rosil Cavalcante e outros. Gostaria de poder ouvir outros monstros da radiofonia campinense como Clovis de Melo e Zé Bezerra.

    Abraço.

     
  2. Anônimo on 11 de janeiro de 2012 13:18

    Boa Tarde.

    Parabéns pelo site.

    Gostaria de orientação de como ouvir o programa especial dos 50 anos da Rádio Caturité, disponível neste blog.
    Clico no play e não é reproduzido o áudio.
    Atenciosamente.
    Ermano Falcão

     
  3. RHCG on 11 de janeiro de 2012 14:17

    Tente agora Ermano.

     
  4. Paulo Gomes on 11 de janeiro de 2012 19:08

    Sempre fui amante do radio, do rádio de verdade, ou seja, do radio em AM. Este sim levava notícias a milhares de quilômetros de distância, em ondas médias e principalmente através das ondas curtas. No ano de 1970 quando estudava no velho SENAI, fui contagiado de "radiococus frequenciae" e até hoje sou portador deste vírus (como resultado até hoje sou radioamador com indicativos dos estados onde morei como PY6PRG, PP7AD e hoje PY7PG). Nunca esquecerei os velhos "comunicadores" (prefiro chamar de locutores) como os bem lembrados Clovis de Melo e Zé Bezerra o eterno "Chinezinho". Será que teremos o prazer de ouví-los em alguma postagem futura? Que Deus assim nos permita!

     
  5. Adriano on 12 de janeiro de 2012 12:05

    Estamos atrás Paulo.

     
  6. valéria on 25 de maio de 2012 14:32

    Olá caros conterrâneos ,sou valéria Albuquerque ,nascida em campina Grande ,hoje morando em salvador ,sou ouvinte da Caturité ,amo o rádio ,tenho participação num programa de rádio ,na Excelsior AM840.A programação da caturité está ótima ,que a luz Divina esteja sempre no coração dos comunicadores. Em junho estarei ai com a graça de Deus !!!
    Atenciosamente valéria Albuquerque

     
  7. Anônimo on 9 de junho de 2014 15:44

    Olá amigos.
    será que voces teriam algo de elino juliao em videos, jingles politicos e comerciais para postar

     
  8. Anônimo on 12 de fevereiro de 2015 22:10

    Essa radio tem um grande narrador chamado Rostand Lucena.
    Sou Cearense de Fortaleza.Um abraço forte a todos os irmãos Paraibanos.

     
  9. José Roberto Lima on 10 de junho de 2015 14:32

    Desde criança, que eu era apaixonado pelo rádio, em particular pela rádio caturité de Campina Grande, um dos programas que eu mais gostava e até hoje não me sai da memoria, era um programa musical que ia ao ar apartir 12:30, as 14:00h , de segunda a sexta, se não me falha a memoria, esse programa chamava-se, POSTAL SONORO, era maravilhoso as musicas o modo como era apresentado, tudo era com um requinte de organização sem igual. Era da seguinte forma: um ouvinte que tinha viajado,escrevia para o programa, pedindo uma musica, e oferecia a seus familiares e amigos, em forma de postal sonoro isso era muito legal! Quantas saudades,.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br