Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

A Rádio Caturité, a caçula das rádios “AM” de Campina Grande foi fundada no dia 07 de abril de 1951, após o então presidente Eurico Dutra assinar o Decreto nº. 28.540. Seus primeiros estúdios estavam localizados a Rua Maciel Pinheiro, depois na Peregrino de Carvalho, até chegar a Rua João Pessoa, 313, no centro da cidade.

Rádio Caturité
Desde os anos 50, a Rádio pertence à Diocese de Campina Grande não sendo propriamente uma emissora religiosa, já que faz jornalismo, esporte e eventos sociais, como por exemplo, a promoção do “Maior São João do Mundo”.

O nome da Rádio veio do índio lendário “Caturité”, que residia em Boqueirão. O valente índio foi um dos defensores de sua tribo contra os latifundiários, que pretendiam se apossar das terras indígenas. Dessa forma, nada melhor do que um nome que representasse a valentia e bravura de um povo, especialmente,  o campinense.

Seus programas mais famosos foram: Jornal Caturité; Bom Dia Campina Grande; Regional Caturité; Postal Sonoro; Brasil de Norte a Sul; Eraldo César; Cidade Aberta; Programa "Gonzaga de Andrade"; Jornal da Manhã; Debate Esportivo, entre outros.

Atualmente, com um transmissor BT 5000 D da BT Telecomunicações, a Rádio passou a cobrir uma área de 80% dos Municípios Paraibanos, chegando inclusive, a atingir outros Estados, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. Ela também pode ser ouvida pela Internet, através do site: http://www.radiocaturite.com.br/.



Escutem abaixo, trecho de um programa especial sobre os 50 anos da
Rádio Caturité na voz de Joselito Lucena:



Fontes Utilizadas:

-Revista dos 58 anos da Rádio Caturité
-Livro do Município de Campina Grande, editado pelo MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização, em 1984
-Gravação do Programa dos 50 anos da Rádio Caturité (Áudio)
-http://radiocaturite.com.br

13 comentários

  1. João S. Araujo on 21 de agosto de 2011 às 12:56

    Olá RHCG. Sou um seguidor aciduo deste blog sobretudo da parte áudios efoi nesta que pude matar saudades de grandes locutores des cidade, como Humberto de Campos Rosil Cavalcante e outros. Gostaria de poder ouvir outros monstros da radiofonia campinense como Clovis de Melo e Zé Bezerra.

    Abraço.

     
  2. Anônimo on 11 de janeiro de 2012 às 13:18

    Boa Tarde.

    Parabéns pelo site.

    Gostaria de orientação de como ouvir o programa especial dos 50 anos da Rádio Caturité, disponível neste blog.
    Clico no play e não é reproduzido o áudio.
    Atenciosamente.
    Ermano Falcão

     
  3. RHCG on 11 de janeiro de 2012 às 14:17

    Tente agora Ermano.

     
  4. Paulo Gomes on 11 de janeiro de 2012 às 19:08

    Sempre fui amante do radio, do rádio de verdade, ou seja, do radio em AM. Este sim levava notícias a milhares de quilômetros de distância, em ondas médias e principalmente através das ondas curtas. No ano de 1970 quando estudava no velho SENAI, fui contagiado de "radiococus frequenciae" e até hoje sou portador deste vírus (como resultado até hoje sou radioamador com indicativos dos estados onde morei como PY6PRG, PP7AD e hoje PY7PG). Nunca esquecerei os velhos "comunicadores" (prefiro chamar de locutores) como os bem lembrados Clovis de Melo e Zé Bezerra o eterno "Chinezinho". Será que teremos o prazer de ouví-los em alguma postagem futura? Que Deus assim nos permita!

     
  5. Adriano on 12 de janeiro de 2012 às 12:05

    Estamos atrás Paulo.

     
  6. valéria on 25 de maio de 2012 às 14:32

    Olá caros conterrâneos ,sou valéria Albuquerque ,nascida em campina Grande ,hoje morando em salvador ,sou ouvinte da Caturité ,amo o rádio ,tenho participação num programa de rádio ,na Excelsior AM840.A programação da caturité está ótima ,que a luz Divina esteja sempre no coração dos comunicadores. Em junho estarei ai com a graça de Deus !!!
    Atenciosamente valéria Albuquerque

     
  7. Anônimo on 9 de junho de 2014 às 15:44

    Olá amigos.
    será que voces teriam algo de elino juliao em videos, jingles politicos e comerciais para postar

     
  8. Anônimo on 12 de fevereiro de 2015 às 22:10

    Essa radio tem um grande narrador chamado Rostand Lucena.
    Sou Cearense de Fortaleza.Um abraço forte a todos os irmãos Paraibanos.

     
  9. José Roberto Lima on 10 de junho de 2015 às 14:32

    Desde criança, que eu era apaixonado pelo rádio, em particular pela rádio caturité de Campina Grande, um dos programas que eu mais gostava e até hoje não me sai da memoria, era um programa musical que ia ao ar apartir 12:30, as 14:00h , de segunda a sexta, se não me falha a memoria, esse programa chamava-se, POSTAL SONORO, era maravilhoso as musicas o modo como era apresentado, tudo era com um requinte de organização sem igual. Era da seguinte forma: um ouvinte que tinha viajado,escrevia para o programa, pedindo uma musica, e oferecia a seus familiares e amigos, em forma de postal sonoro isso era muito legal! Quantas saudades,.

     
  10. Anônimo on 12 de agosto de 2018 às 09:33

    Gostari ade escutar os jingles e abertura e músicas das jornadas esportivas programa terceiro tempo da rádio caturite anos 70 80 90. Programa postal sonoro jornal de verdade uma resenha do que você vai ler nos jornais de hoje com Juarez Amaral e jingles instrumental dos programas esportivos da rádio Caturité

     
  11. Anônimo on 12 de agosto de 2018 às 09:36

    Jingles do programa Bom dia Irmãos e A ave Maria da rádio caturite muito linda escuto todos os dias

     
  12. Unknown on 12 de fevereiro de 2019 às 12:59

    A muito tempo venho lembrando do programa postal sonoro e que mim deixou muitas saudades porque não voltar este maravilhoso programa

     
  13. Eduardo on 10 de janeiro de 2021 às 08:02

    Como era o nome do apresentador do portal sonoro

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br