Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O raro e espetacular material que se segue nos foi enviado pela colaborada Ana Lúcia Santino. São plantas da cidade de Campina Grande do ano de 1956, na época do governo Elpídio de Almeida. Observem o texto que nos enviou Ana:

As fotos postadas abaixo dispensam maiores detalhes devido a própria riqueza que tem, em função da época. Como vocês podem ver: tratam-se de plantas baixas da cidade de Campina Grande, datadas de 1956, que foram elaboradas motivadas por um estudo realizado nesta cidade, para  instalação da então fábrica de cordas "Cia Mercantil Fracalanza". Tal execução, para época, ressalta a riqueza de detalhes e cuidados nos  estudos e projetos realizados por empreendedores daquela ocasião, que já vislumbravam um período de próspera ascenção e lucratividade na Campina Grande daquela década, que se consolidava continuamente como uma cidade fértil para o segmento industrial.

Para nossos acervos, fica um retrato da época em que nossa Campina se limitava do bairro de José Pinheiro, na saída para João Pessoa, e na outra extremidade findava no Centenário, onde já existia a conhecida "Fundição Centenário" (que deixo para outros colaboradores postarem a respeito, caso tenham algum material disponível), não existindo ainda alguns bairros de grande expressão que atualmente conhecemos e que, conforme podemos ver, eram tomadas por zona rural.

As figuras a seguir devem ser acessadas, clicando-se em cima delas com o mouse, para que possam ser ampliadas:















Agradecimentos a Ana Santino por tamanha raridade.

1 Comment

  1. Saulo Araujo on 10 de novembro de 2011 às 09:58

    Muito interessante

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br