Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Quem hoje tem sua moderna câmera digital ou seu poderoso celular de última geração, que possibilita registrar em foto ou vídeo as mais diversas situações, não imagina nem de longe talvez, a dificuldade de se fazer uma fotografia há mais de 100 anos. Algumas fotografias de Campina Grande são famosas, como por exemplo, a chegada do trem a nossa cidade, a inauguração da luz elétrica e muitas outras, que nossos visitantes podem acessar aqui no “RHCG”.

Pesquisando nas edições clássicas do jornal “Gazeta do Sertão”, encontramos interessante registro publicitário na edição de 04 de outubro de 1889:


Como podemos observar, o anúncio era de um fotógrafo profissional, que estava em visita a nossa cidade e com o serviço publicitário do jornal, viu a oportunidade de oferecer seus serviços as famílias abastadas de Campina Grande, pois com certeza não deveria ser barato tal serviço. Observem abaixo uma foto que exemplifica o serviço oferecido por este e outros fotógrafos da época, quando uma menina chamada Esther Resende, filha de João Rezende de Mello da fazenda Pedra Rica de Campina Grande, teve sua imagem registrada para posteridade, numas das fotos mais antigas de nossa cidade:

A foto faz parte da coleção "Francisco Rodrigues", do acervo da Fundação Joaquim Nabuco. Talvez a menina Esther Resende nem imaginasse, que sua imagem estaria ligada um dia a história de Campina Grande.

2 comentários

  1. Anônimo on 14 de novembro de 2011 às 20:45

    Ha um engano na foto. A verdadeira foto de Ester de Resende pode ser vista no link: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=69352

    Alberto Cavalcanti

     
  2. Retalhos Históricos de Campina Grande on 15 de novembro de 2011 às 08:45

    COrrigido. Agradecemos a Alberto Cavalcanti e pedimos desculpas pelo lapso.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br