Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Graças à pesquisa de Jonatas Pereira idealizador do blog que conta a história da cidade de Cuité-PB (http://historiadecuite.blogspot.com/), foi possível resgatar um pouco da história da indústria “ROVSA” – Refinaria de Óleos Vegetais S.A. Através da reportagem abaixo publicada no Diário da Borborema, que por sinal já deveria ter seu acervo digitalizado, mais um pedaço de nossa história industrial foi recuperada. Acompanhem abaixo a reportagem datada do período 1963/1964:




A indústria localizada no bairro de Bodocongó foi uma das impulsionadoras da economia de Campina Grande, chegando a empregar em seu auge 150 trabalhadores. Observem esta foto histórica datada de 1957 do acervo histórico do IBGE:





Recentemente a ROVSA passou por uma ampliação em sua linha de produção, passando a produzir Biodiesel, mudando também sua razão social para Green OL Biodiesel.

Rovsa em 2010 (Fonte: Juliana Nóbrega de Almeida)

Através do site “Brasbio News”, tivemos acesso a uma imagem em vídeo da maquete da nova indústria:



“A Brasbiocombustíveis Engenharia Industrial desenvolveu o projeto e concluiu a implantação da planta industrial, com capacidade para 20.000 l/dia, que se encontra em fase de testes e terá seu start up nos próximos dias.  Esta planta industrial de Biodiesel foi implantada nas instalações da ROVSA em Campina Grande - PB em convênio com o SENAI PB/Nacional, utilizando-se de de processos caracterizados como Inovação Tecnológica”, relatou o site em 19 de fevereiro de 2011.

1 Comment

  1. Paulo Gomes on 15 de novembro de 2011 às 18:02

    Esperemos que esta tradicional indústria tenha sucesso neste novo desafio e, acima de tudo, com a chegada do sucesso, não seja também uma das seduzidas pelo "canto da sereia" e abandone estea terra. Boa sorte e que assim seja!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br