A foto acima é parte de uma panorâmica da área de 46.875 m² do (antigo) Açude Novo, já seco e aterrado!
O Açude Novo foi construído em 1830 com o objetivo de abastecer a população de Campina de água potável. Em 1976, foi transformado em parque pelo então Prefeito Evaldo Cruz, que lhe deu o nome de Parque do Açude Novo. Após a sua morte, em 1985, a área de lazer passou a ser chamada de Parque Evaldo Cruz, uma homenagem póstuma a seu idealizador. No entanto, ele continua sendo mais conhecido pelo antigo nome.
No plano central, além do grande descampado chamado "bacião" pelos jogadores de 'pelada' da época, está as costas do Teatro Municipal Severino Cabral - ainda não possuía a arte no painel posterior, creditado ao artista pernambucano Aluízio Magalhães.
Uma correção: o painel pintado na parte de trás do teatro(escondido hoje por construções irregulares)não é de autoria de Brenand e sim de outro pernambucano, Aluízio Magalhães.
Eu morava na getulio Vargasna foto na direção da arvore do meio.Na casa em que nascí havia uma janela que lá do alto tinha a vista parcial do açude,do convento,coqueiros de zé rodrigues e o teatro severino cabral.A saudade bate mais forte por que todos que alí viveram e me amaram,não estão mais neste mundo,com exceção do tio Auderi que mora no Rio de Janeiro.Esta lembrança,me deixa muito feliz,só tenho que agradecer a vcs que fazem este blog.Parabens e obrigado