Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Setembro de 1978, mais precisamente às 6:00hs da manhã do dia 28, era encontrado nas rochas da Prainha, no Rio de Janeiro, um corpo alvejado por dois tiros no peito, os pés amarrados, rótulas dilaceradas e marcas de queimaduras causadas por pontas de cigarro em todo o corpo.

Um aviso de depósito bancário, encontrado em um dos seus bolsos, identificara-lhe: era o empresário e economista Fernando Moura da Cunha Lima, de 44 anos, àquela época irmão do senador Ivandro Cunha Lima. Seu corpo fora reconhecido horas mais tarde no IML pelo ex-Ministro da Justiça Abelardo Jurema, amigo e um dos diretores da sua empresa.

Fernando era o presidente da ITN Trading Company S.A. - holding de 18 empresas do ramo de exportação -  e estava desaparecido há três dias, quando sua esposa recebera um telefonema avisando-a que seu marido jantaria fora e chegaria mais tarde em casa; Como não retornou até o dia posterior, D. Marlene, sua esposa, durante a angústia do desparecimento, pensou que ele tivesse sido vítima de um sequestro. 

Liberado às 8:30hs do dia 29/09/1978, o corpo seria transladado para seu sepultamento em Campina Grande, onde o então prefeito Enivaldo Ribeiro já decretara luto oficial de três dias. MDB e ARENA, partidos políticos que encontravam-se em Campanha Eleitoral àquele período, suspenderam suas atividades em respeito ao luto. Fernando Cunha Lima era candidato à Deputado Federal, pelo MDB-PB, e diante das circunstâncias políticas, seria eleito deputado, inclusive com expectativa de ser o mais votado.



Contradizendo-se em seus depoimentos e demonstrando traços de lesões físicas nas mãos e nos dedos (lembrando: Fernando fora enforcado com um fio de nylon), José Carlos Succar Farah, seu sócio na ITN Treding foi indiciado como autor do delito que vitimou o próspero empresário paraibano. Seu cúmplice foi o vendedor de automóveis José Abreu Ferraz, o primeiro a confessar o crime.

De acordo com Abelardo Jurema Filho, em seu Blog pessoal, Farah foi preso, mas morreu antes de cumprir a pena.

José Carlos Farah - O Globo
Fonte Pesquisada: Jornal O Globo (1978)

6 comentários

  1. Anônimo on 1 de outubro de 2013 às 15:43

    O que está acontecendo com a audiência do blog?

     
  2. Anônimo on 3 de outubro de 2013 às 19:02

    "audiência"??? e é televisão é?? kkk

     
  3. Anônimo on 4 de outubro de 2013 às 09:21

    Caso o companheiro não saiba, o termo correto para blogs é sim audiência, apesar de ser até certo ponto incongruente, já que audiência seria para RÁDIO e não para televisão como o ilustre alega. Agora eu digo kkk

     
  4. Anônimo on 4 de outubro de 2013 às 09:21

    Caso o companheiro não saiba, o termo correto para blogs é sim audiência, apesar de ser até certo ponto incongruente, já que audiência seria para RÁDIO e não para televisão como o ilustre alega. Agora eu digo kkk

     
  5. O esquerdista on 27 de junho de 2016 às 21:12

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  6. Unknown on 12 de agosto de 2017 às 17:28

    À você Paulo José de Jesus Lima,melhor ficar calado do que falar asneiras e sandices!!! Com certeza se vivo você estiver,deve ser um infeliz, um frustrado, um saco vazio que é levado ao vento, suas palavras se perdem na imensidão da poeira... Respeite uma grande história de alguém que você não é digno nem de pronunciar o nome. Fernando Cunha Lima, marcou época, foi um vanguardistas à seu tempo. Honre ao menos o Nome que você assina "Jesus"
    (Isaías 25,8)
    "A morte foi tragada pela vitória.Onde está, ó morte , a tua vitória? Onde está ó morte o teu aguilhão."
    (I Coríntios, 57)
    "Graças, porem sejam dadas a Deus , que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo! Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão"

    Israel

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br