O ângulo da foto (da foto) não está muito bom, porém, nos dá uma nova visão do Colégio Imaculada Conceição de frente, com visíveis detalhes da sua fachada, bem como a melhor visualização da casa das 'irmãs' fundadoras da instituição, do lado direito.
Abaixo, três magníficas fotografias que retratam o Colégio Imaculada Conceição -o Colégio das Damas como é conhecido até hoje-, em diferentes épocas entre elas. As datas das fotos são imprecisas, porém, todas remetem às décadas de 30 e/ou 40 do início do Século XX. Detalhe para a capela da escola, discreta, bem diferente da arquitetura que a conhecemos hoje!
O Colégio Imaculada Conceição foi fundado, em Campina Grande, no dia 1º de março de 1931, por solicitação do Arcebispo D. Adauto de Miranda Henriques. O nome foi uma homenagem à santa padroeira da nossa cidade, Nossa Senhora da Conceição. As fundadoras foram as irmãs Dominique, Alice, Livine e Martina, da Congregação das Damas da Instrução Cristã. A casa onde ficaram instaladas (a casinha lateral à escola, melhor retratada nesta foto aqui: CLIQUE), “era pobre, de biqueira, sem água e sem luz. Um antigo depósito de algodão ao lado, foi dividido com tabiques onde funcionaram as primeiras salas de aula”.
Postar um comentário