Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


O ano de 2013 vem despertando a preocupação da sociedade civil acerca de um possível colapso no abastecimento d'água em Campina Grande, em virtude da rápida e constante diminuição do volume do reservatório Epitácio Pessoa, o popular Açude de Boqueirão.

De acordo com a ANA - Agência Nacional das Águas, em seus estudos, o Açude Epitácio Pessoa diminui sua capacidade perdendo aproximadamente 1% de água por dia! Atualmente (Setembro/2013), o Boqueirão encontra-se com seu nível marcando pouco mais de 40% de sua capacidade total.

Nossa cidade é refém da rede de abastecimento capitaneada pelas águas do Boqueirão. Com os baixos índices pluviométricos registrados nas regiões que abastecem o manancial, a previsão dos ambientalistas é que brevemente o açude não mais conseguirá suprir a necessidade do consumo local.

Dentre tantos projetos já apresentados ao longo da História para evitar que Campina Grande sofresse o drama que ora advém, em 1993 a Prefeitura Municipal, durante a Gestão Félix Araújo Filho, através da Secretaria de Planejamento apresentava o Projeto Multilagos, que visava a criação de um cinturão d'água em torno da cidade. 

Seriam 15 (quinze) açudes de grande porte, objetivando formar uma grande reserva d'água (100 milhões de m³), aproveitando e armazenando as águas pluviais que aqui caíssem, buscando amenizar a aridez e ainda incentivar o desenvolvimento produtivo e o lazer.

Agradecemos, mais uma vez, a Saulo Pereira pelo envio desse conteúdo.


8 comentários

  1. Paulo Gomes on 27 de setembro de 2013 às 17:53

    Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem! Agora vem a pergunta incômoda: Porque nada foi feito até agora?????

     
  2. Soahd on 27 de setembro de 2013 às 20:05

    Considerando que nossa região, só temos aguas salobras, conforme o projeto prever, é recreação e pisicultura, a construção de contençao dos açudes ao norte para evitar enchentes seria uma boa, e da parte leste/sul e oeste teria a complicação de receber os esgotos clandestinos que é muito expressivo, embora tenhamos tubulação de esgoto em quase 100% da cidade.

     
  3. Márcio Caniello on 28 de setembro de 2013 às 13:46

    O Prefeito Romero Rodrigues solicitou audiência com a Presidenta da República para apresentar, entre outros projetos, o do Açude do Covão (já elaborado e atualizado), retomando assim o Projeto Multilagos.

     
  4. Anônimo on 30 de setembro de 2013 às 19:13

    Vamos esperar sentados....porque em pé vai cansar e muito!

     
  5. HISTÓRIA DA LIVRARIA DO LUIZ on 20 de agosto de 2015 às 13:57

    Este projeto, dentro os muitos existentes na administração pública, esbarra na falta de vontade política, comum em nossa política. O atual não é responsável pelo o que foi idealizado por admnistrações passadas. Gostaria muito, que o prefeito Romero Rodrigues desse uma resposta aos ex-administradores e realizasse esse projeto. Confio nele, por trabalhar sem alarde.

     
  6. Unknown on 25 de setembro de 2016 às 13:05

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  7. Anônimo on 25 de setembro de 2016 às 13:06

    Sempre pensei em algo assim! Não conhecia o tal projeto, mas sempre achei absurdo o abastecimento por um açude localizado na região mais seca do Brasil, enquanto a própria região da cidade é mais chuvosa.

    Só vejo como problema a poluição que viria com a expansão da malha urbana, se fosse colocar isso em prática talvez fosse melhor fazer os açudes nos distritos mais afastados do município.

     
  8. Sérgio Gaiafi on 9 de março de 2018 às 02:03

    Campina Grande é uma cidade bastante interessante em seu contexto sócio-político econômico.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br