Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Logo da TV Paraíba
Em comemoração ao dia mundial das telecomunicações, publicamos um registro do pioneirismo da TV Paraíba nas transmissões ao vivo e de seus colaboradores. Os documentos são oficiais dos arquivos de Aídes Brasil de Arruda, que entende como poucos o objetivo do RHCG e a quem agradecemos.

UM MARCO HISTÓRICO

Às 16:00 hs do dia 07 de agosto de 1988, diretamente do Estádio Amigão, a TV Paraíba realizou um fato inédito na história da televisão paraibana, quando fez a primeira transmissão ao vivo de uma partida realizada na cidade de Campina Grande, para outra cidade, João Pessoa, a capital do Estado.

Estádio Amigão em 07 de agosto de 1988

Nos anos 60, a TV Borborema realizou uma transmissão de um Treze e Campinense, porém o jogo ficou restrito  a cidade de Campina Grande. Este jogo de 1988  não, foi para outra cidade, o que representou um marco na história da televisão do nosso Estado.

Era a decisão do Campeonato Estadual e para ser possível a transmissão, o Departamento Técnico da emissora de Campina Grande teve de se desdobrar, para instalação em tempo recorde de um link ligando o  Estádio Amigão, a Telpa e a Televisão Cabo Branco.

O Cinegrafista Josué Luz, operando a sua M-3 durante a partida Treze x Botafogo

Os trabalhos foram comandados pelo Diretor-Técnico Ednaldo Barbosa, a frente de quase todo pessoal técnico da Emissora. O apoio da Telpa foi imprescindível, que instalou uma linha telefônica direta na cabine, para prevenir possíveis eventualidades. 

Equipe de cinegrafistas, postados em na cabine de locução.
Em primeiro plano: Edinaldo, Silvio, Valdeci, Josué Luz (cinegrafista) e Silvio Vieira

A narração da partida foi de Roberto Hugo, com comentários de Clélio Soares. O repórter de pista foi José Vieira Neto.

O narrador Roberto Hugo com binóculos

A partida que teve o árbitro carioca Aluísio Viug, foi assistida por 9.258 pagantes, que gerou em moeda da época a renda de Cz$ 2.022.250,00.

A partida terminou empatada em 2 a 2, tendo a equipe do Treze como a representante de nossa cidade na final. A equipe trezeana jogou com Jorge Hipólito; Santana, Dão, Edvaldo e Marco Antônio; Ita, Carioca (Wiltinho) e Lula; Bosco (Santos), Isaías e Rildo. Técnico: Caiçara.

A equipe do Treze em 1988

Seria realizada no domingo seguinte, uma nova partida, novamente no Amigão e igualmente transmitida pela TV Paraíba. No jogo, o Botafogo de João Pessoa sagrou-se campeão estadual ao derrotar o Galo por 2 a 0, gols de Henrique.

Botafogo campeão da Paraíba em 1988

"O repórter cinematográfico Josué Luz é natural de Campina Grande e recentemente esteve trabalhando no jogo ao vivo do Campinense Clube x Flamengo do Rio de Janeiro. Aí vai um registro de nosso encontro no amigão após 25 anos. Nosso ilustre companheiro, além do futebol, trabalha para o programa Globo Universidade e outras matérias para a rede Globo", nos disse Aides. A foto pode ser vista a seguir:

Josué Luz e Aides Brasil

Mais um "Retalho" de nossa história.

6 comentários

  1. Anônimo on 17 de maio de 2013 às 14:22

    Puxa vida, muito bom!!!

     
  2. VALFRÊDO FARIAS on 18 de maio de 2013 às 15:16

    Muito legal, lembro dessa época e de ter assistido à transmissão, como não poderia deixar de ser, afinal, meu pai estava comentando. Excelente registro. Muito obrigado a todos do RHCG e aos colaboradores.

     
  3. Anônimo on 17 de fevereiro de 2014 às 18:52

    E cade os vícios desse jogo!onde está.

     
  4. Anônimo on 17 de fevereiro de 2014 às 18:53

    Cade os videos

     
  5. hhh on 2 de março de 2016 às 23:54

    Ao menos tinha transmissão dos times no campeonato brasileiro antes?

     
  6. gospel music on 24 de junho de 2021 às 20:37

    Cade às imagens da transmissão da final

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br