Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Annuario de Campina Grande (1925)
Sociedade Beneficente Deus e Caridade (Annuario de Campina Grande, 1925)

A Sociedade Beneficente Deus e Caridade foi fundada em 31 de Agosto de 1912 e, na foto acima, sua séde localizava-se na antiga Rua da Cadeia, nas imediações onde hoje encontra-se a Praça Clementino Procópio, no Centro da cidade.

Era uma instituição filantrópica que funcionou em Campina Grande, fundada por José Peixoto da Silva, Pedro Octavio de Farias Leite, Antonio Azevedo de Farias, João Florentino de Carvalho, José Smith Diniz, Sulpino Collaço, José Cavalcanti, Odilon Barreto, Francisco Trigueiro, Raul Pereira, João Querino Guimarães, João Barbosa,Rufino da Silva, Antonio Joaquim Pequeno, Júlio Félix de Araújo, Alfredo Francisco de Araújo e Zeferino Ramos.

Sua função era acolher os desvalidos da sociedade como órfãos e idosos, atendimento assistencial comunitário, como fornecimento de alimentação e remédios, além de transporte de doentes para atendimento hospitalar na Parahyba (João Pessoa) e Recife, tendo como fonte de recursos os sócios beneméritos (ano 1925) Lino Fernandes de Azevedo, José da Silva, Luíz Sodré, Lino Gomes, Pedro Octavio de Farias Leite, Dr. Chateaubriand Bandeira de Melo, Jesuíno Alves Correia, Francisco Barros, José B. Ramos, João Pinto e Dona Niná Silva.

Na intenção de ser construído um Hospital, a Sociedade Deus e Caridade transferiu sua séde para as margens do Açude Velho, dando origem ao hoje conhecido Asilo São Vicente de Paulo, conforme postagem anteriormente publicada.

***     ***     ***     ***     ***

Série: "Annuário de Campina Grande 1925" (Parte 4/RHCG)
Gentilmente cedido pelo colaborador Jônatas Rodrigues

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br