Instituto Nossa Senhora da Conceição Caridade - Pocinhos - Paraíba (Antigo Distrito de Campina Grande) |
Considero muito importante o artigo sobre a revolta do Quebra Quilos e a inclusão do clero no seu contexto sobretudo no que se referiu a participação do insigne Padre José Antonio de Maria Ibiapina o grande fundador e patrono das CASAS DE CARIDADE consideradas como a maior instituição asistencial de sua época. Entre os anos de 1860 e 1872 o Padre Ibiapina fundou, administrou e manteve 22 casas de caridade distribuídas em 4 Estados do nordeste. Foram 4 no Ceará, 10 na Paraíba, 3 em Pernambuco e 3 no Rio Grande do Norte.
Todavia, como uma dessas casas foi construída num povoado então pertencente ao município de Campina Grande, acho muito justo falar algo sobre ela. Trata-se da CASA DE CARIDADE construída no ano de 1860 no então povoado de POCINHOS e, como já disse, distrito de Campina Grande. Durante esses longos 162 anos decorridos desde sua fundação manteve-se funcionando em toda sua plenitude como uma instituição católica dedicada inteiramente as áreas de assistência social, educação, artes domésticas, orfanato, etc. Durante as grandes secas de 1877 e 1915 foi muito grande o afluxo de doentes e flagelados que foram socorridos recebendo total assistência naquela Casa de Caridade Padre Ibiapina.
É extremamente justo esclarecer que nunca foi beneficiada com qualquer tipo de ajuda oriunda do poder público, pois somente a sociedade civil contribuía com a doação de gêneros de primeira necessidade. Roupas novas e usadas, calçados, cobertores, camas, remédios, alimentos, e até prestação de serviços sociais gratuitos. Foi a maior e mais significativa cruzada humanitária levada a efeito pelo piedoso Padre Ibiapina e de seus fiéis seguidores da qual temos conhecimento.
O INSTITUTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO foi a mais conceituada instituição de ensino médio da sua época fundado em 1947, mantido pela Caridade com quatro salas de aula funcionando em suas dependências.
CARIDADE Foto: Edmilson Rodrigues do Ó - 1970 |
CRUZEIRO DA CARIDADE Foto: Edmilson Rodrigues do Ó – 1970 |
Portanto, com a decretação da emancipação política da vila de Pocinhos ocorrida no dia 10 de dezembro de 1953 tornando-a uma comarca, Campina Grande perdeu um pedaço da sua belíssima história.
Por Edmilson Rodrigues do Ó
Campina Grande, 14 de abril de 2012
Por Edmilson Rodrigues do Ó
Campina Grande, 14 de abril de 2012
Na Rua Sgto. Edson Sales, em José Pinheiro, há uma Casa de Caridade Pe. Ibiapina, que por muitos anos foi gerida pela Irmã Cícera Feitosa (já falecida). Sempre funcionou cuidando de meninas. Quando eu era criança frequentei muito suas dependências já que meu pai desenvolvia trabalho assistencial junto a obra. Confesso que atualmente não sei como se encontra essa Casa, nem quem é sua gerente.
A Casa de Caridade fundada e construida em Pocinhos, PB, entre 1860 e 1866 pelo insigne Padre Ibiapina, focalizada neste artigo, é um santuário ecológico e um dos recantos mais aprazíveis da região. É um dos mais belos cartões postais do nordeste.
Eu conheci Irmã Cícera, era uma criatura muito humilde! Abnegada a missão qual escolheu.
Fui criada aí na Casa de Caridade padre Ibiapina De Campina Grande, Minha História e de minhas irmãs e tia 👏👏👏❤
A de Campina Grande é hoje gerida pela Ordem Terceira do Carmo
Lá era a minha casa,fui criada lá.
Humilde? Ela me batia com o seu cinto e palmatória, enquanto estava a rezar o terço. Ela não gostava de mim, porque eu era muito peralta e um dia fiquei rindo quando a vi pela primeira vez sem o protetor de cabeça, que não sei dizer o nome. Mas me desculpe na minha opinião de humilde ela não tinha nada, pelo contrario era muito autoritária e agressiva.
Olá, como você se chama? Eu gostaria muito de entrar em contato com as meninas da minha época na casa de caridade, eu ainda era pequena, mas me lembro de muitas meninas e seus nomes. Você pode me enviar pelo WhatsApp +31649188844 Agora moro na Holanda.
Olá, você poderia me informar como entrar em contato com essa ordem, pela Internet existem muitas. Obrigada em antecipo. Jcy