A Maçonaria de Campina Grande já foi bastante influente em nossa cidade, tanto no âmbito social, bem como no político. Já contamos aqui no "RHCG" a história da mais famosa de nossa cidade, a Regeneração Campinense.
Sempre alvo de uma certa desconfiança daqueles que não fazem parte da chamada "família maçônica", a Maçonaria realiza um evento que denomina-se "Festa Branca", justamente para o público em geral, quando ocorre uma aproximação da instituição milenar para com os chamados "profanos", que é todo aquele que não é iniciado numa "loja simbólica".
Walter Sarmento de Sá Filho do blog "O Aprendiz" (http://blogoaprendiz.blogspot.com.br), nos autorizou a publicação da imagem abaixo, retratando uma "Festa Branca" realizada no ano de 1971:
A foto foi registrada por um fotógrafo chamado "Medeiros", retratando homenagens às autoridades campinenses.
A "Regeneração Campinense" localiza-se na rua Vidal de Negreiros, conforme pode ser visto na foto abaixo, datada de 1971 e retirada do Jornal da Paraíba (Acervo):
Os chamados "maçons" também utilizam estes eventos para condecorações, como por exemplo a ocorrida em 1982, quando foi concedida uma comenda ao ex-governador Ernani Sátyro.
Postar um comentário