Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Petrônio Ramos Figueiredo nasceu em 07 de junho de 1929 em Campina Grande. Filho do lendário paraibano Argemiro de Figueiredo e de Alzira Ramos Figueiredo, era advogado e político.

Foi casado com Teresa Nunes de Figueiredo, sendo pai de um ex-vereador campinense, Luciano Figueiredo. Em homenagem a Petrônio foi dado seu nome a uma rua no bairro do Catolé.

Petrônio Figueiredo começou sua carreira política ao conquistar o mandato de vereador. Depois, seria eleito deputado estadual em 1954, sendo reconduzido a Assembléia Legislativa do Estado em 1958, ao obter 2.943 votos, quatro a menos do que um certo José Targino Maranhão, companheiro de partido (Partido Social Progressista), que também conquistou um mandato estadual.

Em 1967 foi eleito Deputado Federal pelo MDB (atual PMDB), alternando mandatos até o ano de 1975. Recebeu a Medalha de Prata do Congresso Nacional e a Ordem do Mérito do Congresso Nacional do Grau de Grande Oficial.

Petrônio Figueiredo em campanha política
(Arquivo de Ivanilda Tavares *)

Veio a falecer em 1975 (12 de setembro), quando tinha apenas 46 anos de idade.

Fontes Utilizadas:

http://www.eleicoespos1945.com/1945-1965/paraiba_1945.html
Memória Urbano de Campina Grande – Obra de José Edmilson Rodrigues; Edmundo Oliveira; Silvestre Almeida Filho – Editora União
http://www2.camara.gov.br/
* Foto do arquivo da Sra. Ivanilda Tavares, primeira professora primária do sítio Catolé de Queimadas. (Enviado ao blog RHCG por José Ezequiel - Blog Tataguaçu)

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br