Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O jovem que hoje tem acesso aos vídeos do youtube e dos diversos sites multimídia da Internet, como por exemplo, o próprio blog “RHCG”, não tem idéia de como era difícil um registro audiovisual no começo dos anos 80. Para se ter uma idéia, o videocassete, hoje praticamente extinto, era apenas um sonho para boa parte da população brasileira. Até pelo menos o ano de 1987, para um cidadão da classe média ter acesso a este mecanismo, ou passava alguns meses juntando o dinheiro suficiente para a aquisição, ou teria de optar pelos famigerados “consórcios”, com reajustes monetários diários. Imaginem então a dificuldade para se gravar imagens naquela época.

Pois bem, fizemos este breve preâmbulo para relembrar um dos pioneiros das gravações em vídeos de Campina Grande no formato do videocassete, seja em Betamax ou no mais popular, o VHS. A propaganda abaixo foi encontrada em jornal diário de nossa cidade no já distante ano de 1986.


José Marques Pereira, nascido em Recife-PE, porém radicado em Campina Grande desde os 17 anos, foi fotógrafo, restaurador de fotos e como dito, um dos primeiros a utilizar de filmadoras para registros de eventos de nossa cidade, como casamentos, festas de aniversários, batizados e outros.



Segundo sua filha Gláucia Marques: “Tornou-se muito conhecido pelo seu excelente trabalho e carisma. Deixou muitas saudades na vida de sua esposa, de seus 4 filhos, amigos e parentes”.




José Marques veio a falecer no ano de 2005, contudo, sua empresa “Foto Paris” teve continuidade graças a um filho, que continuou o trabalho iniciado pelo pai com a mesma credibilidade e excelência.

1 Comment

  1. Aninha on 3 de outubro de 2011 às 20:16

    Òtima matéria. Homenagem merecida à um cidadão exemplar que fez parte da história da nossa cidade. Quem não lembra com carinho do Foto Paris?! Fica aí um registro muito especial dos que fazem o blog.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br