Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Av. Manoel Tavares - 1986

A Avenida Manoel Tavares foi urbanizada em meados dos anos 80, durante a administração do então prefeito Ronaldo Cunha Lima, transformando-a em uma das principais vias de acesso ao Bairro do Alto Branco e favorecendo a expansão dos novos bairros, como o Bairro das Nações e de outros mais antigos, como o Jardim Tavares, além de promover uma nova rota em direção à saída para o Brejo, diminuindo o fluxo da Rua. Dr. Vasconcelos, a "Ladeira da Morte".

Av. Manoel Tavares - Aspecto Atual (2011)
Manoel Tavares de Melo Cavalcante, a quem a rua recebeu seu nome, era filho de João Tavares de Melo Cavalcanti e Emilia Benigna Alves Viana. Neto paterno de Francisco Bernardo Cavalcanti de Melo e Joaquina Francisca Cavalcanti. Neto materno de João Alves Viana e Rita de Almeida Viana.

Nasceu no ano de 1867 no Distrito do Marinho, de Campina Grande. Foi aluno do Professor Clementino Procópio e foi pai do advogado José Tavares Cavalcante que, mais tarde, exerceria o cargo de Deputado Estadual. Exerceu ofício de tabelionato por mais de 50 anos em Campina Grande e na cidade de Ingá, Faleceu em 1955.

Fonte Consultada:
"Memorial Urbano de Campina Grande"

9 comentários

  1. Mário Vinícius on 6 de outubro de 2011 08:29

    A Av. Manoel Tavares foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 1986. Havia uma placa comemorativa do ato no início da avenida. Como acontece em Campina Grande, sumiu depois de algum tempo...

     
  2. Otaviano Barbosa on 7 de outubro de 2011 16:43

    Me lembro da inauguração, especialmente, do discurso do então Prefeito Ronaldo Cunha Lima. Era a primeira vez que presenciava um discurso em verso, impossível não se encantar pelo poeta!

     
  3. Ludy on 12 de outubro de 2011 11:18

    A placa retirada,deveria voltar para assim ficar na lêmbrança de todos o acontecimento daquele fato.Que venham outras.História não deve cair no esquecimento.

     
  4. Anônimo on 13 de novembro de 2011 18:56

    Manoel Tavares era filho de João Tavares de Melo Cavalcanti e Emilia Benigna Alves Viana. Neto paterno de Francisco Bernardo Cavalcanti de Melo e Joaquina Francisca Cavalcanti. Neto materno de João Alves Viana e Rita de Almeida Viana. Foi tambem mestre escola em Campina Grande. Faleceu em 1955.

     
  5. Anônimo on 19 de novembro de 2011 16:00
  6. RICARDO PEREIRA on 22 de junho de 2012 01:36

    Olá! gostaria de saber mais sobre Manoel Tavares, estou fazendo um projeto de resgate histórico do distrito do Marinho e gostaria de algumas informações sobre o mesmo. Acho que esta pessoa que comentou sobre o parentesco de Manoel Tavares poderia me ajudar, se ele ler isso entre em contato comigo. profricard0@hotmail.com, ficarei muito grato.

     
  7. Anônimo on 11 de abril de 2013 22:27

    Se Ricardo Pereira ainda tiver interesse na história de Manuel Tavares e família,publique um endereço válido de E-mail.

    Braulio José Tavares

     
  8. Vivian Kelly on 9 de fevereiro de 2017 14:30

    Resido a mais de 10 anos e nada sei sobre a história dos Tavares, resido na rua Manoel Tavares e fiquei sem respostas para dar ao meu filho que me perguntou qual a origem do bairro que moramos! Seria muito bom poder respondê-lo e poder passar a história para aos que quiserem ter conhecimento.

    Braulio José Tavares, meu e-mail está abaixo, agradeço desde já!

    vivikcosta@hotmail.com

    Vivian Kelly

     
  9. Vivian Kelly on 9 de fevereiro de 2017 14:30

    Este comentário foi removido pelo autor.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br