Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Agradecemos a todos as mensagens de parabenização que constantemente recebemos dos frequentadores do Blog Retalhos Históricos de Campina Grande, inclusive aos educadores da nosso Município que comumente indicam este espaço virtual como fonte de pesquisas para atividades escolares, assim como aos universitários que encontram fundamentação áudio-visual para produções acadêmicas.

É com a participação de todos que estamos fazendo a História de Campina Grande se tornar mania entre seus próprios habitantes.

Agradecimento especial ao assistente social e professor J. Alves que, incansavelmente, propaga nossa proposta entre os educadores da rede municipal de ensino de Campina Grande e nos transmite, constantemente, o feedback necessário para que continuemos envolvidos no prazer da pesquisa e da publicação de fatos relevantes de contexto histórico da nossa urbe.
Hélio Show foi um dos maiores goleiros da região nordestina. Na Paraíba, jogou no Treze e no Campinense, além de uma passagem pelo Botafogo de João Pessoa.

Hélio, além de várias vezes ter sido campeão paraibano, também se envolveria em algumas polêmicas, como por exemplo, a sua famosa barraca no Parque do Povo durante o Maior São João do Mundo de 1986, que muitos culpam, ter sido o principal fator para a perda do Campeonato Paraibano de 1986 por parte do Treze, quando o Galo teve uma de suas melhores equipes da história, que chegou a vencer depois a 2ª divisão do Nacional (Torneio Paralelo), em título dividido com Criciúma, Inter de Limeira e Central de Caruaru.

Hélio Show compareceu a Campina Grande antes da decisão do Campeonato Paraibano de 2010 e deu a entrevista que disponibilizamos a seguir, ao programa "De Primeira na Rede", da Rádio Cariri. Hélio Show relatou suas polêmicas, como a história da tal barraca, ou seja, uma hora de grandes histórias de nosso futebol, que vale a pena aos visitantes do "RHCG" escutar:


Uma curiosidade sobre Hélio Show: Em jogo contra o Botafogo de João Pessoa, quando Hélio estava jogando pelo Campinense, o jogo estava tão fácil para a equipe “cartola”, que o irreverente goleiro não se fez de rogado e se deitou no gramado, encostado à trave de seu gol assistindo comodamente a fácil partida.
Abaixo em reportagem da TV Paraíba, a história da Padroeira de Campina Grande:




Já contamos no "RHCG" a história da Rua Maciel Pinheiro (clique aqui), uma das principais ruas de Campina Grande. Não sabemos a data da foto acima, porém, mostra claramente, que esta rua sempre foi de grande importância econômica para a "Rainha da Borborema".

Quando Luiz Ferreira Maciel Pinheiro morreu no ano de 1889, várias localidades do Estado foram homenageadas com seu nome, a exemplo da rua "Conde D'Eu" em João Pessoa e a antiga "Rua da Feira" em nossa cidade.

Maciel Pinheiro

Hoje, a Maciel Pinheiro de Campina Grande, ainda continua com sua "pujança" econômica, sendo uma das ruas mais importantes do Estado da Paraíba.
(Cliquem para ampliar)

Obs: Jornal da reportagem não identificado.

Mais uma belíssima captação fotográfica da Praça Clementino Procópio, datada de 1952, estando a antiga fonte, em primeiro plano; ao fundo o Posto Esso (posteriormente, Futurama), Rua Afonso Campos, Grande Hotel (à direita), Prefeitura Municipal (à esquerda).
A Banda Cabruêra, formada por alunos da UFCG em 1998, ficou conhecida em todo o brasil devido a uma interessante misturas de ritmos. Disponibilizamos aos visitantes do "RHCG", a participação do grupo no programa de entrevistas de Jô Soares da Rede Globo:


Especial da TV Paraíba sobre o aniversário de Campina Grande em 2006:



Mais uma grande reportagem realizada pela equipe do Programa Diversidade da TV Itararé. Cliquem abaixo e vejam uma matéria sobre o Açude Velho:


Outra matéria sobre o lendário açude campinense, realizada pela equipe da TV Paraíba:


A Indústria "Betonit" em 1981

Vista Aérea de Campina em 1981

Ceasa em 1981

Coopersical 1981

Farmácia do Calçadão 1981

Gazeta do Sertão em 1981

Museu Assis Chateaubriand em 1981

A antiga Estação Ferroviária em 1981

Parque Evaldo Cruz em 1981

Colégio das Damas em 1981

Observação: As fotos aqui encontradas foram extraídas do extinto jornal "Gazeta do Sertão".

Foto: Antonio Albuquerque. da Costa, 1980

A imagem acima mostra o antigo "Largo da Feira", na convergência das Ruas Dr. Antonio de Sá e Cristóvão Colombo, sendo visível, ao fundo, o prédio apelidado de "Pau do Meio".

O "Pau do Meio" tomou esse apelido por ser a única construção a destacar-se em meio da paisagem da feira de verduras por muitos anos.

Atualmente, claro, essa área encontra-se repleta de edificações.

Fonte:

Acervo do Jornal da Paraíba
(Cliquem na Imagem para ampliar)

Fonte:

Acervo da Gazeta do Sertão
Boate Charriot em 1986

 Cavesa em 1986

 Celb em 1986

 Cemitério de Campina em 1986

 Centro de Campina Grande em 1986

 Colégio e Curso Dimensão em 1986

 Furne (UEPB) em 1986

 Praça Clementino Procópio em 1986

Avenida Manoel Tavares em 1986

Edifício Lucas em 1986

Fontes Utilizadas:

Acervo do Diário da Borborema

Fonte:

Acervo do Diário da Borborema

Foto captada nos anos 40, mostrando as obras de urbanização da gestão Vergniaud Wanderley bem recentes com a pavimentação da Av. Floriano Peixoto, bem como não sendo mais visto o prédio do Paço Municipal, que era localizado ao lado da Catedral.
Nos anos 90, uma edição do programa "Você Decide" da Rede Globo foi realizada com a participação do público campinense, direto do Parque do Povo, na época do "Maior São João do Mundo". Abaixo, os visitantes do "RHCG" podem visualizar um trecho do programa:



Obs: Pedimos desculpas aos nossos leitores, pois infelizmente, não temos o registro de qual jornal publicou esta matéria.

Estamos na 2ª Fase do Prêmio Top Blog: VOTEM NOVAMENTE clicando no selo do TopBlog localizado à direita na página inicial, a confirmação do voto será através de e-mail. Portanto, informem um e-mail válido para retorno. 
Se estivermos entre os 30 mais votados, a partir do dia 18/10 acompanharemos nossa votação em tempo real.
Um flagra de nosso passado político. A foto é dos anos 80 e mostra o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro e Edvaldo do Ó, que bem merecia também, ter sido prefeito de nossa cidade, em virtude das inúmeras contribuições feitas para Campina Grande.


 Em 1988 os dois viriam a ser adversários na eleição para prefeito, que culminou na vitória de Cássio Cunha Lima.

Fonte utilizada:

Acervo do jornal Gazeta do Sertão

Vista panorâmica do Centro de Campina Grande nos anos 30. Segundo a informação apontada na identificação desta foto, a rua que aparece ao centro, se trata da Rua Barão do Abiaí, antiga Rua Direita.

Ao fundo (esquerda) visualizamos facilmente o Pavilhão Epitácio, ao lado do sobrado de Cristiano Lauritzen, uma vez que o Edifício do Livro (Livraria Pedrosa) ainda não havia sido construído.
Sensacional série de reportagens produzidas pelo programa "Diversidade" da TV Itararé sobre o patrimônio histórico de Campina Grande. Foram disponibilizadas na página do Youtube do programa  (http://www.youtube.com/programadiversidade), confiram os episódios:

Cinemas:


Praças:


Arquitetura Urbana:

De acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo próprio Blogger, já contamos com 50.663 acessos desde nossa primeira postagem, em Agosto/2009,  com média aproximada de 500 acessos diários, que nos impressiona!

Sempre que somos abordados por pessoas que nos parabenizam pelo projeto, nos gratifica saber que a rede de visitantes se difunde, além do quê, tem se criado nos campinenses que passam a visitar nosso Blog a constante busca pelas "novidades" daquilo que foi pouco divulgado e/ou estudado ao longo dos anos sobre nossa querida Campina Grande.

Obrigado por comungarem da idéia e permitirem que todos sejam parte integrante dessa rede de divulgadores da nossa narrativa através dos envios de fotos, artigos, vídeos, etc, ao qual postamos com muito prazer.
Um dos redutos da boêmia de Campina Grande e que hoje, sem dúvida, é uma  das mais famosas lembranças culturais de Campina Grande, o clube Ypiranga.


Fundado em 1926, o clube já teve outros locais como sede, mas a que se perpetuou para a história campinense, foi a definitiva, localizada na Avenida Canal.


Como bem sabe os mais antigos de nossa cidade, os carnavais realizados no Ypiranga ficaram eternizados como um dos melhores de nosso passado. Porém, nem só de festas e bailes vivia o Ypiranga, pois também destacava-se no futebol, como nossos internautas podem visualizar em "post" passado (CLIQUEM AQUI).

Convidamos aos nossos amigos do blog, a nos enviar testemunhos e fotos sobre este patrimônio cultural de nossa cidade. Podem mandar os registros para nosso email.

Finalizando a postagem, algumas reportagens realizadas pela TV Borborema. A primeira é sobre uma reforma de 2008 e a segunda, realizada recentemente, mostra como o clube ainda é utilizado.



O talento de "Mestre Duduta" é uma das preciosidades da música paraibana. Há mais de quarenta anos, seu choro deleita o público da cidade de Campina Grande e região. Junto ao seu "Regional", Duduta fez uma participação no programa "Sr. Brasil" da TV Cultura, apresentado por Rolando Boldrin, um dos maiores divulgadores da música brasileira. A integra da participação, nossos amigos podem visualizar abaixo, em mais um "retalho" da história cultural campinense:




Quando nos utilizamos do termo “fundação” de Campina Grande e denotamos os créditos deste feito a Theodósio de Oliveira Ledo, em 1697, reconhecemos sua investida junto a ocupação do espaço territorial e posterior desenvolvimento comunitário e social, até que fôssemos elevados à condição de cidade, feito realizado em 1864.

O surgimento de Campina Grande foi fruto da política expansionista implementada pela Coroa Portuguesa ao final do Século XVII, onde a ocupação territorial da nova colônia faria surgir soluções para os problemas internos do Reino. Diante disto, com as ocupações, se estabeleceram as atividades de criação de gado, agricultura de subsistência tudo isso com suporte escravocrata dos nativos.

Neste cenário destacaram-se os Oliveira Ledo como pioneiros nos sertões paraibano por volta de 1663 que, por satisfazerem os planos da Coroa, foram recompensados com terras para produzir riquezas para o Tesouro Real.

Entre as terras oferecidas pela Realeza estava o Planalto da Borborema, a quem coube sua ocupação por Theodósio de Oliveira Ledo, que aportou na região denominada “a campina grande”, habitada pelos índios Cariri, os nativos locais.

Uma curiosidade pouco difundida pelos resgates históricos apresentados nos folhetins impressos da nossa cidade é que toda essa ocupação se deu às custas de muita violência.

À princípio, para a primeira investida de Theodósio na região foi necessário a solicitação do apoio da Coroa para envio de suprimento humano e munição, o que lhe fora atendido, à pedido do Capitão-Mor da Paraíba Manoel Soares de Albergaria, em 14/05/1699.

O intento do conquistador, realizado de forma irascível, foi tomado conhecimento pelo Rei de Portugal D. Pedro II (1667-1706) que, em carta enviada ao Capitão-Mor da Paraíba em 16/09/1699 condenava o comportamento apresentado por Theodósio, principalmente pela forma como agiu com os nativos, assim escrevendo-lhe:

“Havendo visto a carta que me destes do bom sucesso que se teve na campanha com os índios nossos inimigos nos certões do districto das Piranhas e Pinhancó em que o Capitão-Mór dellas Theodósio de Oliveira Ledo se tinha havido com muito valor e desposição e trazido consigo hua nação de Tapuyas chamados Arius, que estavão aldeiados junto aos Cariris onde chamam Campina Grande que queriam viver como meus vassallos e reduziremse a nossa Santa Fé me pareceu estranhar mui severamente o que obrou Theodosio de Oliveira Ledo em matar a sangue frio muitos dos índios que tomou na guerra, porque suposto em sncia (?) era incapazes isto não hia ser conveniente uzarce com elles de toda a piedade por q. o exemplo do rigor que com elles executou seria dar occasião a fazer aos mais nossos contrários vendo a nossa impiedade; e sy se faz este caso digno de um exemplar castigo e emquanto a creação do arrayal me pareceu dizervos se aprova o que nesta parte se assentou, pois se entende que se escolheria o que tivesse por mais conveniente”

Portanto, apesar da “dura" recebida, a questão era ter descartado parte da mão-de-obra que seria utilizada nos serviços de exploração a ser instalados na área ocupada. O uso da força bruta no processo de conquista dava conta de que os Cariris eram hábeis guerreiros, justificando assim o pedido do envio de homens e de munição para dominá-los.

Com o sucesso da ocupação territorial, Theodósio fora patenteado Capitão-Mor do sertão, em 1694, sendo agraciado pela Realeza com as terras conquistadas. O historiador João Capistrano de Abreu dissera que para Theodósio adquirir suas imensas propriedades lhe bastava redigir um requerimento à Realeza, lhe custando apenas papel e tinta.

O latifúndio por ele instituído dava conta de 115 sesmarias, onde, três décadas mais tarde, Theodósio deixava em testamento “dois terços das terras do Agreste e da parte ocidental do Cariri” para seus familiares em herança.

O latifúndio criado em Campina Grande por Theodósio de Oliveira Ledo teve seqüência com figuras históricas como José Nunes Viana, Bento Alves Viana, Alexandrino Cavalcanti, entre outros.

A saga da nossa História é repleta de grandes homens e mulheres que, aguerridos, elevaram à condição máxima, o desejo de verem a Campina Grande e Próspera. Campina foi elevada à freguesia em 1769, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição. Sua elevação à vila com o nome de Vila Nova da Rainha (Em homenagem à Rainha Maria I, de Portugal, mãe de D. João VI) se deu em 20 de abril de 1790, por intermédio da Carta Régia de 22 de julho de 1766.

Hoje, uma das maiores cidades do interior do Nordeste, de região de conflitos durante sua ocupação ao título de cidade high-tech, saudamos nossa Rainha da Borborema pelo transcurso dos seus 146 anos de Emancipação Política.

Fonte Consultada:
SILVA, Josefa Gomes de Almeida e. “Raízes Históricas de Campina Grande” in “Imagens Multifacetadas da História de Campina Grande”. Campina Grande, 2000.

Auge da Cultura Algodoeira em Campina Grande (Acervo Edson Vasconcelos)


Parabens Campina Grande

Neste dia 11 de outubro Campina Grande completa 146 anos, sendo a segunda maior cidade do estado com quase 400 mil habitantes. A sua economia é voltada para industria de renome nacional, como, as sandálias havainas, as malhas da Embratex da Coteminas (uma das maiores industrias textil do Brasil), entre outras. É possível se afirmar que quase todo o brasileiro possui em sua casa algum produto fabricado em Campina Grande e hoje tem seus produtos exportados para inúmeros países. Além disso, Campina Grande é um dos principais pólos de informática do Brasil. Por todos esses motivos, a cidade atrai muitos investidores e mão de obra qualificada.
O comércio atende às necessidades da cidade e da região, oferecendo produtos e serviços de qualidade. Campina Grande também é servida por excelentes estradas, que permitem o deslocamento com segurança e rapidez a capital João Pessoa (cerca de 120 Km) e às principais cidades do Estado.
Eventos importantes marcam o calendário da cidade, atraindo visitantes e movimentando a economia local. Entre eles está a Festa do São João realizada anualmente no mês de Junho. A festa denominada o “O Maior São João do Mundo” conta com uma tradicional exposição de artistas nacionais famosos, shows, artesanatos e barracas de comidas diversas. Na condição de cidade hospitaleira, Campina Grande abriga com carinho todos os visitantes.
Todos que me conhecem sabem do carinho que tenho por Campina Grande. Nasci e cresci nessa cidade. Acompanhei de perto seu crescimento e seu desenvolvimento. Tenho orgulho de, ainda que minimamente, fazer parte dessa história. E como essa cidade tem histórias. Os Times amadores da cidade e seus causos de antigamente, suas personalidades famosas, as figuras folcloricas e engraçadas das ruas da cidade. Finalmente digo que Campina é uma cidade incrível, que nasceu grande não apenas no nome e com muitos problemas, mas hoje ao completar 146 anos está escrevendo seu nome no desenvolvimento da Região Nordeste.
Jobedis Magno de Brito Neves
Colaborador

Conclamamos o público que acessa o Blog Retalhos Históricos de Campina Grande para votar no Prêmio Top Blog e fazer com que este espaço recente de postagens concorresse entre mais de 15.000 blogs inscritos e fosse classificado entre os 100 mais votados da categoria "Cultura": CONSEGUIMOS!

Ao passo em que agradecemos essa primeira etapa vencida, já recorremos novamente para que continuemos votando no Blog RHCG para que o mesmo figure entre os mais prestigiados neste segundo turno do concurso, onde seremos avaliados pela votação popular além da análise especilizada do júri técnico, composto de 15 integrantes determinado pela organização do TopBlog, que atribuirá notas a 05 itens analisados: Conteúdo, Apresentação, Interatividade, Criatividade e Atualização.
Serão eleitos vencedores do TOPBLOG PRÊMIO JURI ACADÊMICO / TOP3 - os Três Blogs que obtiverem em sua categoria a maior nota nos critérios técnicos constituídos pelo júri acadêmico, sendo respectivamente primeiro colocado (TOP1), segundo colocado (TOP2) e terceiro colocado (TOP3). 

O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília.
Vídeo-matéria produzido pelo Programa Diversidade, da TV Itararé, narrando a trajetória do Curtume São José, mais conhecido como "Curtume dos Motta", localizado às margens do Açude Velho, onde hoje está sentado a área de recreação pública conhecida como Parque da Criança.

Excelente reportagem do programa "Diversidade" da TV Itararé, sobre a história da televisão em nossa cidade:




A imagem está desprovida de data, porém, marca o registro de um coquetel oferecido pelos primeiros  estudantes universitários de Campina Grande (Escola Politécnica e Faculdade de Filosofia) à Edvaldo do Ó, então Presidente da União Universitária Campinense.

Nesta foto estão identificados, da esquerda para a direita: Clemilson Lucena, José Elias, Raimundo Asfora (ao microfone), (não identificado), Vital do Rego, Edvaldo do Ó, Plínio Lemos, João Ednaldo (em pé), José Jordão.

Fonte Pesquisada: DO Ó, Edvaldo Sousa. "História da Universidade Regional do Nordeste"


A Faculdade de Direito de Campina Grande, mantida pela FURNe, teve sua criação instituída pela Lei Municipal nº 07, de 11.01.1967 e funcionava em convênio com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e sua primeira sede era no prédio pertencente à Igreja Congregacional, localizado na Av. Floriano Peixoto, em frente ao Teatro Municipal Severino Cabral.

Em seu primeiro vestibular, inscreveram-se 146 candidatos, sendo 75 aprovados.

O corpo discente pioneiro era composto por José de Souza Arruda, Raul de Souza Costa, Mauro Nunes Pereira, Evaldo Cruz, Antonio Grangeiro Xavier, José Paulino da Costa Filho, Manuel Figueiredo, Coriolano Ramalho, Antonio de Farias, Raimundo Gadelha Fontes, Alcindor Villarim, Williams de Souza Arruda, Raymundo Asfora, Odimar Agra, Sebastião Cavalcanti, Antonio Vital do Rego, Wilson de Aquino e Afrânio Aragão.

Fonte Pesquisada: DO Ó, Edvaldo Sousa. "História da Universidade Regional do Nordeste"
Mais uma reportagem da TV Paraíba sobre a história de Campina Grande:




Visão interna do prédio onde funcionou o primeiro Grupo Escolar de Campina Grande, o Grupo Escolar Solon de Lucena, posteriormente abrigaria o Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAAC), mais tarde instalar-se-ia a sede da Reitoria da URNe/UEPB (Universidade Regional do Nordeste) e, hoje, novamente abriga o MAAC em suas dependências, sob direção da FURNe.

Foto: DO Ó, Edvaldo de Sousa. "História da Universidade Regional do Nordeste".
Iniciando nossos especiais sobre o aniversário de nossa cidade, interessante vídeo da TV Paraíba que relata o por quê do nome "Campina":


Aproveitando o clima de eleições que hoje transcorre em nosso Estado,  postamos a foto acima que retrata a diplomação dos vereadores eleitos do Município de Campina Grande, no ano de 1947.

Receberam o diploma de vereadores, para cumprir mandato no período de 1947 a 1951: 

* PSD:Antonio Luiz Coutinho, Protásio Ferreira da Silva e Pedro Sabino de Farias;

* UDN: Maria Dulce Barbosa, Ottoni Barreto Serrão e Gumercindo Dunda;

* PSB: João Cavalcanti Pedrosa.

Fonte Pesquisada e Foto: SILVESTRE, Josué. "Lutas de Vida e de Morte"

A música "Tropeiros da Borborema", considerada por muitos como o "Hino Extra Oficial de Campina Grande" foi composta por Raymundo Asfora e Rosil Cavalcante como forma de homenagear a saga daqueles que desbravaram o interior do Estado em nosso processo de ocupação territorial, responsáveis pelo surgimento da nossa querida cidade. (CLIQUE AQUI PARA LER MAIS)

Apresentamos, a seguir, o áudio dessa magnífica obra musical, executada pela Orquestra Sanfônica do Estado da Paraíba.

 
BlogBlogs.Com.Br