Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

por Emmanuel Sousa, em http://almacorsaria.blogspot.com

Campina Grande, mãe amável e acalentadora acostumou-se a chamá-lo de "Fuscão Preto". Face aos inconfundíveis ternos pretos costumeiramente trajados.

Antonio Vital do Rego, filho do saudoso Major Veneziano Vital do Rego, detinha em suas veias o sangue guerreiro do político tradicional da Serra da Borborema.

Foi Deputado Estadual no período de 1959 a 1963, quando elegeu-se, pela primeira vez, Deputado Federal para o mandato de 1963 a 1969, até ser cassado pela famigerada Ditadura Militar.

Nos anos em que ficou afastado da vida política, dedicou-se às atividades jurídicas e de docência, exercendo a função de professor de Direito e de Sociologia, donde lecionou em importantes instituições de ensino superior do país, a exemplo da UFPB, UEPB, da USP e da Fundação Universidade Regional do Nordeste, quando foi Reitor, até o ano de 1982, renunciando ao cargo para concorrer nas eleições para Prefeito de Campina Grande, tendo sido derrotado por Ronaldo Cunha Lima, outro egresso dos maléficos Atos Insitucionais do Governo Militar.

Retonou à Câmara Federal entre os anos de 1991 a 1995, seu último mandato eletivo alcançado. Rompido politicamente com os filhos Veneziano e Vital Filho, tentou seu retorno ao Congresso em 2000, não logrando êxito, haja visto a concorrência do próprio filho Veneziano.

Alguns anos mais tarde, a reconciliação familiar ocorrera, permitindo a participação do Tribuno na campanha de Veneziano à reeleição no ano de 2008.

Tendo passado por várias agremiações partidárias, como PSD, UDN, Arena, PDT e PMDB. Deteve-se comoum dos mais respeitados juristas do Estado, tendo inclusive presidido a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraíba, ocupando ainda o cargo de Procurador do Estado da Paraíba entre os anor de 1987 a 1990.

Com a morte de Vital do Rego, Campina Grande sepulta um dos últimos tribunos da História política recente, à exemplo de Raimundo Asfora. 

Hoje, 02 de Fevereiro de 2010, nos depedimos do velho Vital, com a certeza de que, ao conduzirem-no à morada eterna, em seu féretro, estará lhe acompanhando grande parte da História de Campina Grande.

Vídeo:

A história do tribuno (TV Paraíba):

 

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br