O ano da foto abaixo é desconhecido, porém o registro é histórico. Trata-se do primeiro ônibus da história de Campina Grande:
O veículo era chamado de "Sopa" e o registro foi feito por Ottoni Barreto. Como podemos notar na foto, o carro estava em frente ao antigo Grupo Escolar Solon de Lucena, depois reitoria da UEPB e atualmente, Museu Assis Chateaubriand.
Resgatar a história de uma cidade requer paciência e disponibilidade de tempo para consultas a livros, documentos e antigos habitantes. Mas os resultados são compensadores, tanto pela oportunidade de contribuição às futuras gerações, quanto à chance de ver comentários de varias pessoas falando com prazer dos tempos passados.
Bonito resgate desta foto do primeiro transporte coletivo em Campina Grande. A cidade que já teve o bonde, as sopas ou marinetes, as lotações e os ônibus de agora. Eu tive a sorte de poder andar em quase todos eles, só não andei de bonde que não era do meu tempo. Quando Estudante andei muito no lotação que nos levava para o Colégio Estadual da Prata da empresa de Genésio Soares que tinha um motorista muito popeiro chamado “Taba Lascada” não havia catraca, o cobrador cobrava a passagem com dinheiro do troco no meios dos dedo, sacudindo as moedas dentro de um frasco. Hoje, temos o cartão magnético, o vale transporte!.