Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

A imagens abaixo nos foram enviadas por Jonatas Rodrigues. São reproduções do livro "Annuario de Campina Grande de 1925":

 Antigo casarão de Carlos Diza em 1925

Antigo casarão de João Florentino em 1925

Antigo casarão de José Barboza em 1925

Antigo casarão de José Ferreira de Mello em 1925

Antigo casarão de José Marinheiro em 1925

Antigo Grêmio de Instrução e Profilaxia rural. foto de 1925

 Antigo Posto anti-ofídico em 1925

Armazém Rossbach Brazil Company em 1925

Casa Guerra em 1925

Edifício de Mesa e Rendas do Estado em 1925

Sede Social da Beneficencia Deus e Caridade em 1925

Contando com a colaboração dos nossos leitores, H. Racine, através do espaço para comentários, traduziu as imagens acima para nossa época:

"O Casarão de João Florentino ainda existe e preserva o frontão com linhas arquitetônicas da época da sua construção e atualmente funciona o ateliê de Ary Rodrigues na Rua Irinêo Jofilly; o casarão de José Barbosa (antigo hotel Regina) ficava localizado onde hoje funciona a agência do Banco Itaú da Rua 7 de Setembro; o casarão de José Marinheiro mais conhecido como a casa de Dr. Heleno Henriques, ficava localizado onde hoje é a agência do ABN AMRO Real , na Praça Alfredo Dantas, inicio da Rua Epitátio Pessoa; O Grêmio de Instrução nada mais era que o antigo Prédio do Colégio Alfredo Dantas na Rua Marquês do Herval e a Casa Guerra,  salvo engano ficava no prédio onde por muitos anos funcionou as Casas José Araújo na Rua Maciel Pinheiro esquina com a Rua:Semeão Leal. As outras edificações eu não sei precisar onde se localizavam"

6 comentários

  1. Anônimo on 9 de agosto de 2010 às 12:07

    Registro muito interessante.
    Alguém se habilita a por os endereços e situação atual?

     
  2. Anônimo on 9 de agosto de 2010 às 23:14

    O Casarão de João Florentino ainda existe e preserva o frontão com linhas arquitetônicas da época da sua construção e atualmente funciona o ateliê de Ary Rodrigues na Rua: Irinêo Jofilly; o casarão de José Barbosa (antigo hotel Regina)ficava localizado onde hoje funciona a agência do Banco Itaú da Rua 7 de setembro;o casarão de José Marinheiro mais conhecido como a casa de Dr. Heleno Henriques, ficava localizado onde hoje é a agência do ABN AMRO Real , na Praça Alfredo Dantas, inicio da Rua: Epitátio Pessoa;O Gr~emio de Instrução nada mais era que o antigo Prédio do Colégio Alfredo Dantas na Rua : Marques do Herval e a Casa Guerra , salvo engano ficava no prédio onde por muitos anos funcionou as Casas José Araújo na Rua: Maciel Pinheiro esquina com a Rua: Semeão Leal. As outras edificações eu não sei precisar onde se localizavam.

     
  3. H. Racine on 10 de agosto de 2010 às 16:56

    O Casarão de João Florentino ainda existe e preserva o frontão com linhas arquitetônicas da época da sua construção e atualmente funciona o ateliê de Ary Rodrigues na Rua: Irinêo Jofilly; o casarão de José Barbosa (antigo hotel Regina)ficava localizado onde hoje funciona a agência do Banco Itaú da Rua 7 de setembro;o casarão de José Marinheiro mais conhecido como a casa de Dr. Heleno Henriques, ficava localizado onde hoje é a agência do ABN AMRO Real , na Praça Alfredo Dantas, inicio da Rua: Epitátio Pessoa;O Grêmio de Instrução nada mais era que o antigo Prédio do Colégio Alfredo Dantas na Rua : Marques do Herval e a Casa Guerra , salvo engano ficava no prédio onde por muitos anos funcionou as Casas José Araújo na Rua: Maciel Pinheiro esquina com a Rua: Semeão Leal. As outras edificações eu não sei precisar onde se localizavam.Esse comentario foi meu e gostaria de saber a localização dos outros edificios.

     
  4. Jônatas Rodrigues Pereira on 11 de agosto de 2010 às 10:47

    Olhe o antigo prédio da Casa Guerra ficava na Rua Maciel Pinheiro, onde hije é uma farmácia. A Sede Social da Beneficencia Deus e Caridade ficava onde é o prédio do Cine Capitólio, voltada para a rua 13 de Maio. O Antigo Posto anti-ofídico, ficava na Rua João Pessoa. O Antigo casarão de José Ferreira de Mello ficava na Avenida Floriano Peixoto ao lado do Colégio Solon de Lucena (atual museu Assis Chateubriand). Se não me engano o antigo Armazém da Rossbach Brazil Company ficava na Venâncio Neiva. O Edifício de Mesa e Rendas do Estado se não me engano localizava-se na Rua Marquês do Herval. Só o casarão de Carlos Diza, gerente da antiga Wharton Pedrosa, não sei onde se localizava.

     
  5. Anônimo on 8 de março de 2011 às 16:35

    necessario verificar:)

     
  6. Jônatas Rodrigues Pereira on 9 de setembro de 2016 às 18:13

    O casarão de Carlos Piza, era a casa que ficava ao lado da Companhia Parahybana de Beneficiamento e Prensagem de Algodão (Wharton Pedroza & Cia), posteriormente Anderson Clayton & Cia.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br