Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

"Se juntar aos Gracie foi muito bom para o Ivan, mas melhor ainda para eles, que passaram a contar com um lutador imbatível”. (Nivaldo Cordeiro - faixa preta formado por Ivan)
"O Ivan venceria qualquer lutador de hoje" (Carlson Gracie, faixa marrom de Judô e preta de Jiu-Jitsu)

Se existe um campinense respeitado em um determinado âmbito, inclusive sendo considerado por especialistas, como o melhor de todos os tempos em sua função, este se chama Ivan Simão da Cunha Gomes, ou Ivan Gomes, como ficou conhecido o lendário lutador de luta livre.

Nascido em um dia de natal do ano de 1939, Ivan pode ser considerado um “messias” na esfera da luta corporal. Foi na Fazenda Lajes, pertencente ao município de Campina Grande, que Ivan deu seus primeiros passos.

Apesar da função de seu pai, que era vaqueiro, Gomes logo percebeu que seu talento seria para outro ramo. Foi através do professor “Tatá”, em 1954, que o lendário lutador começou seus treinamentos através da prática de halteres, boxes e também iniciando-se no Jiu-Jitsu.

Todavia, foi em 1957 que sua história começaria a ser formada. O professor Biusse Osmar, faixa preta de Jiu-Jitsu e aluno de Pedro Hemeterio e Jorge Gracie, radicou-se em Campina, acabando por ser mestre de Ivan por 2 anos.

Também seria aluno de José Maria, quando deu início a seu período de lutas, num total de 40, seja no boxe ou no Jiu-Jitsu.

 Ivan ao lado de Ronaldo Cunha Lima

Em 1960, Ivan Gomes sofreria nova influência, desta vez através do professor Agantelo, que tinha como especialidade o Jiu-Jitsu com ênfase no Vale Tudo.

Neste período, existia um programa de TV em Recife, Pernambuco, chamado “Ringues Torres”, patrocinado pela Indústria de Camisas Torres. Esse programa, que era transmitido pela TV “Jornal do Comércio” as segundas-feiras, atraía lutadores de toda a região Nordeste e Ivan não tomou conhecimento, vencendo todos sem dó e nem piedade.

Chegou a enfrentar o mega-campeão Carlson Gracie, quando tinha 23 anos de idade, obtendo um empate, pois foi uma luta sem pontos. Carlson na época era o número 1 do Brasil. O confronto ocorreu no Ginásio do Sesc em Recife, no dia 28 de dezembro de 1963. "Ele não passa do 2º round", disse Carlson ao jornal Diário da Noite, enquanto Ivan respondia no Jornal do Commercio: "Cartaz dos Gracie eu esmago com um braço".Quem assistiu a luta diz que Ivan foi melhor, chegando a derrubar Gracie várias vezes.

No ano de 1964, resolveu se radicar no Rio de Janeiro, quando recebeu um honroso convite da família Gracie para fazer parte do grupo. Ficou até 1967, escrevendo seu nome como um dos maiores lutadores do Brasil.

Na matéria publicada na Revista do Esporte, edição de 6 de novembro de 1965, Hélio Gracie aproveita a presença de alguns dos maiores judocas do mundo no IV mundial da modalidade, realizado no Rio de Janeiro para desafiá-los: "Todo mundo fala que o Jiu-Jitsu está superado pelo Judô, então eu gostaria de convidar os melhores judocas do mundo para vir provar isto publicamente. Tenho aqui o Ivan Gomes e o Carlson Gracie prontos para testarem à eficiência do que se ensina aqui na Academia Gracie. O convite vai até para o holandês Anton Geesink com seus 2 metros e 120 kg. Acho que nem ele conseguirá derrotar o Ivan ou o Carlson usando apenas o Judô. Não vejo razão para os judocas ficarem envergonhados de confessar que o Judô serve apenas para competição esportiva. Acho o Jiu-Jitsu superior a qualquer luta por isso não tenho medo de fazer desafios como este". Declarou Hélio Gracie na época.

Em 1968, Ivan Gomes resolveu voltar a Campina Grande, já  muito famoso, sendo talvez o paraibano mais conhecido nacionalmente naquela época, ao lado de Jackson do Pandeiro.
 Ivan após vencer a uma luta

Sua Academia em Campina Grande foi inaugurada em 1974, na Rua Venâncio Neiva, quando Ivan mostrou também qualidades na função de professor. Formou uma legião de faixas pretas que ensinam o chamado sistema Ivan Gomes até os dias de hoje. Em Recife existe até a Federação Pernambucana de Jiu-Jitsu tradicional Estilo Ivan Gomes, presidida por seu irmão José Gomes. "Hoje temos 15 academias e 120 alunos praticando o sistema Ivan Gomes só aqui em Pernambuco", declarou José, que apesar de ter grande respeito pela família Gracie se diz inconformado com o boicote imposto a sua Federação pela CBJJ.

Durante os anos de 1975 e 1977, Ivan morou no Japão, quando fez 86 lutas. Praticou vários treinamentos, sendo professor de Jiu-Jitsu, mas também sendo aluno, quando começou a treinar o Sumô, luta em que o Japão domina como ninguém. Seu irmão, José Gomes, diz que esse convite para o Japão surgiu de um desafio de Ivan a Antonio Inoki que lhe ofereceu o maior lutador de sua trupe, o alemão Karl Gotch, deixando claro que ele poderia machucá-lo. "Então bota pra machucar" teria dito o paraibano. Quando soube da fama do brasileiro o alemão recusou-se a enfrentá-lo. Foi aí que Antonio Inoki convidou Ivan para fazer parte de sua trupe "Estou precisando de um brasileiro no meu grupo" teria dito Inoki.

Um dos principais títulos de Ivan Gomes foi o do Sul-Americano de luta Greco-Romana, empatando inclusive, com o campeão da Europa. Fez 600 lutas (números extra-oficiais) no Vale Tudo, com 570 vitórias, 30 empates e acreditem, sem derrotas.

As suas lutas que ficaram famosas foram sem dúvida, as contra Valdemar Santana da Bahia, contra o grande campeão Carlson Gracie, contra Euclides Pereira e contra o holandês Willian Ruska, essa última no Maracanãzinho.

Abandonou a carreira de lutador na temporada de 1977, voltando às raízes do pai, se dedicando ao esporte da Vaquejada chegando a ganhar títulos.

Faleceu em Campina Grande no dia 02 de março de 1990, vítima de complicações renais quando tinha apenas 50 anos de idade. A sua esposa Cléa Cordeiro, que foi diretora da PBTUR na gestão do governador Cássio Cunha Lima, cogitou anos atrás criar um Museu em homenagem a Ivan Gomes. Porém, não temos informações de como anda esse projeto, se bem que, o grande campeão merece muitas homenagens e não apenas ser nome de Rua em Campina Grande, como na imagem abaixo:

O fato é que “The Samurai”, como era chamado, ao contrário dos tempos gloriosos, hoje está esquecido. O site “Tatame” fez uma enquete e 65% dos brasileiros que gostam de lutas, não sabiam quem era o lutador, fato este que justifica a criação do museu para colocar o nome de Ivan Gomes no seu merecido lugar.


Fontes Utilizadas:
www.apfamconsensual.blogspot.com
www.fightnordeste.blogspot.com
Revista Tatame
http://drzem.blogspot.com/

ANEXOS - REPORTAGENS DO DIÁRIO DA BORBOREMA SOBRE IVAN GOMES EM 1975:


(Acervos do Diário da Borborema)

10 comentários

  1. CENSURADO AGAIN on 28 de fevereiro de 2017 13:47

    OS ALMEIDAS NESSA EPOCA DO EUPIDIO ERAM UM CLÃ FODASTICO LEMBRO DE UM ALMEIDA DA MINHA CLASSE QUE MORAVA PERTO DA ESCOLA NA MESMA RUA NA DOWNTOWN NUMA CASA DAQUELAS DA LAGOA ANTIGA E GETULIO EPITACIO REDONDEZAS ETC ERAM LINDAS AQUELE ESTILO ARQUITETONICO MEU BISAVO ERA UM ALMEIDA ELE ERA MUITO POLIDO SE ELE VISSE UM DE NÓS COMENDO DE COLHER NOS REPREENDIA POIS VINHA DE FAMILIA CHIQUE ERA MUITO LIGADO A COISAS ELEVADAS O ENGRAÇADO É QUE ELE SE APAIXONOU PELA MINHA BISAVÓ QUE ORIGINALMENTE ERA FILHA DE UM DONO DE TERRAS E CASOU COM UM BURGUES MAS ELE DEIXOU ELA POR SER MULHERENGO DAI ELA E MINHA AVÓ FICARAM NUM NIVEL DE VIDA MENOR QUE ANTES MAS ELA CONTINUOU SENDO PROFISSIONAL LIBERAL OU SEJA TRABALHANDO POR CONTA PROPRIA NAQUELA EPOCA SER MÃE SOLTEIRA ERA UM ESCANDALO NEM DIVORCIO EXISTIA EU ACHO MESMO HOJE O PAPA BRIGA COM OUTROS CARDEAIS TIPO AMERICANO QUE NÃO QUER DEIXAR OS DIVORCIADOS TEREM PLENOS DIREITOS MESMO ASSIM ELE UM ALMEIDA DE UMA FAMILIA QUE NA EPOCA AINDA TINHA BASTANTE PESO VIDE QUE A PRINCIPAL AVENIDA DO SUL DA ZONA NORTE TEM NOME DE UM ALMEIDA SÓ PERDE PROS PESSOAS CLARO POIS EPITACIO FOI PRESIDENTE DE MAIS DA METADE DO SO DO PLANETA SOMENTE NUMA EPOCA COMO A REPUBLICA UM EM QUE ERA ALGO BEM MAIS WOW MESMO SER PRESIDENTE DE ESTADO ETC DIRÁ MESMO ASSIM NÃO TINHA ALMEIDA QUE FIZESSE O AMOR DELE POR ELA SER MENOR DE TÃO GRANDE ELE MORREU POUCO DEPOIS DELA A TRISTEZA PIOROU MUITO A SAUDE DELE MAS ELA ERA CAVALCANTI E CAVALCANTIS SEMPRE TIVERAM PESO MAS POR SER UMA FAMILIA MAIOR OBVIAMENTE HA MAIS LINHAGENS E SUB LINHAGENS DE CASTA MEDIA MESO ALTA ETC OU SEJA A MEDIA DOS ALMEIDAS ERA MAIOR MESMO QUE EM NUMERO ABSOLUCTO OS CAVALCANTIS OBVIAMENTE TINHAM MAIS PODER CONTROLAVAM O ESTADO MOR DO SALIENTE ARIANO SUASSUNA DESCENDE DOS CAVALCANTIS IDEM EDUARDO CAMPOS ETC POIS OS ACIOLIS VEM DOS CAVALCANTIS DOM FILIPO ARCOVERDE QUE VEM DOS ALBUQUERQUES O ADÃO DE OLINDA E SALIENTE AMERICA PORTUGUESA E ULTRAMAR ORIGINAL MOR BULA UNICO BRASIL A SERIO RESUMINDO OS CAVALCANTIS TINHAM MAIOR PIB MAS OS ALMEIDAS MAIOR PIB PER CAPITA A GRANDEZA DOS CAVALCANTIS FAZIA ELES TEREM NUMERO ABSOLUCTO MAIOR MAS MENOR MEDIA AINDA ASSIM ERAM DUAS FAMILIAS QUE FAZIAM BOA PARTE DA CIVILIZAÇÃO E GRANDEZA DA ZONA VEJA QUE PE AINDA ERA DOS ESTADOS MAIS INDUSTRIALIZADOS DO PAÍS NA PRIMEIRA REPUBLICA A FRENTE DE MUITOS DA ZONA ALOGENA ANTES DOS DESVIOS DOS ACORDOS DO DC ETC

    JA QUE O SERVER DESPEITADO GREY ALOGENO NÃO DEIXOU COMPLETAR NO OUTRO TOPICO DO VIADUTO ALMEIDA VAI AQUI MESMO

     
  2. CENSURADO AGAIN on 28 de fevereiro de 2017 13:49

    QUANTO A ELE VENCEU SIM POR PONTOS O GRACIE O PROBLEMA É QUE A LUTA ERA COMPRADA OBVIO PELOS GRACIE MAS É FODA O UNICO QUE CONSEGUIU VENCER O GRACIE MOR ERA DE VCS PELO MENOS ISSO KK

     
  3. CENSURADO AGAIN on 28 de fevereiro de 2017 13:51

    VC FALOU FAMA MAS FAMA NÃO É TUDO EPITACIO JOÃO ARRUDA CAMARA TIVERAM GRANDE PESO NA HISTORIA SÓ SÃO MENOS FAMOSOS POR QUE ATE UM JUNIOR DO FLAMENGO TINHA MAIS FAMA

     
  4. CENSURADO AGAIN on 28 de fevereiro de 2017 13:52

    VIDAL ETC FAMA TARDIA DOS MERDIAS KK O VERIFICADOR DO GOOGLE DISSE PRA METER AS FACHADAS DE LOJA E TINHA UMA IGREJA EVANGELICA QUE PARECIA UMA E ACEITOU COMO SENDO KK FAIL

     
  5. CENSURADO AGAIN on 28 de fevereiro de 2017 13:55

    ALIAS MOSTRA DECAIMENTO GERACIONAL ANTES OS GRANDES NOMES DA HISTORIA QUE TINHAM LUGAR AGORA ESPORTE ETC MAS POR QUE O ESPORTE TAMBEM É MAIS FLUIDO SE VC TEM TALENTO VC PODE CHEGAR NA GRINGA BEM MAIS FACIL JA UM EVENTO COMO NOVA HOLANDA É BEM MAIS RARO E POR ISSO MESMO EM TESE TAMBEM TEM MAIS VALOR

     
  6. CENSURADO AGAIN on 28 de fevereiro de 2017 14:01

    ALIAS JAMPA É UM LIVRO DE HISTORIA ABERTO AINDA SOBRE O OUTRO TOPICO VC DESCE A SANTO ELIAS VE 30-32 QUE PARIU O SANGUE NOVO NA ZONA ALOGENA MOR E ANAIDE NA CASA DELA E O MEMORIAL PRAÇA ETC UMA DAS COISAS LEGAIS FOI TER CONHECIDO UM SUB RAMO DAQUELA FAMILIA QUE GEROU A MARCHA DAS MARGARIDAS LUXEMBURGOS DOS CAMPOS INCLUSIVE ERA ENGRAÇADO VER DESCENDENTES DELES DIZENDO OLHA MEU ANCESTRAL X JA FOI DONO DE TODAS ESSAS FAZENDAS ERA UM LATIFUNDIO GIGANTE QUE COBRIA UM TERÇO DO ESTADO KK OU ENTÃO OUTRO EMIGRADO NA ZONA ALOGENA GERAÇÃO 2 QUERENDO SABER O PASSADO DO SEU CLÃ KK SABE DE NADA DAS GUERRAS FUNDIARIAS MORES NUM VASTO RAIO VIDE COMO DEPOIS SÓ O MST CHEGOU PERTO E JA TARDIO POS GRANDE GEADA ETC ALIAS A GUERRA FUNDIARIA SE DA ATE A NIVEL INTERNO ELE NEM SABE A SORTE QUE TEVE EM EMIGRAR OU NÃO POR QUE A ZONA DA VIA DUTRA QUE ELE VIVE É A MAIS FALIDA Ô LUGAR CHEIO DE HISTORIA ESSE SALIENTE VIU VC NEM PRECISA ESTUDAR NUMA FACUL HISTORIA BASTA VER O QUE TA AO SEU REDOR COMO A MAIORIA PREFERE VER BBB ESTÁ SE LIXANDO

     
  7. CENSURADO AGAIN on 28 de fevereiro de 2017 14:08

    KK UM LATIFUNDIO QUE ABRANGIA DEZENAS E DEZENAS DE CONDADOS SÓ ONDE MESMO KK A AMERICANA JA DIZIA DO CABIDE FALIDO ESTAGNADO EM CONTRASTE COM OS TARDIOS ONDE ERA MATO LA EMBAIXO O SANGUE VERDE DESCENDENTES NATOS DAS CASAS DAS TORRES E OLINDAS ACROPOLITANAS ORIGINAIS TIVE UMA COLEGA QUE ERA NETA DE PROTO-LATIFUNDIARIOS DO SERTÃO MAS A TERRA TAVA DESVALORIZADA CLARO AS VEZES HERDAM E NÃO SABEM NEM LIDAR VEJA ESSES GAUCHOS O QUE FAZEM NA FRONTEIRA AGRICOLA E COMO JA NEM TEM PALMO DE TERRA SUB EXPLORADO DE ONDE SAEM REPRODUZINDO A ZONA DE ORIGEM NO ALEM MAR TARDIA ETC DAI ESSAS LINHAGENS ACABAM DECAINDO TERRAS DESVALORIZAM MIGRAM PRA SUBURBIOS OU PRA ZONAS RURAIS DE OUTRAS ZONAS ALGUNS DEPOIS DE GUERRAS FUNDIARIAS INTERNAS AINDA TEM A SORTE DE SAIR DO SUBURBIO MAS FAZEM INVESTIMENTOS DUVIDOSOS COM A HERANÇA OUTROS CASAM NÃO TÃO MAL SOB CERTO ASPECTO E INVESTEM SO SO SÃO TANTAS POSSIBILIDADES E VEJO TODAS DE FORA E ACHO BEM TOSCO

     
  8. CENSURADO AGAIN on 28 de fevereiro de 2017 14:16

    POR ISSO TENHO MUITO MAIS ORGULHO DOS MEUS ANCESTRAIS ANTIGOS AS GERAÇÕES DECAEM EM CAPACIDADE

    AS VEZES O DESCENDENTE CASA COM QUEM NÃO DEVE POR IMPULSIVIDADE JUVENIL E DEPOIS A DESCENDENCIA SE PERDE TODA COM LINHAGENS BEM INFERIORES AS ORIGINAIS EM CAPACIDADE ETC

    SÓ QUEM CONTINUA NO GRANDE JOGO SÃO AS LINHAGENS DE ANCESTRALIDADE SIMILAR QUE NÃO FIZERAM DO MESMO MAS TIVERAM SORTE DE TEREM ANCESTRAIS RECENTES QUE NÃO JOGARAM NO LIXO O ESFORÇO ANCESTRAL ANTERIOR

     
  9. CENSURADO AGAIN on 28 de fevereiro de 2017 14:18

    QUEM CONTINUA NO JOGO É QUEM PENSA NA LINHAGEM ATRAS E A FRENTE LONGO PRAZO UNE UTIL E AGRADAVEL NÃO APENAS EM SI A CURTO E MEDIO PRAZO IMPULSIVO

     
  10. CENSURADO AGAIN on 28 de fevereiro de 2017 14:20

    ALGUMAS SUB LINHAGENS FINGEM QUE QUEREM VOLTAR AO TOPO TENTAR VOLTAR AO JOGO MAS É INUTIL ELES JA SÃO UMA VERSÃO DECAIDA DOS ANCESTRAIS VIA CASAMENTOS COM INFERIORES PODEM IMITAR A CASCA EM ALGO DO QUE PARTE DE SEUS ANCESTRAIS JA FORAM MAS NÃO MAIS SERÃO PLENAMENTE AQUILO ELEVADO

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br