Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Quando postamos a foto abaixo, que nos foi enviada pelo historiador Mario Vinicius Carneiro, ocorreu uma certa polêmica no blog, pois algumas pessoas afirmaram que essa foto se tratava na verdade, do Açude Velho.

Entretanto, acreditamos que ela seja na verdade o Açude Novo mesmo, inclusive existe uma versão dessa foto, com os dizeres "Açude Novo", provavelmente colocada na imagem por aquele que fez o importante registro.

A foto retrata um ângulo diferente do reservatório, mostrando de frente, em posição que deve ser de dentro de um barco no açude, o famoso "Coqueiros de Zé Rodrigues", hoje local do Parque do Povo.



Sempre é bom lembrar, que o antigo Açude Novo foi soterrado para a construção do Parque Evaldo Cruz. Como novidade nesse tópico, uma imagem colorizada artificialmente dessa importante foto, para tentar ou encerrar de vez a dúvida, ou colocar mais lenha na fogueira:



É importante frisar ainda, que as maiorias das fotos que colocamos nesse blog, são de autores desconhecidos pelos editores. Gostaríamos muito, que se alguém tiver alguma informação sobre qualquer foto, que fossem nos orientando através do "email", ou mesmo nos "comments".

6 comentários

  1. Anônimo on 18 de dezembro de 2009 às 05:54

    ´Prezado pesquisador esta foto é do açude velho onde foi edificado o respaurate Don Luigy (hoje demolido)

     
  2. Retalhos Históricos de Campina Grande on 18 de dezembro de 2009 às 09:14

    Prezado amigo, com base em que informação você diz isso?

     
  3. jobedis magno on 20 de dezembro de 2009 às 09:37

    Prezado pesquisador

    Sou ,orador do bairro do São José a 59 anos. Atualmente estou tentando fazer sua historia em um livro. O Açude Novo não ficava as margens do Açude Novo, se localizava depois do Baldo ou a pote como era chamada na época.Os coqueiros se localizava em um terreno alagado da sangria do referido açude.

     
  4. Unknown on 21 de dezembro de 2009 às 14:24

    Sem querer colocar lenha na fogueira, apenas com o intuito de esclarecer a dúvida.

    Vejam a foto postada no dia 15 de dezembro: há dois postes sobre a barragem do açude. Um está localizado na esquina e outro mais adiante.

    Por trás do poste localizado na esquina, temos uma estrutura construída, que não dá para identificar o que vem a ser. Do lado esquerdo, o coqueiral.

    Vejamos, agora, a foto que se questiona. Se salvarmos a foto e fizermos a ampliação, encontraremos os dois postes sobre a barragem e a estrutura por trás do poste do lado esquerdo.

    E por trás da barragem, os coqueiros de Zé Rodrigues.

     
  5. Anônimo on 19 de janeiro de 2010 às 07:04

    Pelas duas fotos dos Coqueiros de Zé Rodrigues, podemos observar que a Rua 13 de Maio não ficava as margens do Açude Novo. O Açude terminava no final do baldo quase em frete a casa do atual onde morava Paulinho da Caranguejo.

     
  6. Unknown on 26 de janeiro de 2010 às 12:06

    Primeiramente quero parabenizar os autores desse blog, que desde que o descobri acesso com frequencia quase diária. Não sei o porquê da polêmica? Não há dúvidas que se trata do Açude Novo tendo ao fundo os Coqueiros de Zé Rodrigues. Bela foto de resgate de nossa memória!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br