Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?



Durante o auge da cotonicultura em Campina Grande, nas primeiras décadas do século passado, nosso Município padecia da escassez de água. Com a construção do Açude de Bodocongó, pelo Prefeito Cristiano Lauritzen (1916) teve início a ocupação do seu entorno. Com isso, na década de 1930 foi implantada no Bairro de Bodocongó, às margens do açude de mesmo nome, a S.A. Indústria Têxtil de Campina Grande que era comandada pelos irmãos Ademar Veloso da Silveira e Agostinho Veloso da Silveira.

Atualmente, a escola "Espaço Educacional Carmella Veloso" funciona no prédio onde foi a residênia do senhor Ademar Veloso, também no bairro do Bodocongó, homenagem prestada pelo filho do casal empreendedor, Ademar José Veloso.

O prédio sede da FIEP, em Campina Grande, chama-se Edifídio Agostinho Veloso da Silveira, numa clara homenagem ao industrial sócio da tecelagem de Bodocongó.

Fontes: 
http://sede.pmcg.pb.gov.br/
http://www.carmelaveloso.com.br/ 

3 comentários

  1. Wyamma on 23 de junho de 2011 às 23:36

    É gratificante conhecer um pouco mais da nossa história.
    Parabéns pelas fotografias.

     
  2. Anônimo on 7 de setembro de 2011 às 15:16

    parabéns pelo blog, nos ajudou muuuuito!

     
  3. Lúcia C da Silveira on 18 de dezembro de 2018 às 16:57

    Estou fazendo a árvore de minha família e soube que meu bisavô saiu da Paraíba e foi para Bonito Pernambuco ele provavelmente nasceu em 1840. José Veloso da Silveira casou em Bonito com Maria Bittencourt Padilha da Silveira ela filha de Agostinho Pacheco Raposo e Gertrudes Bittencourt Padilha Raposo meu email Luciab2008@hotmail.com para informações sobre meu bisavô

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br