A primeira estação ferroviária de Campina Grande foi inaugurada em 1907, pela companhia férrea inglesa Great Western, como intento do então prefeito Cristiano Lauritzen, transformando nossa cidade no terminal da linha.
Seu primeiro trecho, entregue em 02 de Outubro de 1907, interligava Campina Grande à linha Recife-Natal.
Até a década de 40, a Estação Velha, como é conhecida hoje, foi o ponto de destaque no desenvolvimento econômico e cultural campinense. O transporte de produtos para outros portos do Brasil produzia um tráfego intenso de novidades e riquezas que aportavam influência na vida dos habitantes da região.
Em 1957, quando comemorava-se 50 anos da chegada do trem à Campina Grande, teve início a construção de uma nova estação ferroviária; buscava-se mais espaço para as manobras das máquinas e, consequentemente, a expansão dos serviços ferroviários locais.
A nova estação fora inaugurada em 14 de Fevereiro de 1961, pela RFN - Rede Ferroviária do Nordeste (a mesma Great Western após ser encampada pelo Governo Federal, em 1950). Está edificada no Bairro do Centenário e sua arquitetura lembra o Colégio Lyceu Paraibano, de João Pessoa.
Hoje, além do transporte de cargas, a imagem do cotidiano férreo campinense mais frequente é o Trem do Forró, durante os festejos juninos, onde os vagões transportam passageiros até o Distrito de Galante.
Seu primeiro trecho, entregue em 02 de Outubro de 1907, interligava Campina Grande à linha Recife-Natal.
Até a década de 40, a Estação Velha, como é conhecida hoje, foi o ponto de destaque no desenvolvimento econômico e cultural campinense. O transporte de produtos para outros portos do Brasil produzia um tráfego intenso de novidades e riquezas que aportavam influência na vida dos habitantes da região.
Em 1957, quando comemorava-se 50 anos da chegada do trem à Campina Grande, teve início a construção de uma nova estação ferroviária; buscava-se mais espaço para as manobras das máquinas e, consequentemente, a expansão dos serviços ferroviários locais.
A nova estação fora inaugurada em 14 de Fevereiro de 1961, pela RFN - Rede Ferroviária do Nordeste (a mesma Great Western após ser encampada pelo Governo Federal, em 1950). Está edificada no Bairro do Centenário e sua arquitetura lembra o Colégio Lyceu Paraibano, de João Pessoa.
Hoje, além do transporte de cargas, a imagem do cotidiano férreo campinense mais frequente é o Trem do Forró, durante os festejos juninos, onde os vagões transportam passageiros até o Distrito de Galante.
é lamentável essa situação que essa ferrovia se encontra ,total abandono tanto pelos governantes como pela empresa ferroviária ,já que não vão utilizar para trens de cargas e de passageiros ,deveriam usar como museu ferroviário e para o trem do forró ,essa estação é maior servia como cartão postal da cidade ,tudo nesse pais de bom é desprezado ,jogado no lixo :tanto por governantes sem visão como essa empresa que está sepultando partes das ferrovias ,depois que posar de bom menino !
Como era chamada a Estação Velha antes de receber esse nome?
Como uma coisa q ajudou imensamente na evolução da nossa economia paraibana se encontra nesse estado lamentável ??? Dar do só de passar e olhar
Eles são tão burros q nao percebem q isso poderia poderia dar uma melhorada no trânsito e como eu li em algumas pesquisas q esse tipo de transporte a passagem era 50% mais barata q os transportes rodoviários, e também era algo q gerava bastante empregos.Se esses canalhas parassem pra refletir um pouco na população e nn so neles poderiam pensar nisso também !!
que triste sdds trenzinho
feliz natal campinenses que não curte essa pagina ,preferem ver baboseiras ao invés de cultura ,patrimônios históricos um feliz ano novo .visite essa página não faz mal a ninguém !
feliz 2019 campinenses visitem essa pagina , não faz mal a ninguém !
Oi