Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

A primeira estação ferroviária de Campina Grande foi inaugurada em 1907, pela companhia férrea inglesa Great Western, como intento do então prefeito Cristiano Lauritzen, transformando nossa cidade no terminal da linha.

Seu primeiro trecho, entregue em 02 de Outubro de 1907, interligava Campina Grande à linha Recife-Natal.

Até a década de 40, a Estação Velha, como é conhecida hoje, foi o ponto de destaque no desenvolvimento econômico e cultural campinense. O transporte de produtos para outros portos do Brasil produzia um tráfego intenso de novidades e riquezas que aportavam influência na vida dos habitantes da região.

Em 1957, quando comemorava-se 50 anos da chegada do trem à Campina Grande, teve início a construção de uma nova estação ferroviária; buscava-se mais espaço para as manobras das máquinas e, consequentemente, a expansão dos serviços ferroviários locais.

A nova estação fora inaugurada em 14 de Fevereiro de 1961, pela RFN - Rede Ferroviária do Nordeste (a mesma Great Western após ser encampada pelo Governo Federal, em 1950). Está edificada no Bairro do Centenário e sua arquitetura lembra o Colégio Lyceu Paraibano, de João Pessoa.

Hoje, além do transporte de cargas, a imagem do cotidiano férreo campinense mais frequente é o Trem do Forró, durante os festejos juninos, onde os vagões transportam passageiros até o Distrito de Galante.


0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br