Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Apresentamos mais uma montagem feita no Google Sketchup 8, por Jônatas Rodrigues Pereira, que nos presenteia com os aspectos arquitetônicos do PAÇO MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE.

O belíssimo e saudoso prédio do Paço Municipal de Campina Grande teve sua construção iniciada em 1877 e sua inauguração em 02 de Dezembro de 1879. Ficava localizado ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, na Avenida Floriano Peixoto. Neste prédio funcionou o Fórum e a sede do Poder Legislativo campinense, onde foi realizada a última sessão da Câmara Municipal no Império e a primeira sessão da República (1889). Mais uma obra que a História detém registro apenas fotográfico, uma vez que o prédio foi demolido na polêmica reforma urbana do ex-prefeito Vergniaud Vanderley, no ano de 1942. 

Infelizmente os poderes públicos de outrora não compreendiam a importância de preservar a história de seu povo. Campina Grande neste período foi totalmente "retalhada", restando poucos prédios que trazem sua História. Em seu lugar, hoje existe apenas o pátio utilizado pela Diocese como estacionamento da Catedral, sem nenhum requinte e significado histórico. 

A pedra Fundamental do Paço está preservada no Museu Histórico de Campina Grande, na avenida Floriano Peixoto, quase defronte ao velho Paço Municipal. A montagem representa o prédio na primeira década do século XX, de acordo com a foto da imagem comparativa, onde ainda não havia calçamento nas ruas campinenses.

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br