Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Registro de grande importância histórica. É o ante-projeto do Estádio Presidente Vargas de propriedade do Treze Futebol Clube, encontrado na Revista "A Noite Ilustrada", edição do ano de 1938 e cedido ao "Retalhos" por Rau Ferreira:


Texto por Rau Ferreira

O Estádio “Presidente Vargas” – carinhosamente denominado PV – é o campo oficial do Treze Futebol Clube, um dos grandes campeões paraibanos e importante equipe futebolística da cidade de Campina Grande.

A concretização do sonho trezeano começou a partir da doação de um terreno localizado no bairro São José, por Argemiro de Figueiredo, no ano de 1937.

No anteprojeto de construção constavam quatro campos de esporte, pista de corridas, piscina olímpica com trampolim e arquibancada para 10.000 pessoas. E mais, estacionamento para 150 carros, hospedaria, restaurante, enfermaria e vestuários. Na entrada, havia previsão da construção de um pórtico monumental.

Pres. José Augusto Jr.
O Presidente do clube, Sr. José Augusto Júnior, estava a frente da obra, cujos trabalhos estavam orçados em 500 contos de réis.

Na primeira disputa realizada em campo, o Treze empatou com o Ypiranga pelo score de 3 a 3, com o gol de abertura de Alcides.

Para a imprensa da época, denominar-se de Presidente Vargas o campo do Treze era uma justa homenagem ao chefe da nação brasileira.

A inauguração do PV aconteceu no dia 17 de março de 1940.

Segundo nosso leitor Luciano Jordan: "O projeto é de Isaac Soares. O mesmo que projetou o Cine Capitólio e o Casino Eldorado!! Sensacional registro!!".

2 comentários

  1. Mário Vinicius on 26 de fevereiro de 2013 às 12:32

    Na condição de torcedor do Treze, fiquei sensibilizado com tal imagem, uma vez que não sabia sequer da sua existência. Por outro lado, através dela consolidam-se as palavras de Bióca quando da entrevista que me concedeu em 1994. A frente do estádio seria na R. D. Pedro I. Os terrenos onde hoje está localizada a atual entrada não eram de propriedade do Treze e foram adquiridos no decorrer da construção... Imagem preciosíssima, mesmo. Parabéns !

     
  2. Mário Vinicius on 27 de fevereiro de 2013 às 08:23

    Somente uma retificação quanto ao padrão monetário. O cruzeiro só foi implantado em 1942. Logo, a previsão da obra seria de 500 contos de réis...

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br