Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Os vídeos abaixo nos foram cedidos gentilmente pelo Eduardo Almeida. São imagens raras da conquista do Campeonato Paraibano de 1989 pelo Treze Futebol Clube, imagens da TV Paraíba, que na época ainda  estava engatinhando pois suas atividades se iniciaram em 1987. O comando esportivo era do competente Roberto Hugo, que faz muita falta nos meios esportivos de nossa imprensa.

As imagens correspondem aos jogos do Treze no triangular final daquele campeonato, que deu ao velho Galo da Borborema, o título daquele ano.

Jogo: Treze 5x1 Nacional de Patos


Jogo: Treze 2x0 Botafogo


Jogo: Treze 1x1 Nacional de Patos


Jogo: Treze 1x1 Botafogo (Jogo do Título)


Itan Pereira, ex-reitor da UEPB e trezeano, escreveu a seguinte crônica sobre o título de 1989 no Jornal da Paraíba:

O jogo foi numa noite de quarta-feira, 18 de outubro. O Treze jogava pelo empate em função de sua melhor campanha no decorrer da competição.

Sob a orientação sóbria de Erandir Montenegro e o puxado comando físico de Marcos Melo, o alvinegro empatou em 1x1 com o "Tricolor do Contorno", gol de Neto Surubim, e garantiu a conquista do supercampeonato. Sim, foi uma superdecisão. Sem nem se preocupar tanto com a arbitragem, que veio de fora - o juiz foi Romualdo Arppi Filho - e o público, certamente por ser uma noite, não foi grande e nem tão pequeno: 10.505 pessoas pagaram para ver o Galo cantar o título de campeão antes da meia-noite.

O time inspirava confiança até no mais cético torcedor, a começar pelo goleiro Eduardo (que não jogou a final), um gaúcho que virou Chico depois de famoso e por causa de suas peripécias sexuais no exterior. Na defesa, Lelo e Hélio Carioca sobressaiam; no meio de campo Roberto Nascimento garantia a cabeça de área e Neto Surubim completava o trio fazendo o terceiro homem, como falso ponta-esquerda. O baixinho Rocha, no ataque, usava a cabeça para ser o artilheiro da competição com 35 gols (foi também o artilheiro do Brasil), ajudado pelo ponteiro Julinho, que brilhou também no exterior. Foi sem dúvida, um grande título.

O Plantel do Galo campeão em 1989

13 comentários

  1. Jóbedis Magno de Brito Neves on 15 de junho de 2010 às 11:16

    PARABENS AO RHCG POR ESSA BELISSIMA MATERIA QUE RELEMBRA UM TEMPO NÃO TÃO MUITO DISTANTE QUE O FUTEBOL CAMPINENSE E EM ESPECIAL OS TORCEDORES DO GALO SENTE SAUDADES DE "VERDADEIRAMENTE" CRAQUES E O BOM FUTEBOL. MUITO BOM REVER E SABER QUE TEM GENTE COMO VCS QUE SEMPRE ESTÃO RESGATANDO E RELEMBRANDO COISAS DO NOSSO PASSADO. COMO DIZ O " GALVÃO BUENO ". HAJA CORAÇÃO! QUANTAS LEMBRANÇAS BOAS DO NOSSO VELHO E QUERIDO FUTEBOL DE ANTIGAMENTE.QUE BOM REVER ISTO tudo isso e saber, alguém se preocupa em resgatar essa história maravilhosa. PARABÉNS

     
  2. Anônimo on 15 de junho de 2010 às 13:47

    Obrigado Jobedis, o mais difícil porém é conseguir esse material. Por exemplo, do Campinense, quase não existe nada. E de 1986, o grande ano da história do Treze, registros em vídeos, se houver, estão com pessoas que não tem o interesse que as imagens seja divulgadas.

     
  3. Anchieta on 15 de junho de 2010 às 13:52

    Roberto Hugo, uma reserva moral da crônica campinense.

     
  4. Unknown on 29 de novembro de 2018 às 20:21

    Parabéns sem dúvida um grande jornalista esportivo. Tb um grande time.helio carioca

     
  5. Josiran Souza on 2 de abril de 2019 às 11:34

    Mim lembro muito bem, eu estava com, 17 anos, saudades grande desse tempo! Hoje pela graça de Deus eu sou um servo Dele, não vou mais a campo, mais nem que eu quisesse esquecer o galo, não conseguiria! Parabéns a todos que fazem parte dessa nação.

     
  6. Unknown on 6 de fevereiro de 2020 às 21:12

    Participei desse grande time de1989,hoje relembro com saudades essa equipe que era forte em todos os aspectos,dos amigos inesquecíveis,Julinho,hélio carioca,Gilson,Kleber e todos outros amigos e parceiros da bola.

     
  7. Unknown on 6 de maio de 2020 às 04:29

    Esse time era muito forte com todo respeito ao mazinho e ao givaldo .mais se o treze joga a final com chico e helio carioca a confianca seria outra e o treze venceria o jogo de volta tb.

     
  8. Unknown on 6 de maio de 2020 às 04:31

    Valeu amigo aqui e o helio carioca

     
  9. Unknown on 6 de maio de 2020 às 04:37

    Esse time jogaria bem contra qualquer grande time do fotebol brasileiro biluca e helio carioca a melhor dupla de zaga que vi no treze.falar em helio carioca so perde para o durval onde ia era campeao segundo jogador com mais titulo no nordeste jogava simples mais sempre seguro

     
  10. Unknown on 6 de maio de 2020 às 04:39

    Helio carioca 31 985569820

     
  11. Unknown on 8 de julho de 2020 às 14:19

    o treze jogou o brasileiro contra o Itaperuna e foi eliminado vale lembra que o campinense jogou o primeiro no amigão com 7 desfalques e empatou lá no Rio empatou em 0 x 0 e teve dois pênaltis não marcado.lembrando que o Itaperuna meteu 2 x 0 no Flamengo na gaveta e 4 x 1 em Itaperuna com 4 gols do centroavante Alexandre o terro do Flamengo e artilheiro do carioca.acabado o jogo no Rio a imprensa escolheu o zagueiro Hélio carioca o melhor em campo só si falava no nome do zagueiro após a partida.

     
  12. Unknown on 8 de julho de 2020 às 14:22

    o treze e o jogo contra o Flamengo foi o primeiro contra o Itaperuna foi na gaveta só consertando

     
  13. Unknown on 26 de junho de 2021 às 20:08

    Saudades desse time

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br