Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

por Emmanuel Sousa, Blog Alma Corsária

 
"Oração pela Família" (Pe. Zezinho)

Existem pessoas que não são da nossa família, não são nossos vizinhos, não conhecemos pessoalmente, mas temos um carinho tão grande que chegam a fazer parte do nosso cotidiano, de forma que se inserem em nossas vidas em determinados momentos e lhe tomamos a confiança com base, apenas, na segurança com que exercem suas atividades profissionais jornalísticas.

Estou ‘falando’ da função do radialista!

Hoje, especificamente, este preâmbulo está me levando à um estado de profundo pesar, pois Campina Grande não foi acordada hoje por uma das mais tradicionais vozes da radiofonia local; o jornalista, o professor, o ativista cultural, o multimídia Wilson Maux!

Por tantos anos fui acordado com sua voz à frente dos comandos da Rádio Campina FM em minha adolescência quando precisava levantar às 5:30hs para me aprontar para ir para o CAD... o programa “Desperta Campina” era a cara dessa aurora!

Às 6:00hs, sempre era executada a tradicional “Ave Maria” que me anunciava que em mais 30 minutos acabaria meu tempo para sair ao ponto do ônibus que dificilmente atrasava.

Sempre admirei as crônicas produzidas pelo Maux. Quando eu era criança, me lembro da primeira vez que compus um texto... Li para meu pai escutar, e meu avô vibrava de entusiasmo com aquela cena, e eu estava ali tampouco começando a desenvolver uma habilidade que me acompanharia pra sempre mas, antes de tudo, estava imitando o mestre Wilson Maux em suas crônicas diárias “Bom Dia para Você”.

Sua voz característica, marcante, facilmente era absorvida por nossa audição, pois tinha um efeito muito agradável, tamanha era a maestria na forma com que ela se utilizava de um dos seus melhores dons. 

O final do seu matutitino era marcado pela execução da "Oração pela Família", de Pe. Zezinho (SCJ), na qual ele oferecia pelas intenções diversas sugeridas pelos ouvintes que lhe telefonavam solicitando que naquela oração em forma de canção, estivesse também, a ação de graças e/ou pedido elevado às divindades.

O jornalístico "Jornal Integração" também tinha a "sua cara", do qual me informava sobre as notícias de nossa cidade e do nosso Estado.

Entre a emoção que me toma nesta manhã nebulosa de 17 de Janeiro de 2011, ouvia à pouco a Campina FM reproduzindo o encerramento do seu programa na sexta-feira passada, quando ele, alegremente, dizia “Até Segunda-Feiraaaaa!”.

Infelizmente, pra ele não houve segunda-feira! Um infarto fulminante não lhe permitiu despertar, nem despertar-nos... 

Hoje, Campina Grande não despertou.

***               ***               ***

O radialista Nixon Motta, da Campina FM, recebeu da esposa de Wilson Maux o texto da última crônica escrita na noite de ontem (Domingo 16.01.2011). Ironicamente, o título desse texto é "Segunda-Feira é Triste", do qual Nixon fez sua leitura, no programa de Josinaldo Ramos, postado a seguir:

2 comentários

  1. Leda Maria on 22 de janeiro de 2011 às 17:20

    WILSON a saudade vai apertar um pouco dentro do nosso peito. Vai dar vontade de ligar o rádio para ouvir a tua voz... e vai dor tanto!Não ouviremos mais a tua voz. Esta voz que marcou gerações, entre estas a minha. A ultima vez que o encontrei foi no calçadão da Cardoso Vieira.
    Você hoje está em outro plano que Deus escolheu para você.
    Até logo!
    "A morte não é nada.
    Eu somente passei para
    o outro lado do Caminho."
    Santo Agostinho

     
  2. Anônimo on 30 de janeiro de 2011 às 17:44

    Só Deus sabe o que fez Maux escrever sobre a infância, justo na véspera da última partida...

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br