Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

(por Adriano Araújo)

No primeiro semestre do ano de 1980, vários crimes ocorrem em seqüência na cidade de Campina Grande. Marginais de certa periculosidade eram os escolhidos pela organização chamada “Mão Branca”.

Segundo o Diário da Borborema, tudo surgiu em virtude de uma “brincadeira” do agente Lidinaldo Motta, que ao ser transferido para Campina Grande, sugeriu 115 nomes de supostos marginais que deveriam morrer.

Alguém levou a brincadeira a sério e uma lista chegou às mãos de Cícero Tomé, Supervisor Policial, na Central de Polícia de Campina Grande.


Cícero Tomé

O nome “Mão Branca” foi em virtude de um crime cometido pelo famoso “Esquadrão da Morte” do Rio de Janeiro. Ao assassinar um marginal, a polícia carioca deixou um pano branco sobre o corpo, que se assemelhava a uma luva. Surgiu daí o apelido do grupo de extermínio que virou legenda nacional.

O primeiro crime ocorrido foi à morte de Roberto Galdino do Nascimento, o “Beto Fuscão”, crivado de balas próximo ao Estádio Ernani Sátiro.

A atuação do grupo se deu praticamente apenas em Campina Grande, apesar de ter assassinado “Bermuda”, que era um foragido da Serra da Borborema, que fugira para a capital com medo de morrer. Quem ousasse tripudiar da organização, não escapava da ira do Mão Branca, a exemplo de “Mocotó”, um marginal que ousou zombar do grupo de extermínio: morreu crivado de balas, num terreno abandonado. Assim, Campina Grande novamente voltaria às manchetes nacionais, após o episódio “Borboletas Azuis”, alvo de um tópico aqui nesse blog.

O “Esquadrão da Morte Paraibano”, não se limitou apenas a matar e ameaçar marginais. Políticos, advogados entre outros, também sofreram ameaças da organização. Foi o que aconteceu com o ex-prefeito de Campina Grande, William Arruda, que era tio de Ataliba Arruda, acusado de diversos homicídios. William na época era representante do Governo Estadual em Campina Grande. A carta, abaixo escaneada, também fazia uma ameaça a Agnello Amorim.



Todavia, Arruda não se intimidou e através do governador Tarcisio Burity, formou uma Comissão de Justiça e Paz na cidade, na tentativa de apurar os crimes do Mão Branca. A Comissão de Justiça e Paz era formada pelos advogados Tereza Braga e Hermano Nepomuceno e os padres Cristiano Joosten e Carlos Beylier. Todos foram alvos de ameaças do grupo. O bispo D. Manuel Pereira, preocupado com as ameaças, chegando ele próprio a receber algumas, procurou William Arruda para que o mesmo tomasse conhecimento das ameaças ocorridas.

Segundo o Diário da Borborema de 1997, o policial Humberto Tomé da Silva, filho de Cícero Tomé, ainda acreditava que seu pai fora vítima de perseguição política. “Ele era filiado ao PMDB, na época um partido de Oposição. Inventaram essa história do Mão Branca para abalar o prestígio de meu pai”, opinou. “A imprensa contribuiu muito para criar o mito do Mão Branca”.

Alguns acusados pelos crimes chegaram a ser julgados, a exemplo de Carlos José de Queiroz, o “Zé Cacau”, ex-agente policial e José Bazílio Ferreira (Zezé Bazílio). O processo constava de cinco volumes, com pelo menos 1.140 páginas. O julgamento praticamente parou a cidade, com ampla cobertura da imprensa local. Os réus chegaram a contratar os serviços do conceituado criminalista na época, Dalmo Dallari.


Zé Cacau

Zezé Basílio

Zezé Bazílio seria condenado a mais de meio século de detenção, enquanto Zé Cacau seria absolvido pelo júri. Nos “scans” a seguir, reportagens do Diário da Borborema sobre o julgamento. Cliquem para ampliar:







O grupo de extermínio que atuou em Campina Grande, com o nome de Mão Branca, nasceu de uma brincadeira, mas foi levado a sério por policiais dotados do instinto de matar, que visavam à notoriedade. Oficialmente foram oito mortes - seis delas em uma semana.

Fontes Utilizadas:

Diário da Borborema

110 comentários

  1. Anônimo on 23 de outubro de 2009 às 22:23

    MEDO!

     
  2. Unknown on 14 de dezembro de 2009 às 14:34

    Na época que bandido tinha medo!

     
  3. assis pontes on 22 de fevereiro de 2010 às 18:42

    Sinto muita saudade de mão branca porque foi um tempo em que bandido
    respeitava mais a sociedade e tinhamos policiais de vergonha e coragem, destemidos para enfrentar os marginais da epoca. Zezé Basilio
    só fez o bem a Campina. Lugar de bandido é o cemitério. Digo e assino:
    Sou Assis Pontes e tenho nojo de bandido.

     
  4. Maricelia Santos on 6 de março de 2010 às 07:14

    Ai q tempo bom era aquele onde bandido era colocado em seu devido lugar e temia a policia achava Zezé Basilio o maximo pois ele so fazia o bem tirando esses bandidos do nosso convivio social.
    odeio bandido!!!

     
  5. Anônimo on 23 de março de 2010 às 19:13

    tá mais que na hora de se formar uma nova equipe! eu apoio! kabra ruim tem mesmo é que morrer!

     
  6. Unknown on 16 de abril de 2010 às 20:03

    já pensei em fazer justiça com as próprias mãos, mas hoje os recursus
    do minitério público me empedem, esse é meu desabafo.

     
  7. Anônimo on 26 de maio de 2010 às 01:53

    não sou do tempo da mão branca más...
    o pai de um grande amigo era da mão branca.
    gostaria que esse tempo voltasse pra que os marginais temessem à polícia de campina grande.

    meu pai tem 27 anos de polícia e ele me fala que adora à profissão que exerce e ele ja fez muito pela cidade, ja ganhou duas medalhas por "BRAVURA" más hoje ele não pode fazer mais nada! por que fizeram os "DIREITOS HUMANOS" e esses direitos humanos foram feitos para os bandidos, por quê gente de bem não prescisa desses direitos!

    tô estudando pra ser polícia e só não entro se DEUS não quiser.
    por que não sou de perdoar marginais não!!!

     
  8. Ulisses Julf on 1 de junho de 2010 às 19:05

    Impressionado. Sou neto de cicero tome. Nao cheguei a conhece-lo. conheco poucos parentes na verdade. Nasci e fui criado fora do nordeste. porem sempre escutei falar dessas historias e pesquiso pela internet sobre meu avo.

     
  9. jo on 13 de junho de 2010 às 18:08

    sou filha do cicero tome .e me orgulho muito do meu pai ,ñ é verdade o q um sr comentou aí ,q ele formou todos os filhos com dinheiro de corrupção ,a prova é q ñ tem nem um DR NA FAMILIA, SOMOS TODOS POBRES

     
  10. Anônimo on 13 de junho de 2010 às 19:36

    Deveria existir várias Mãos Brancas em todo país. Bandido não faz bem para ninguém, só trazem sofrimentos e desgraças até para seus próprios parentes. Bandido não pode nem ser considerado como lixo, porque um lixo é origem de algum produto de proveito na sociedade, e bandido é só desgraça. E seria bom também incluir os políticos corrúptos e os promotores que defendem bandidos.

     
  11. Jorge Tomé on 13 de junho de 2010 às 19:56

    Sou filho de Cicero Tomé e sei o quanto esse periodo do mão branca foi dificio para a familia (década de 80). No entanto, percebi quando viajei para Campina Grande(1998), a cidade estava passando por dificuldades na area de segurança pública, fato que nunca vai mudar em nosso país.
    Com isso, uma das virtudes que aprendi com meu Pai foi nunca ser corrupto e muito menos aceitar a ideia de marginal que agrede nosso Estado de direito.
    Hoje defendo um outro Estado dentro dos principios constitucionais, principios estes que muitos que declaram que meu Pai foi bandido não conhecem e muito menos sentem na força policial um aliado aos nossos direitos.

     
  12. Anônimo on 4 de setembro de 2010 às 14:41

    QUE FALTA FAZ UM GRUPO DE EXTERMÍNIO DO PORTE DO 'MÃO BRANCA'!!! LEMBRO-ME BEM DE COMO SE ANDAVA PELAS RUAS DE CAMPINA GRANDE SEM MEDO ALGUM, POIS, BANDIDOS OPTARAM EM MORAR LONGE, FORA DA PARAÍBA. ATUALMENTE SE FAZ NECESSÁRIO UM GRUPO 'MÃO BRANCA' EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS. E É FÁCIL, FÁCIL MONTAR UMA EQUIPE PARA TAL FIM. É SÓ QUERER.

     
  13. Anônimo on 4 de setembro de 2010 às 14:41

    QUE FALTA FAZ UM GRUPO DE EXTERMÍNIO DO PORTE DO 'MÃO BRANCA'!!! LEMBRO-ME BEM DE COMO SE ANDAVA PELAS RUAS DE CAMPINA GRANDE SEM MEDO ALGUM, POIS, BANDIDOS OPTARAM EM MORAR LONGE, FORA DA PARAÍBA. ATUALMENTE SE FAZ NECESSÁRIO UM GRUPO 'MÃO BRANCA' EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS. E É FÁCIL, FÁCIL MONTAR UMA EQUIPE PARA TAL FIM. É SÓ QUERER.

     
  14. Anônimo on 13 de setembro de 2010 às 20:46

    Sou filho do grande policial CICERO TOMÉ,o qual tenho muito orgulho.
    Meu pai nunca foi bandido, porém, defendia a população dos marginais.
    Para nós da familia foi muito dificil esta epóca e complicado, sofriamos muito com perseguições de marginais quando descobriam que erámos filho do melhor policial que já existiu em nosso país.
    Hoje sou radialista e jornalista, meu pai nos ensinou a respeitar para ser respeitado.

    Olhei alguns comentários de parentes meus (os quais ainda não conheço), quero agradecer a todos pelas as palavras.

     
  15. Anônimo on 13 de setembro de 2010 às 20:46

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  16. Anônimo on 16 de outubro de 2010 às 18:53

    Bandidos o Mão Branca foram os maiores bandidos que atuaram em Campina Grande. BAndidos sim pois causavam panico e terror a todos q estavam a sua volta. a Ponto de atentarem a vida de um jornalista levando o mesmo a torre 1 do Amigão, só não o executaram pois o mesmo deu a noticia na rádio com quem estaria naquela noite. BAndidos sim pois aterrorizavam toda cidade

     
  17. Anônimo on 2 de novembro de 2010 às 13:15

    O policial é o facínora amparado pelo Estado;
    O bandido é o facínora que nao tem esse amparo;
    Os dois são da mesma estirpe;
    Ambos violentos e desajustados;
    Um admira o outro;
    Há entre eles uma relação de amor e ódio;
    Um é torturador, o outro assaltante;
    Apenas uma patética lei os separa;
    Enfim, são iguais;

     
  18. Anônimo on 9 de novembro de 2010 às 21:25

    Pra mim quem defende bandido, bandido é.

    Hoje em dia não temos polícias bons, temos um bando de nerds que entram lá porém não tem coragem.

    Esses rapazes Zeze Basilio e Zé Cacau mereciam eram condecorações e não cadeia.

    Saudades de mão branca, pois bandido ficava no seu lugar.

    E direitos humanos só para humanos direitos.

     
  19. Anônimo on 29 de janeiro de 2011 às 06:44

    sou walisson bazilio sobrinho de zeze bazilio, meu tio fez o que achava certo , hoje em dia a população ta do lado de bandido e não das policias pq se tivesse as coisas seria diferentes
    por isso que condenaram meu tio so que hoje vivem no medo acho pouco quando teve alguem que impos botaram na cadeia e hoje reclama sociedade hipocrita.sou mão branca no sangue

     
  20. cicero tome da silva junior on 21 de março de 2011 às 23:58

    meu nome e cicero tome da silva junior tenho 36 anos sou policial militar.meu pai nunca foi bandido.fascinora ou qualquer tipo de criminoso.como aguns covardes anonimos escreveram.ele tinha os seus defeitos como qualquer ser humano e o pior deles foi defender uma sociedade covarde que vem anonimamente chamar meu pai de criminoso.se ele fez alguma coisa ninguem provou nada ate porqye ele foi absolvido das acusaçoes mais o certo e que muitas pessias importantes estavam envolvidas e ficaram com o rabo entre as pernas muitos postam cometarios se dizendo filho dele eu so reconheci o meu irmao jorge tome se essas pessias sao realmente filho dele porque nao tiveram a concideraçao de ir no enterro do propio pai. Meu imail para contato silvajun@hotmail.com

     
  21. cicero tome da silva junior on 22 de março de 2011 às 14:47

    meu nome e cicero tome da silva junior tenho 36 anos.e fico indignado quando pessoas postam comentarios se dizendo filho de cicero tome.depois de meu pai sair da paraiba veio morar em belem do para e pelo que me recordo nenhum de seus filhos nunca procuraram saber dele so reconheci um irmao que e jorge tome os outros nunca ouvi falar.bem fomos morar no municipio de salinase apos alguns anos meu pai ficou doente e resolveu voltar foi morar no bairro de monte castelo morreu la aos 73 anos e nao apareceu nenhum de voces que se dizem filho e neto de cicero tome.

     
  22. Emmanuel Sousa on 22 de março de 2011 às 14:49

    Monte Castelo?! Marrapaiz, fui vizinho de Mão Branca e não sabia!

     
  23. cicero tome da silva junior on 22 de março de 2011 às 14:58

    meu pai nunca foi um facinora nem bandido como postou esse covarde anonimo e nunca sustentou ou formou os filhos com dinheiro de crime nenhum ate porque nada foi provado contra ele.ele e sim cabra macho e honesto os verdadeiros criminosos sao aqueles de terno e gravata.e gostaria de dizer que um jornalista publicou um livro sobre o mao branca esse cara deveria se envergonhar de tanta mentira sobre o meu pai . mao

     
  24. cicero tome da silva junior on 22 de março de 2011 às 15:07

    sim emanuel voce era vizinho do meu pai mais precisamente na obdedon licarion eu moro em belem do para sou policial militar e sempre vou a campina nas ferias meu pai morreu nesse bairro e as pessoas que se dizem filho dele nunca foram velo nem na hora de sua morte

     
  25. Emmanuel Sousa on 22 de março de 2011 às 15:11

    Morei até os 24 anos na Rua Obdedon (Abdedon) Licarião meus pais ainda estão lá! Curioso ninguém nunca ter atentado pra presença do "homi" ali.

     
  26. Emmanuel Sousa on 22 de março de 2011 às 15:17

    Não foram escluídos não, Cícero... há algum tempo eu fui ver o que tava havendo e eles estavam em uma pasta separada do Blog esperando confirmação para publicação! JÁ ESTÃO TODOS PUBLICADOS! (Eu fui vizinho de Mão Branco, oh!!! KKK)

     
  27. cicero tome mao branca on 31 de março de 2011 às 16:08

    meu nome e celio tome sou filho de cicero tomé da silva com muinto orgulho, quero dizer a esses que criticam meu pai que vcs nao tem coragem por que se tivessem nao criticavam ele depois de morto, mais não se empogue porque os filhos ainda estão vivo, e que ro dizer que meu pai tem honra e carater e mais que querão nunca vao desonra-lo, bem quero falar que e muinto triste ver seu pai morrer em seus braços como aconteceu comigo e carregarei essa sena pelo o resto de minha vida, e meu pai teve 4 filhos os quais ele se orgulhava muinto por que tiverão com ele sempre até nos piores momenttos, que são eles , Jose de Arimateia Tomé da silva CB DA POLICIA MILITAR DE BELÉM DO PARÁ- Cicero Tomé da Silva Junior CB DA INTELIGENCIA DA POLICIA MILITAR DE BELEM DO PARÁ, Jorge Tomé da Silva, INTELIGENCIA DO BOMBEIRO DE BELÉM DO PARÁ e Célio Tomé - S1 DA FORÇA AEREA BRASILEIRA DE BELÉM DO PARÁ. SÃO OS FILHOS QUE DERÃO ORGULHO A ELE. certo então se tem outra familia pelo almenos venha ver a onde seu pai e avo esta enterra tenha pelo almenos a dignidade de saber a onde um icone da historia da paraiba esta enterrado obrigado, e para os meus irmãos de belém do Pará um beijo e um abraço me orgulho muinto de vcs e fiquem com deus sempre.

     
  28. Comunidade do Orkut "Profs. de História CG/PB" on 10 de abril de 2011 às 01:05

    Estou abismado pelo que li aqui. É incrível a que ponto chegamos, ao ponto de se achar justificável matar alguém para fazer justiça com as próprias mãos. Voltamos a Lei do Talião? É nessa hora que vejo a viagem perdida que Jesus deu p vir até aqui pregar o perdão e o amor ao próximo. Vivemos em um país democrático, acham injusto um bandido ir solto em pouco tempo por matar ou roubar? Vote em quem defende o contrário, por questões ideológicas não por interesse em manter um empreguinho. Querem que seja diferente, pensem em mudar a constituição, enquanto não houverem essas mudanças temos que viver dentro do que ela determina, ou então, mude de país, vá para a Líbia ou então para a China, onde a família paga a bala que o bandido é morto. Enquanto aqui não for assim, temos que manter os direitos elementares de todos, independente se é bandido ou não. Certa vez eu estava no terminal de integração quando vi dois policiais agredindo um bêbado, chutaram-no, arrastaram pelas pernas com as costas do chão de um lado para o outro até tirarem ele de lá. A mulher que estava do meu lado perguntou pq eles fizeram isso, e eles disseram que o sujeito estava armado e iria roubar o ônibus. Ora, se de fato ele estava armado por que não o prenderam? Por que não reagiu? Por que bateram nele na frente de centenas de pessoas e diante de todas as câmeras do terminal? Agora imaginem o que pode ser feito por estes se tiverem oportunidade de fazer isso em alguma viela escura. Acham que a violência é cometida somente por bandidos? Pensa que está longe de ser uma vítima do autoritarismo e do abuso de poder pq é parente de algum "puliça" ou de algum "Dr"? O mundo está assim hoje não é por que não existe publicamente novos "mão branca", mas pq os valores são outros, os tempos são outros. Eu tenho nojo de ver o que estamos nos tornando. O que mudará a sociedade não são mais presídios e armas não gente, isso dá um efeito temporário, é educação em seu sentido mais amplo que mudará.

     
  29. Comunidade do Orkut "Profs. de História CG/PB" on 10 de abril de 2011 às 14:35

    Saudações

    Quando afirmei estar abismado com o que estava lendo e falei em preocuparmos com os direitos elementares, não me referia à postagem, que com certeza foi pensada pelos organizadores do RHCG com a maior competência e comprometimento de sempre, estava me referindo aos comentários, alguns dignos da SS que infelizmente encontrei aqui sobre tal ocorrido.

    Aos organizadores do blog, minhas sinceras desculpas se isso não ficou claro. Vocês do RHCG sabem o que é democracia e a principal demonstração disso está aqui, não há controle, censura ou limite dos comentários.Aos comentadores, espero que a Lei do Talião nunca seja uma alternativa contra vocês ou suas famílias.

    Cada um pode ter sim sua opinião, desde que a ética, o respeito ao outro e os direitos elementares de TODOS sejam preservados.

    att

     
  30. Jackson Rilton Lima on 15 de abril de 2011 às 23:02

    Muito me entristece saber que na minha querida cidade, aconteceram fatos tão lamentáveis e que ainda tem um bando de babaca, que vem aqui escrever e dizer que bons
    tempos eram aqueles. Vocês me dão nojo!

     
  31. cicero on 24 de abril de 2011 às 16:01

    sim realmente concordo que matar outrass pessoas para se fazer justiça nao e o certo deve se realmente sentir nojo de pessoas que veem seus filhos serem mortos suas filhas serem estrupadas crianças todos os dias sendo abusadas isso se deveria ser perguntado diretamente a elas.maes e pais filho ou filha que teve o seu ente querido morto.o nazismo ate hoje existe nos paises mais desenvolvidos e ate aqui no brasil mais a diferença e que eles mataram e matam pessoas inocentes nao querendo dizer que e certo matar qualquer se humano seja ele criminoso ou nao niguem tem esse direito pessoas

     
  32. cicero on 24 de abril de 2011 às 16:24

    campina grande para mim e a cidade mais linda do brasil com pessoas realmente ospitaleiras e alegres o que aconteceu anos atraz foi realmente um momento ruim para a historia de nossa cidade eu nao moro em campina e nao quero tentar justificar nada mais se algum amigo que mora na cidade poderia me dizer como nos dias de hoje se encontra a segurança a saude en nossa cidade de campina grande nao e justo tentarmos apagar o que ocorreu no passado e esquecermos do futuro principalmente relacionado aos jovens que a cada dia se perdeç no mundo das drogas bem sou filho de um dos acusados de ser do mao branca nao posso afirmar nada ate porque era muito pequeno nessa epoca nao sei se voces sabem mais a casa de meu pai foi metralhada e quase uma bala de fuzil atingiu a cabeça de minha irma e meu pai sempre me falou que quem havia metralhado a sua casa foram proprios policiais que trabalhavam com ele por isso que acredito que naquela epoca aconteceu coisas que so poucos sabem e nao podem falar mais com certeza a populaçao de campina grande saberia se nao tivesse gente grande envolvida que hoje usuflui dos crimes que cometeram no passado se ter seus nomes estapados em jornais e revistas de campina grande.

     
  33. Autrend on 28 de abril de 2011 às 18:04

    Jackson, você se sente mais seguro ao ver bandido com medo ou a população?
    Se você acha que prisão é a solução, eu discordo completamente. Compare os dias de hoje com a época do grupo 'Mão Branca', qual dos dois tempos você se sentiria seguro ao andar pelas ruas?
    Acho que Assassino, estuprador e outros que cometem crimes absurdos devem sim receber o troco com a mesma moeda. Se sabe matar é porque não tem medo de morrer. Aliás sabe o que é mais absurdo? que do começo do ano até agora já foram registrados mais de 50 homicídios na cidade, acha isso certo?
    A 'Mão Branca' deveria ser usada, na minha opinião, em situações como essas, extremas. Campina não é mais a mesma, já foi-se o tempo em que sair para trabalhar não era arriscar a vida à própria sorte.

    Resumindo, voto a favor da 'Mão Branca', digo isso por meu tio, que foi uma das vítimas desses marginais.

     
  34. Anônimo on 2 de maio de 2011 às 09:46

    É muito bonito esse papo de "direitos elementares de todos"

    O bandido na hora de matar não pensa na família da vítima, nem muito menos no terror ou dor que possa causar ao vitimado.

    São pessoas que infelizmente não podem ser corrigidas pelo "sistema comum".

    Pessoas (?) assim não fazem nenhuma falta à sociedade. Se são extirpados da sociedade, isso não me importa. Prefiro um bandido morto, ao invés de um pai de família trabalhador e honesto!

    Uma sociedade justa de direito, é aquela em que o cidadão de bem pode andar na rua sem medo! E não o contrário! Hoje, quem vive enclausurado é o ser de bem. Absurdo, inversão total.

    Deus queira que esses que defendem bandido, não sofram nas mãos sujas destes animais, lixos humanos.

    Direitos humanos para humanos direitos.

     
  35. Anônimo on 18 de maio de 2011 às 18:02

    Meu nome Ana Maria tome moro em Belém do para e muito me entristeçe em saber que campina grande já ocorreu 50 homicídios e gostaria de informar que nenhum dos filhos de Cícero tome foi formado com dinheiro de corrupção e nenhum outro tipo de coisas ilícitas e fico mais indignada com pessoas que defendem criminosos que assaltan matam estrúpan e cometem os mais diversos crimes sem piedade de ninguém gostaria que vocês que postaram comentários achando errado sobre o mão branca que tal vocês perguntar as muitas mães e país que tiveram seus filhos maridos mortos por esses marginais

     
  36. vitor tomé on 19 de maio de 2011 às 19:01

    Meu nome é vitor da silva e silva moro em belém do pará fiquei muito triste quando fiquei saberdo q aconteceu isso em juão pessoa já aconteceu varios homicidios e graças a Deus q os filhos de Cicero tomé não forão mortos pelos inimigos de Cicero, eu sou neto de Cicero tomé é Graças a Deus q eu sou o neto de Cicero tomé eu não cheguei a conhecelo o Cicero, eu não passei a minha ifancia em juão pessoa, mais eu quero escrotiar esse professor de História q ele nem sabia muito da vida de Cicero tomé esse professor ele fica envetando muitas coisas de meu avó e essas coisas q ele ficou falando mau de Cicero tomé agente da familia não gostamos q vc falou.
    Eu queria saber ser os Pais e Mães queria q seus filhos maridos mulheres fosser mortos pelos esses maginais.
    Eu acho q esse professor queria q o filho dele fosse foto pelo maginais.

     
  37. Comunidade do Orkut "Profs. de História CG/PB" on 28 de maio de 2011 às 16:54

    Saudações cidadãos de bem

    Primeiro: Em nenhum momento falei que defendia bandido, defendo direitos iguais para todos, independente se é um médico envolvido em corrupção no SUS, um policial que atira em uma criança como aconteceu no Ceará (http://tudoglobal.com/blog/capa/64850/filho-na-garupa-do-pai-e-baleado-por-pm-no-ce.html), ou ainda, para um atirador numa escola. Se aceitamos um novo grupo de extermínio, estamos dando o aval para que qualquer um se torne vítima de interesses pessoais, políticos e etc, mas que oficialmente seja dado como acerto de contas ou outra coisa parecida. É verdade, bandidos não tem escrúpulos, não respeitam Leis ou tem compaixão. Deus me livre que minha família ou eu mesmo seja vítima de um. Mas que também, queira ou não, são pessoas, humanos que podem sim mudar, não existe irrecuperável, existem sim pessoas sem perspectiva, sem esperança. Não será a morte de todos os bandidos atuantes na atualidade que a coisa irá resolver, mata-se um aqui aparece outro acolá. Possivelmente vocês tiveram sonhos quando criança e ainda os tem. Alguns até já estão realizados. Mas vocês não sabem o que é olhar para uma criança de 10 anos sem sonhos, sem expectativa de mudança de vida, sem ver um futuro, enxergar somente o hoje.

    Segundo: Concordo que tem que se pagar sim pelos crimes cometidos, mas, isso deve ser feito pela forma legal e constitucional, caso contrário, vamos rasgar a nossa Carta Magna e usurpar o direito de todos, viver constantemente em Estado de Sítio. Vamos fazer outra constituição que reconheça a pena de morte, mas para isso, em um país democrático, temos que votar em quem defende esse tipo de mudança. É revoltante sim ver criminosos e assassinos impunes, eu concordo, mas se queremos mais rigidez, teremos que promover mudanças nas Leis, antes disso, qualquer coisa é ilegal.

     
  38. Comunidade do Orkut "Profs. de História CG/PB" on 28 de maio de 2011 às 17:05

    Terceiro: Ao jovem que disse que iria me “escrotiar”, seja lá o que isso queira dizer, afirmo que não conheci o Sr. Cícero Tomé. Acho que você confundiu ou não entendeu. O que sei dos “mão branca”, é resultado de leituras, inclusive em jornais da época e de comentários que escutei em toda a minha vida, pois ainda era muito criança nessa época. Provavelmente a maioria dos mais velhos e você, conhece a informação filtrada, pois tanto os jornais e a opinião pública da época informavam os acontecimentos de um forma ou de outra, bem certo, que sua família também tenha contado de uma dada maneira. Só quem sabe ao certo o que foram os “mão branca” e suas causas são os que estão ou estavam diretamente envolvidos. Em nenhum momento inventei fatos sobre ele, ou falei mal, muito menos disse que ele, o Sr. Cícero Tomé, era um bandido ou que teria enriquecido de alguma forma, beneficiando assim seus descendentes. Como já disse, defendo direitos iguais para todos, não acho correto que qualquer um espanque, mate, cometa atrocidades sem nenhuma punição. Veja os casos de torturadores do Regime Militar ou de envolvidos na luta armada e que comprovadamente tenham matado alguém, estão até hoje impunes. Não concordo em nenhum dos casos. Se a Lei diz que matar causa tantos anos de prisão para o quem comprovadamente é culpado, que essa Lei seja para todos.

     
  39. Comunidade do Orkut "Profs. de História CG/PB" on 28 de maio de 2011 às 17:06

    Quarto: Nós nos acostumamos com a violência, somos educados para resolver as coisas com violência, isso está enraizado em nossa mentalidade. Sobre o grande número de mortes em nossa cidade, existem pesquisas no país que comprovam que a maior parte dos assassinatos são cometidos por pessoas próximas à vítima. Em Campina Grande não é diferente, palavras de quem mais convive com essas tristes estatísticas, pois "para a delegada de Homicídios de Campina Grande, Cassandra Guimarães, a maioria dos crimes que aconteceu no município foram motivados por relações interpessoais, quando há uma rixa, motivo de vingança e cobrança de dívida. 'Mesmo tendo forte atuação na cidade, o tráfico de drogas aparece nessas estatísticas como pano de fundo na prática desses homicídios. O que leva uma pessoa a cometer um crime são mais as discussões, que em muitos casos, são por motivo fútil', afirmou". Disponível em: http://conjunturacriminal.blogspot.com/2011/03/crescem-os-homicidios-em-campina-grande.html

     
  40. Comunidade do Orkut "Profs. de História CG/PB" on 28 de maio de 2011 às 17:06

    Quinto: Direitos humanos não é apenas para bandido não, é para todos nós. Os que dizem que direitos humanos só serve para bandido, alguma vez leu ou sabe o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos? Por favor, leiam está no link a seguir: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm

    Ou ainda vejam o histórico dessa declaração, verão que é de fato para todos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_do_Homem


    Me digam a verdade, o alto número de crimes por “acerto de contas” não incomodam vocês? Será que mesmo aparentemente sendo “acerto de contas”, o crime não deve mais ser investigado, deve-se contentar-se com esse desfecho e não buscar os autores? Afinal, alguém matou por acerto de contas. Quem?

     
  41. Comunidade do Orkut "Profs. de História CG/PB" on 28 de maio de 2011 às 17:41

    Se naquela época era tranqüilo para um cidadão de bem andar nas ruas da cidade, não era por causa dos “mão branca”, e sim, como já disse, os tempos eram outros, por um acúmulo de fatores, entre eles destacam o fato de que naquela época não tínhamos tantos problemas sociais e nessa magnitude, os pais educavam, tinham tempo de observar as tarefas dos filhos, ensinar valores e mantinha a família. Hoje joga-se o filho na escola (seja particular ou não) e acha que o filho já está sendo educado em 5hs por dia útil. Livra-se da responsabilidade cotidiana de educar e tira o peso das costas se algo der errado.

    Coloca-se grades, cercas elétricas e etc, achando que está seguro, mas um dia, terá que sair da casa, do carro blindado, não estará armado, a família estará vulnerável, e nesse dia, que Deus os livre de acontecer isso, mas se acontecer o ataque de um bandido contra você ou alguém da família, lembre-se daquele garoto que estava lhe pedindo um trocado. Não estou dizendo para dar, pois em muitos casos o dinheiro é usado para drogas, mas lembre-se da sua omissão. Omisso por não garantir os direitos daquela criança através do seu voto, pois são esses eleitos por nós que podem manter e criar políticas públicas que garantam esses direitos PARA TODOS.

     
  42. Anônimo on 21 de junho de 2011 às 21:45

    MEU NOME E MARINA TOME ALVES E SOU NETA DO CICERO TOME E QUERO SÓ FALAR UMA COISINHA
    OLHE cicero tome da silva junior NÃO FIQUE INDIGNADO COM NINGUEM Q DE DIZ FILHO DO CICERO TOMÉ... PRA VC Q NÃO SABE ELE ERÁ CASADO COM MARIA SEVERINA DA SILVA, TBM FALECIDA (MINHA AVÓ) RESIDIAM EM JOÃO PESSOA,E COM QUEM ELE TEVE 9 FILHOS E OS DEIXOU TODOS PEQUENOS OS OUTROS FILHOS (NAO SEI VC)FORAM FRUTOS DE INFIDELIDADE DO HOMEM Q VC SE DIZ FILHO ,MINHA MÃE CONTA UMA HISTORIA Q OUTRA VEZ ELE LEVOU UMA MULHER PRA CASA DIZENDO Q ERA PRA AJUDAR MINHA VÓ NOS TRABALHOS DOMESTICOS SÓ Q ESSA MULHER NAO ERÁ NEHUMA AJUDANTE E SIM UMA AMANTE! DEPOIS ELE FOI EMBORA DE CASA COM 9 FILHOS PEQUENOS E SÓ DEPOIS DESCOBRIRAM Q ELE NAO TINHA SOMENTE SUA FAMILHA E SIM
    SUSTENTAVA MAIS DE 3 MULHERES , UMA DELAS MANDOU INTIMAÇOES PARA MINHA MÃE QUERENDO PARTILHA DE BENS(BENS Q NUNCA RESEBEMOS)
    ESSA MULHER JÁ CHEGOU A MANDAR INTIMAÇOES ATE NO MEU NOME EM 2008,QUANDO EU TINHA 12 ANOS
    ENTÃO VC ACHA Q ESSES FILHOS TINHAM OQUE PRA ACOMPANHAR ESSE PAI ATE A VELHICE PAI Q NEM ACOMPANHOU SUAS INFANCIAS.
    RECONHEÇO Q ELE FOI UM GRANDE POLICIAL Q SÓ AJUDOU A MELHORAR O POLICIAMENTO DA EPOCA MAIS COMO HUMANO ELE ERROU E ERROU FEIO SE FOCE MEU PAI EU NO LUGAR DE FILHO NEM CONHECE-LO QUERIA
    QUANDO CRIANÇA FAZIA MUITAS PERGUNTAS SOBRE O MESMO PERGUNTAVA PQ EU NAP TINHA 2 AVOS COMO TODAS A PESSOAS ME CHATEAVA PQ NAO TINHA O CONHECIDO, MAIS AGORA SIM EU INTENDO E NAO TENHO A MINAMA VONTADE DE TER O CONHECIDO

     
  43. Alberto Alves on 4 de outubro de 2011 às 21:37

    Uma ótima matéria, Parabéns!!

     
  44. Anônimo on 15 de outubro de 2011 às 16:04

    não podemos melhorar fazendo perguntas entre si de quem esta certo ou errado e sim tomando atitudes na hora de votar votar em quem tem força vontade de fazer sem perguntar se esta certo ou errado mas simplesmente agindo de forma a combater sem perguntar se esta certo ou errado com um único proposito disciplinar a quem não sabe mas o que e isso devemos lutar por um pais livre de poderes não deveria existir a quela fabrica de indivíduos de mal caráter que abusam do povo brasileiro e que não serve para nada o planalto e seus poderes sou a favor da dissolução do senado da camará dos deputados em fim em tudo a quilo que atrapalhem o que tem que ser feito para a sociedade um bando de covardes deixando o brasil se transformar no que hoje desgraça para todos os lados e todos de braços cruzados somos os verdadeiros culpados por elegermos essa corja tem que ave alguém para por um fim nessa farra um grande homem que ira destituir esses poderes judiciário legislativo e executivo sem medo um só homem que ira por fim a tudo isso que esta acontecendo fico me perguntando para que que campina grande precisa de vários vereadores alguém pode falar mas e lei esse homem ira mudar para que tandos deputados federais estaduais senadores prefeitos um só não era o suficiente para fazer tudo muita gente so atrapalha nem faz e nem deixa que os que querem fazer que faça devemos lutar por um modelo assim que não pense em perguntar e sim em fazer fazer sem medo de a ou de b um governo forte com um so compromisso disciplinar a população que ja esta quase sem controle tem gente pensando que pode tudo porque pensam assim esse modelo que os faz pensar assim mata e preso se solta atropela mata e solto estupra violenta mata e solto assalta mata e solto em fim chega esse homem somos nos brasileiros que não queremos ver tudo isso acontecer e ninguém faz nada direito existe mas tem que ser igual para todos rico ou pobre fico grato por esse espaço democrático onde posso expressar o que deveria ser feito basta chega temos que mudar mudar para melhor.

     
  45. Anônimo on 6 de novembro de 2011 às 11:08

    Nota-se que o último comentário foi feito por alguém muito jovem ou sem memória. Esse modelo de governo, onde deputados, senadores e vereadores representam a população, não foi algo imposto, e sim, conquistado. Tivemos anos de ditaduras, e nesses momentos pouco importava a vontade geral da população. A democracia nesse país é uma conquista, defender a formação de um governo único, cetralizado e com poderes plenos, é fefender a volta da ditadura ou de um governo fascista, isso afronta a memória de nossa história,bem como, a vida e a luta daqueles que morreram para que hoje fosse possível esse tipo de governo estar vigente. Democracia essa que o último comentador, em sua última linha reconhece como importante, visto que por suas próprias palavras: "grato por esse espaço democrático onde posso expressar o que deveria ser feito". Sem a democracia, nem isso, sua opinião poderia ser escrita e pública. Prefiro uma democracia com defeitos do que uma ditadura perfeita.

     
  46. Leda Maria on 9 de novembro de 2011 às 11:07

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  47. Leda Maria on 9 de novembro de 2011 às 11:11

    Eu já postei algo, acredito que deva ter sido excluído.

    Mas, lembro muito bem!E continuou na defesa dos mesmos. Que não recorda do júri de Cícero Tomé. Na tribuna da defesa estava o maior advogado criminalista da PB e do Brasil, o mestre dos mestres. Dr.Antônio Vital do Rego! Que júri emocionante, defesa brilhante a emoção tomou conta de todos os jurados com olhos marejavam em lágrimas.
    Queiram ou não eles defendiam a sociedade.

     
  48. C.Magno on 15 de dezembro de 2011 às 11:00

    De início quero parabenizar a iniciativa do autor do blog Relatos Históricos, pela iniciativa. Belo trabalho. Você trouxe um enfoque bastante interessante da história de campina grande, e instituiu também um espaço de debates. Parabéns.

    Gostaria de utilizar este espaço ainda para tentar entrar em contato com os parentes de Cícero Tomé. Estou escrevendo uma tese de doutorado em História, para a Universidade Federal de pernambuco, sobre o suposto grupo "Mão Branca". Estou ouvindo o depoimento de algumas pessoas que forma contemporâneas dos acontecimentos, e gostaria muito de ouvir os filhos de Cícero Tomé, que é tão frequentemente associado aqueles eventos da década de 1980. Desde já deixo claro que não sou jornalista, nem estou interessado em denegrir ou absolver, ninguém. Meu compromisso é apenas com a História e a verdade. Por isso peço que se vocês, filhos dele, têm interesse em colaborar com a minha tese ( a qual poderá ser transformada em livro) contando a história do seu pai, entrem em contato comigo através do e-mail seguinte: carlosmagnosouto@ymail.com. Ou respondam através de comentário no presente blog. Obrigado.

     
  49. Anônimo on 16 de fevereiro de 2012 às 00:18

    meu deus do ceu....rsrsrs
    sou filha de um deses caras que vcs chamam de marginal,ele estava na lista dos mao branca,hj ele ta super bem enquanto vcs um bando de idiotas nao tem o que fazer,e vai criticar a vida alheia!genteee pelo amor de deus ta na cara que os piores marginais sao a classe imunda dos policiais corruptos,eles quem incentiva a geraçao da marginalidade verdadeira!vao estudar, trabalhar e ganhar diheiroo....vcs nao acha melhor?kkkkk

     
  50. Junior. on 18 de fevereiro de 2012 às 10:50

    JUNIOR:bandido bom é bandido morto,tenho certeza se fosse hoje as coisas seriam bem diferénte,pois esses corajosos policiais pelo que eu sei não matarão nenhum homen de bem, se tiver alguém que pense o contrario leve um bandido desses ai da vida pra dentro de sua casa.

     
  51. Anônimo on 4 de abril de 2012 às 15:00

    Sabe oque eu acho mais engraçado de tudo isso, tantas pesquisas e ainda existe Mão Branca vivo que é dado como morto....

     
  52. Anônimo on 4 de abril de 2012 às 15:00

    Sabe oque eu acho mais engraçado de tudo isso, tantas pesquisas e ainda existe Mão Branca vivo que é dado como morto....

     
  53. Anônimo on 10 de junho de 2012 às 21:21

    Acho que não podemos querer viver o passado, temos que nos revoltar com a injustiça de hoje. Será que é justo um trabalhador não puder com sua família sair de casa para passear a noite com a família, ter um carro, uma moto, um bom celular ou ter bens, porque caso tenha pode perder para um assaltante. Temos é que denunciar os maus policiais que vivem extorquindo bandido, temos que ligar para as corregedorias. Não podemos admitir que sobreviva estes bandidos que usam fardas ou aqueles que não as tem. Porque os padres não agem como agiram antes? Será que é porque antes os mãos brancas queriam matar os padres pedófilos e hoje ninguém querem matá los . Porque os advogados não se unem para reverter o que assombra nossa cidade, será que é porque os bandidos estão melhores do que os de antes?

     
  54. Anônimo on 10 de junho de 2012 às 21:22

    Acho que não podemos querer viver o passado, temos que nos revoltar com a injustiça de hoje. Será que é justo um trabalhador não puder com sua família sair de casa para passear a noite com a família, ter um carro, uma moto, um bom celular ou ter bens, porque caso tenha pode perder para um assaltante. Temos é que denunciar os maus policiais que vivem extorquindo bandido, temos que ligar para as corregedorias. Não podemos admitir que sobreviva estes bandidos que usam fardas ou aqueles que não as tem. Porque os padres não agem como agiram antes? Será que é porque antes os mãos brancas queriam matar os padres pedófilos e hoje ninguém querem matá los . Porque os advogados não se unem para reverter o que assombra nossa cidade, será que é porque os bandidos estão melhores do que os de antes?

     
  55. Anônimo on 10 de junho de 2012 às 21:30

    Realmente é verdade, porque um grupo de extermino, estaria querendo matar padres?
    O que um padre faz contra um grupo de extermino como os mãos brancas que apenas se preocupavam em limpar a cidade. Meu tio de disse que os vagabundos nem na rua apareciam, porque tinham medo de morrer. Campina passou por um tempo que as ruas eram seguras. E outra coisa se antes os padres e advogados se preocupavam porque tinha bandido morrendo, porque não estão preocupados com trabalhadores que morrem todos os dias.

     
  56. Anônimo on 11 de junho de 2012 às 15:50

    Oi, boa tarde a vocês que leram relatos de Campina grande, uma Cidade linda por dentro e por fora, com grandes nomes, que levaram e elevam o nome de nossa Cidade e estado ser conhecido no mundo. Obrigado o Ruk, nosso jogador de futebol que nos orgulha. Temos é que recontratar os mãos brancas para nos assessorarem como combater o crime em nossa Cidade, já que meu pai disse a mim que campina grande era mais respeitada, as pessoas ficavam na rua até tarde. Hoje tudo mudou os bandidos estão nas ruas e os homens de bem escondidos em suas casas

     
  57. Anônimo on 13 de junho de 2012 às 18:58

    Temos que tomar o poder legislativo e executivo, colocar pessoas neles que estão comprometidos em acabar com os bandidos de Campina Grande. Lugar de bandido não é nas ruas e sim na cadeia. Só temos notícias de assaltos na cidade e não tem resultado positivo de prisões. O governador tem que obrigar a policia a ter metas de prisões, colocar na prisão mensalmente um número de traficantes, assaltantes, homicidas entre outros.

     
  58. Anônimo on 15 de junho de 2012 às 14:05

    Retalhos Históricos de Campina Grande, temos que homenagear os mãos brancas, temos o dever de homenagear as famílias de quem morreu e os ex policiais que estejam vivos. É mais que justo porque até a sociedade absolveu os acusados de matar bandidos. É uma forma de diminuir os transtornos que foram causados as famílias de policiais que fizeram o seu trabalho, e não se corromperam com os bandidos. Não devemos ser hipócritas, quem é que gosta de comprar um relógio e vir um assaltante e tomar na mão grande, quem é que gosta de criar sua filha com amor e carinho e vir um homem e estuprar sua inocência, quem é que gosta de bandido na rua fazendo maldade, mesmo que seja preso, depois ver este elemento solto nas ruas cometendo barbaridades novamente.

     
  59. Anônimo on 15 de junho de 2012 às 14:13

    Hoje Campina Grande tem assaltos todo momento, tem estupro, tem furtos e quem é que ganha com isso? Tem que haver uma solução, não quero acreditar que ela será recontratar os mãos brancas.

     
  60. Anônimo on 15 de junho de 2012 às 14:26

    QUEREM VER A LISTA DOS “ANJINHOS” QUE OS MÃOS BRANCAS FORAM ACUSADOS DE MATAR, TEM O NOME E PROFISSÃO. ACESSE: www.ufcg.edu.br/~historia/ppgh/images/dissertacoes_defendidas/2008/luciana%20estevam%20da%20silva.pdf

     
  61. amanda on 29 de junho de 2012 às 00:08

    Acho extremamente desnecessário as pessoas que ficam julgando uma pessoas por "coisas"contadas, sou filha de Cicero Tomé e, orgulho-me plenamente do homem que ele foi, mais o que algumas pessoas não podem esquecer é que ele foi um ser humano, que cometeu erros, mais que também teve sua parcela de contribuição no Estado. Eu era muito jovem quando esses fatos ocorreram, mais me recordo do meu pai, integro, ético, respeitoso e de caráter, criou seus filhos como homens e mulheres de bem, não se tem relatos, nem historicos de filhos de cicero tomé, como bandidos, corruptos e nem ladrões, meu pai soube nos criar e, nos educar,hoje sou uma mulher, que trabalho, estudo, e ando de cabeça erguida, e amo meu sobrenome,por que sei quem foi meu pai, sei que tipo de homem ele foi, e não vai ser algumas linhas em um site que irão denegrir a imagem e a memória que tenho dele, aos poucos que conhecem a historia, aos muitos que comentam sobre o fato, por favor, respeito!Meu pai não esta mais vivo, então qualquer coisa que falarem a seu respeito, será mera especulação, porque os falsos falavam dele pelas costas e, os medrosos em sua frente os respeitavam, não me importa o que as pessoas que aqui vem escrever o que "acham" a respeito de meu pai falem, o que realmente me importa é saber que todos nós fomos criados com o suor do seu trabalho, e na minha familia não tem nada com frutos de corrupção, meu pai sempre foi digno e, nós , seus filhos temos caráter, aqueles que o julgam por ele ter tido uma duas, ou mais mulheres, por favor, se você não conhece nossa história, não se sinta avontade para falar dela,aos demais, obrigada, aos irmãos (que são muitos)um grande abraço, e a todos que não conhecem, mais comentam a vida de meu pai, por favor, não falem sobre aquilo que vocês não sabem!

     
  62. cicero tome on 18 de setembro de 2012 às 10:09

    gostaria de dizer ha essa pessoa que diz ser neta de cicero tome e no final diz que nao teria a minima vontade de conhecelo que com certeza pelo que conheci de meu pai ele nao teria a minima vontade de ti conhecer tambem pois pelo que sei ele morou varios anos antes de sua morte em campina e nunca ha procurou se ele teve duas trez dez vinte mulheres sorte dele pois bonito e charmoso ele era se sustentou tres mulheres problema dele pois menina te digo uma coisa ele ele nunca deixou nenhuma passar fome sorte dele que vc nao e filha e azar pois se diz neta hoje e muito facil trocar de nome ve se se manca e tira o sobrenome dele se sente tanta vergonha qual o homem hoje que ja nao traiu me diz se tu nao conhece outro parente teu que tambem sustentava trez mulheres tu nao sabe nada da vida dele quando ele morava ai na paraiba era cheio de puxa saco atraz dele bajulando dando presente se ele fosse vivo duvido se vc falaria na cara dele que tinha vergonha dele garota viva asua vida da maneira melhor que vc puder pois ninguem e perfeito se ele errou nao e da sua conta nem da conta de ninguem se nao gosta dele problema seu nao tou nem ai se toca ele nunca dependeu de ninguem pra sobreviver muito menos saber quem gostava ou o odiava ele.

     
  63. Anônimo on 18 de setembro de 2012 às 10:39

    desculpa ha todas as outras pessoas que comentaram nesse blog principalmente ao professor da comunidade historica,professo muitas pessoas levam alguns comentarios de maneira diferente e nao entendem e as vezes pensam que sao ofensas gostria de parabenizar o senhor pelos seus comentarios e dizer que o senhor esta corberto de razao,e dizer tambem que as vezes a gente fica um pouco chateado nao com outas pessoas mas sim com gente da propria familia que comentam coisa que nao sabem e principalmente pessoas que nunca tiveram a oportunidade de conhece-lo a oportunidade de saber que antes de sua morte nos braços de meu irmao celio tome ele pediu perdao dos seus pecados e aceeitou jesus como seu unico salvador,que nao sabem que el foi muito feliz aqui em belem do para que ficou mais feliz ainda quando voltou pra campina grande,que contava varias historias da sua vida principalmente dos atentados que sofreu,que seus filhos tambem sofreram o jose tome e o humberto tome que ninguem sabe que quem tentava mata=lo nao era bandido mais sim ha propria policia da epoca ele vivia em um estresse fora do comum para uma pessoa e mesmo assim sustentou todos os filhos teve que ir embora nao foi por medo mais sim pra proteger a familia entao amigos hoje vivemos em um pais dominado por leis obsoletas principalmente a lei do menor de idade que protege verdadeiras feras criminosas e nao podemos fazer nada meu pai viveu sua vida em uma epoca melhor e claro com certeza seus pais e avos sabem dessa epoca e contam historias pra voces mais nos filhos netos nao podemos ser culpados pelo desejo do homem ou da mulher seja pro bem o para o mal se meu pai teve varias mulheres muitos filhos quem poderia julga-lo por isso,eu meus irmaos,meus amigos voces,se ele errou exercendo sua funçao de policial para proteger um sociedade corrupta,onde os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres sera que em campina grande ainda existe alguem que conheceu meu pai e se lembra do que ele fez,meu pai foi absolvido de todas as acusaçoes contra ele e voces condenava o inocentava um pessoa que defendia com unhas e dentes a sociedade contra marginais que matavam,estrupavam,roubavam o que as pessoas batalhavam para ter,amavam davam tudo para ver o seu filho formado e trabalhando e depois viam seu sonhos acabar na mao de um marginal,gostaria de saber tambem voces terim vergonha de ser neto ou filho de CICERO TOME DA SILVA.

     
  64. celiotomesempre@hotmail.com on 18 de setembro de 2012 às 22:55

    o tal marina se eu fosse vc eu tinha vergonha de escrever o que esta ai pois sua raiva e que vc não conheceu cicero tomé e nunca vai ter a moral que nos temos quem e vc de falar em fidelidade quando vc meso trai o homen que gerou sua familia vc estar traindo vc mesmo sua otária fica ai vivendo no que emu pai deixou certo e vai procurar um lavagem pra voce poder ter o que comer sua passa fome do inferno!

     
  65. ceiotomesempre@hotmail.com on 18 de setembro de 2012 às 23:00

    Quero te dizer que somos todos unidos e quando meu pai separou da sua vozinha, veio embora pra campina a onde conheceu minha mãe e outra, vc fique quetinha ai vivendo na casa que meu pai construiu e se ta precizando de alguma coiza pra fazer vai vender coxinha ai na praia porque teu problema e fome, e se precizar a familia tomé pode te dar uma ajudinha não guardamos rancor pois somos todos bem de vida a onde cicero tomé nos deixor valeu otária

     
  66. Anônimo on 1 de fevereiro de 2013 às 01:07

    Acho interessante, vejam o reflexo de uma total falta de segurança que de fato convivemos, somada com o sentimento de injustiça. Parece que as pessoas não entendem a função da polícia. Vejam só, existem as leis, quem não cumpre uma lei é um infrator. O papel da polícia é prevenir ou deter quem não cumpre a lei. Um inquérito é feito e anexado ao processo que será julgado por um juiz que respaldado pelo Código Penal e pela Constituição dirá qual a pena a ser cumprida por essa infração. NÃO É E NA DÉCADA DE 80 NÃO FOI PAPEL DE POLICIA MATAR INFRATORES, ISSO É PENA DE MORTE, INCLUSIVE, FEITA ANTES DO JULGAMENTO, PENA QUE DESDE O SÉCULO XIX NÃO EXISTE NESSE PAÍS.

     
  67. Anônimo on 2 de julho de 2013 às 23:45

    Acho interessante quando alguém se intitula um "defensor da democracia", QUE DEMOCRACIA? Esse regime FALIDO, DESACREDITADO, CORRUPTO, onde uma minoria se dar bem, em detrimento da maioria, O BRASIL nunca esteve preparado para essa Democracia, quando falo de Democracia, falo da que foi instalada na Praça de Ágora(Grécia Antiga), essa sim, era essa a Democracia que eu queria para nosso Brasil. O que temos hoje é um Estado de Desordem, Anarquia, corrupção... vou parar, se não passarei horas e mais horas elencando ITENS GRAVES DESSA NOSSA DEMOCRACIA. Muitos falam em uma época de Ditadura, que era ruim e cruel, era não, mil vezes digo, ERA NÃO... bandidos conheciam seus lugares, trafico de drogas não destruíam famílias e jovens como hoje, a corrupção não imperava vergonhosamente, nem os Políticos saiam podres de ricos e impunes. Torturas? (houve os excessos), mas bem pior é hoje, onde se morre e se mata mais, muito mais, e banalmente, onde saímos e não sabemos se voltaremos salvos, e se nossos filhos chegarão salvos também, estamos presos nas grades e nos muros altos de nossas prisões domésticas, os criminosos dão as ordens, traficantes destruindo essa juventude igual a velocidade da luz, e a impunidade? vou parar de novo, se não passarei mais horas elencando as falhas dessa NOSSA DEMOCRACIA... QUE DEMOCRACIA? QUE DEMOCRACIA ASSUSTADORA É ESSA? COMO BRASILEIRO, E CUMPRIDOR DAS MINHAS OBRIGAÇÕES, EXIJO A VOLTA DA ORDEM, DA MORAL E DO BONS COSTUMES. HOJE ESTÁ HAVENDO UMA INVERSÃO DE VALORES, É ISSO, INVERSÃO DE VALORES... Acredito que conseguirei viver em um Brasil onde o Governo e as Forças Armadas serão aliadas em defesa do seu povo, para seu povo e pelo seu povo.

     
  68. Anônimo on 5 de agosto de 2013 às 17:14

    Alguém aí já ficou em posse de um bandido por 10 minutos, com uma arma na boca e ele passando a mão por todo seu corpo e lhe xingado de todos os palavrões, lhe batendo e dizendo como vai lhe matar, e por alguns momentos vc desejando que isso acontecesse logo, pq vc não aquenta mais apanhar, não amigos, vcs não sabem. Eu passei por tudo isso e fico a pensar, se deveria ou não ter o retorno da Mão Branca, a violência, teriamos de todo jeito, mas pelo menos os bandidos teriam mais medo enão terias tantos absurdos que aparecem hoje em dia. É fácil falar, condenar, criticar, quero ver quando cada um desses que são contra passarem por isso, ou consigo msm, ou uma filha, irmã ou filho, quero ver se a opinião continua a msm. Sou a favor da Prisão Perpetua e a Pena de Morte, em nome das vitimas que são queimadas, estubradas e esquartejadas sem ter nenhuma forma de se devender.

     
  69. Anônimo on 18 de novembro de 2013 às 15:14

    Parabéns A todos os mão branca. Se fosse meu pai também teria orgulho e faria parte da Polícia.
    Deveriam sim existir novamente!
    No Brasil só existe lei pra pobre e preto!

     
  70. Anônimo on 22 de novembro de 2013 às 00:12

    MEU AMIGO ESSE TOMÉ TEVE QUANTOS FILHOS PELO AMOR DE DEUS EM ? SÓ APARECE FILHO AQUI....

     
  71. Anônimo on 24 de novembro de 2013 às 21:36

    mão branca grande bosta kkkkkkkkkkkkkk

     
  72. Anônimo on 11 de dezembro de 2013 às 21:47

    CÍCERO TOMÉ, exemplo de ser humano que não mais deve existir no nosso convívio social. Um assassino tão delinquente quanto os que ele levou a morte. Ainda por cima um misógino colecionador de mulheres e filhos ilegítimos; irresponsável. Merecia ter morrido na CADEIRA ELÉTRICA.

     
  73. Anônimo on 14 de dezembro de 2013 às 00:19

    Enquanto não começar a matar o pessoal dos direitos humanos, as mãos dos PM's sempre estarão atadas.

     
  74. Anônimo on 14 de dezembro de 2013 às 05:24

    Vou. Formar outra mão branca em homenagem a o grande Tomé,quem achar ruim vá velar o difunto e acender vela,bandido tem que morrer mesmo,entrei na PM a pouco,e foi pra matar bandido mesmo,a mão Branca vai voltar!

     
  75. Anônimo on 14 de dezembro de 2013 às 10:27

    "Pena de Morte Já". Se o Bandido determina a morte do cidadão, deve sofrer as mesmas consequências. Mas não acredito que elaborem essa lei no Brasil pois o Congresso Nacional esta lotado de Bandidos e não formularão uma Lei contra eles.

     
  76. Anônimo on 14 de dezembro de 2013 às 11:35

    "Anônimo on 11 de dezembro de 2013 21:47
    CÍCERO TOMÉ, exemplo de ser humano que não mais deve existir no nosso convívio social. Um assassino tão delinquente quanto os que ele levou a morte. Ainda por cima um misógino colecionador de mulheres e filhos ilegítimos; irresponsável. Merecia ter morrido na CADEIRA ELÉTRICA."

    Seu comentário deveria ser no mínimo coerente. Não consigo entender uma pessoa que condena a morte de muitos por outro mas que ao mesmo tempo deseja a morte para quem praticou esses assassinatos. Bem paradoxal esse seu silogismo.

    Assinado: Anônimo 75 :)

     
  77. Anônimo on 14 de dezembro de 2013 às 22:29

    QUANTO BOBAGEM...QUANTOS IMBÉCIS, SE DEFENDO BANDIDO; POR CERTO É PARENTE....MÃO BRANCA EU APOIO. OK.

     
  78. Anônimo on 19 de dezembro de 2013 às 13:17

    Vocês já se perguntaram por que os bandidos não temem mais a Polícia?

    Creio que os nobres "comentaristas" que neste espaço deram as suas opiniões acerca do tema ainda não se questionaram corretamente sobre isto, certo? e se já se perguntaram sobre o porque, certamente chegaram, a alguma conclusão imposta pelo sistema e pela mídia manipuladora.

    Tais como: Que a culpa e pelos baixos salários(SOLDO), sobre a falta de equipamentos, sobre a falta de treinamento adequado, sobre o abandono das policias por parte dos poderes públicos etc.

    Tudo baboseiras para ocultar a incompetência e medo em mexer nessa máfia que certamente tem como cabeças não os pé de chinelos (Os policiais) que são a parte operacional, e sim pelos chefões da máfia composta por criminosos do colarinho branco.

    Ou vocês acham que aqueles que tem o colarinho branco não sabem sobre: O Jogo do Bicho, A prostituição infantil, A lavagem de dinheiro oriundo de todos os crimes de grande porte, inclusive os crimes contra o erário público nas prefeituras etc.? Lógico que sabem, o que resta saber é por que não agem de acordo com as suas funções no combate a esses tipos de crimes e também dos demais? é muito fácil, acusar, prender, julgar e encarcerar um Silva qualquer da vida e depois jogá-lo em um dos depósitos de seres humanos "custodiados" pelo estado com a desculpa de manter a ordem pública.
    Não defendo a soltura ou impunidade de criminosos, o que defendo é cadeia à todos sem distinção de raça, cor da pele, etnia, opção sexual, religião, poder aquisitivo, posição social etc...Exceto daqueles que comentem crimes leves por algum infortúnio da vida. Esses sim devem ser tratados de forma diferenciada, pois certamente a maioria são cidadãos de bem, ao contrário daqueles anteriormente citados.

    Quero ver esses excelentíssimos senhores do colarinho branco terem a coragem de um homem de verdade e enfrentar aqueles que em muitas vezes são até seus pares ou parentes.

    Para finalizar, eis aqui a única explicação verdadeira sobre o porquê de tanto desrespeito.

    A maioria dos policiais é conivente de alguma forma com os criminosos, outra parte é covarde. Outra parte sequer deveria estar na policia por falta de vocação nata, e a menor parte sabe da parceria dos seus "colegas" e fazem vistas grossas porque sabem se abrirem a boca serão mortos por seus próprios "colegas policiais". Sem contar que o combate a isso tudo, tem uma hierarquia que é no mínimo omissa.

    Assina
    Um ser que Pensa

     
  79. Anônimo on 19 de dezembro de 2013 às 13:22

    Vocês já se perguntaram por que os bandidos não temem mais a Polícia?

    Creio que os nobres "comentaristas" que neste espaço deram as suas opiniões acerca do tema ainda não se questionaram corretamente sobre isto, certo? e se já se perguntaram sobre o porque, certamente chegaram, a alguma conclusão imposta pelo sistema e pela mídia manipuladora.

    Tais como: Que a culpa e pelos baixos salários(SOLDO), sobre a falta de equipamentos, sobre a falta de treinamento adequado, sobre o abandono das policias por parte dos poderes públicos etc.

    Tudo baboseiras para ocultar a incompetência e medo em mexer nessa máfia que certamente tem como cabeças não os pé de chinelos (Os policiais) que são a parte operacional, e sim pelos chefões da máfia composta por criminosos do colarinho branco.

    Ou vocês acham que aqueles que tem o colarinho branco não sabem sobre: O Jogo do Bicho, A prostituição infantil, A lavagem de dinheiro oriundo de todos os crimes de grande porte, inclusive os crimes contra o erário público nas prefeituras etc.? Lógico que sabem, o que resta saber é por que não agem de acordo com as suas funções no combate a esses tipos de crimes e também dos demais? é muito fácil, acusar, prender, julgar e encarcerar um Silva qualquer da vida e depois jogá-lo em um dos depósitos de seres humanos "custodiados" pelo estado com a desculpa de manter a ordem pública.

    Não defendo a soltura ou impunidade de criminosos, o que defendo é cadeia à todos sem distinção de raça, cor da pele, etnia, opção sexual, religião, poder aquisitivo, posição social etc...Exceto daqueles que comentem crimes leves por algum infortúnio da vida. Esses sim devem ser tratados de forma diferenciada, pois certamente a maioria são cidadãos de bem, ao contrário daqueles anteriormente citados.

    Quero ver esses excelentíssimos senhores do colarinho branco terem a coragem de um homem de verdade e enfrentar aqueles que em muitas vezes são até seus pares ou parentes.

    Para finalizar, eis aqui a única explicação verdadeira sobre o porquê de tanto desrespeito.

    A maioria dos policiais é conivente de alguma forma com os criminosos, outra parte é covarde. Outra parte sequer deveria estar na policia por falta de vocação nata, e a menor parte sabe da parceria dos seus "colegas" e fazem vistas grossas porque sabem se abrirem a boca serão mortos por seus próprios "colegas policiais". Sem contar que o combate a isso tudo, tem uma hierarquia que é no mínimo omissa.

    Assina
    Um ser que Pensa

     
  80. Ana on 24 de novembro de 2014 às 12:25

    Então além de assassino - justiceiro para alguns - o mão branca era bígamo, no caso "trígamo".

    Sim! Um homem de moral!
    sei, sei...

     
  81. Anônimo on 18 de janeiro de 2015 às 01:00

    A maioria acha que é errado o que a "mão branca" fez... mais eu penso o seguinte: SE FOSSE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA QUE FOSSE MORTO POR BANDIDOS E VOCÊS PUDESSEM SE VINGAR O QUE VOCÊS FARIAM? deixariam impune ? É só isso que eu quero que me respondam! Vocês iriam viver em paz sabendo que vc poderia ter matado um bandido e poupado a vida de outras pessoas?! Achei certo sim, era pra ter continuado! Não gostou do meu comentário? FODA SE! Quando você passar pela situação de ver um familiar morto por bandidos aí eu quero ver vc falar que a justiça vai resolver tudo! Comentário: Joyce Carollaynne

     
  82. Anônimo on 21 de janeiro de 2016 às 17:40

    Por causa de pessoas que defendem criminosos que esse país esta desse geito, a midia, comissao de direitos humanos, politicos corrruptos, policiais corruptos, por causa desse tipo de gente que defende e negocia com bandido, ta mas do que na hora de pessoas boas dá a respostas a esse tipo de gente,seja no voto ou na bala, ta na hora de fazer justiça...

     
  83. Anônimo on 6 de julho de 2016 às 10:37

    se eles voltassem eu me alistaria .

     
  84. Anônimo on 29 de julho de 2016 às 10:44

    Alguém aí sabe o que é passar pela mão de um bandido ?
    É, eu também não sei nao o que é ficar na mira de um revolver podendo ser disparado inclusive acidentalmente...Nem quero sentir essa sensação....
    Por isso sou a favor sim de que acontecesse uma intervenção do Exercito novamente, pra acabar com essa palhaçada que está na Paraíba e no nosso Brasil hoje em dia, mas que porra de falta de vergonha desse povo que se deixa levar pela inversão de valores ?
    Sigam sempre seus princípios de moral e ética.... Estou me formando em direito... nunca vi tanta palhaçada em forma de lei nos ultimos anos, e isso é uma vergonha.... se depender do "voto correto" do povo, das pessoas que se vendem por um empreguinho ou favor, que não fiscalizam os politicos em que votaram... "SE" acontecer mudança... serão daki há anos.... coisa de 100 anos a frente disso que vivemos hoje... É foda...
    Temos que ser firmes nos nosso valores e principios éticos, não é porque uma lei fala que devo zelar pela integridade de um bandido que realmente devo zelar quando sei e tenho todos os indicios de que ele é bandido....
    Não sei o que vai ser da gente, cidadaõs de bem, que trabalham pra sobreviver nesse pais de merda, onde ja somos sugados aos maximo pelos tributos exorbitantes, tudo pela má gestão e pela sugação de nosso sangue pelos políticos.
    Pelo amor de Deus, não votem por votar, fiscalizem seus candidatos...
    Estamos passando por uma doutrinação marxista filha da puta desde 1964 até hoje.... Prefiro ver um bandido a menos do que um pai de família provedor da casa morto.
    Só avisando... To estudando pra polícia.... não saio nem de dentro da porra da biblioteca.... quero ver um vagabundo tentar contra minha vida ou me roubar....
    Enquanto não mudar as bostas das leis penais, direitos humanos que só assistem bandidos e protegerem ao máximo dando DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA... "condições dignas".... meu cacete ! Esses putos tão tudo folgado e ousados a cada dia mais na nossa sociedade, assim mesmo quando vi um video de soldados do exercito (FORÇA ARMADA, hein !) passando nas ruas do RJ e sendo recebidos a tiros de fuzil.... TA DE PUTARIA !!! as forças armadas do país sendo refém de traficantes ?!
    Pessoal, é triste a realidade, mas enquanto não mudar essas leis, o pais vai ficar nessa fuleragem.... contratando policiais pra ficarem prendendo e as leis soltando....arriscando a vida, ficando marcado nas ruas, pras leis brasileiras dá voz aos lixos da sociedade... enquanto nao mudarem as leis os policiais ficarão de MÃOS ATADAS !
    Tem que haver punição rígida mesmo, o ser humano só respeita o que ele teme ! Ta tudo virando o caos porque não há mais quem consiga impor respeito para com esse vagabundos. Eles não temem mais a ninguém... nem mesmo o as Forças Armadas !
    As pessoas só sabem criticar o trabalho da polícia... mas na hora que é assaltado e bandido bota o revolver no seu cú, na sua boca, que te bate e te humilha, aí vem chorando atrás da polícia... como é que a policia vai fazer alguma coisa com as leis que temos ?
    Repito os policiais tão ficando impedidos de trabalhar, cada dia mais os policiais agem menos, com medo de represalias, de perderem seus empregos ou de responder um processo administrativo.
    Se essa porra nao mudar, quem vai acabar de mudando dela sou eu !

    Aposta de 2018 : Jair Messias Bolsonaro

    e FODA-SE quem achar ruim ! FODA-SE FODA-SE FODA-SE !
    Liberdade de expressão está sendo usada em um debate de críticas construtivas para problemas sociais da Paraíba e do País !


    #SomosTodosBolsonaro
    #Bolsonaro2018
    #mudancadelegislacao
    #saudadotempomaobranca

     
  85. Unknown on 9 de maio de 2017 às 20:34

    cicero tomé,batoré imperiano,lacerda,edgár estes foram os homem de ouro da policia paraibana.que deus o tenha.

     
  86. Ricele Benassi on 5 de dezembro de 2017 às 11:04

    Tenha muito orgulho do seu pai, ele era um herói.

     
  87. Unknown on 11 de outubro de 2018 às 18:10

    Naquele ano de 1980 eu tinha apenas 11 anos morava na zona rural com vovó então eu já ouvia falar muito em mão branca,me dava medo só de ouvir falar...pois só agora com 48 anos é pude entender que o intuito era só limpar, tirar de circulação.

     
  88. Unknown on 11 de outubro de 2018 às 18:29

    É, o nazismo existe aqui no Brasil sim mas de forma disfarçada.

     
  89. Unknown on 8 de dezembro de 2018 às 12:07

    Estou cursando Curso de História,mas fazer história não é somente estudar os césares , mas também conhencer outras culturas...Esses caras como: Cícero Tomé e outros foram os verdadeiros heróis da época; que defenderam à sociedade Campinense,que também foram perseguidos como Júlio politicamente como Júlio César e jesus Cristo, vc faz e no final vc não fez nada,sempre é assim.

     
  90. Unknown on 8 de dezembro de 2018 às 12:13

    Campina Grande era mais calma ,hoje é um deus nos acuda , mora ultimamente no Distrito Federal, outro estado que está merendo um Júlio César na vida para colocar uma ordem severa nesse estado.

     
  91. Unknown on 26 de junho de 2019 às 16:09

    Eu Rildo Gusmao de oliveira sou paraibano de campina gramde temho cicero tome como meu eroi vamos cria uma nova mao Branca para ajuda a nosa sociedade estou proto ok

     
  92. Anônimo on 24 de maio de 2020 às 17:55

    Hj morreu um dos últimos integrantes da MÃO BRANCA. Costão morreu de corona Vírus no hospital Pedro 1°.

     
  93. Lil Dio on 9 de março de 2021 às 13:51

    Meu Deus, lendo esses comentários e vendo que existe gente que apoia essa porra de mão branca é dms

     
  94. Anônimo on 30 de maio de 2021 às 21:46

    Morreu bem velhinho então

     
  95. Hitiman on 18 de agosto de 2021 às 17:37

    Com certeza... Duvido esses marginais tirar essa onda que tira hoje em dia, já estaria todos no saco preto

     
  96. Hitiman on 18 de agosto de 2021 às 17:38

    #volta mão branca

     
  97. Anônimo on 25 de agosto de 2021 às 00:57

    Mão Branca: Heróis do povo campinense. Pra sempre nas minhas orações.

     
  98. Edilberto on 10 de novembro de 2021 às 19:15

    Queria ter vivido nesse tempo! Adoro as histórias de Campina.

     
  99. tainã2458 on 23 de dezembro de 2021 às 21:30

    Tenho um amigo policial que não prende bandido. Pergunta se o cara acredita em Deus e provoca o encontro.

     
  100. Anônimo on 14 de abril de 2022 às 01:48

    Eram bandidos da mesma forma,começaram a matar por dinheiro,ou o sr n sabe disso?

     
  101. Anônimo on 27 de abril de 2022 às 04:16

    Mão branca. Bandido. É político três lixo

     
  102. Anônimo on 31 de julho de 2022 às 18:55

    Concerteza primo nossa família sempre falou de zeze q sempre foi ótima pessoa pois cuidou da sociedade mais do q dele e quando precisou da justiça foi injustiçado

     
  103. Anônimo on 6 de outubro de 2022 às 20:39

    Mesmo assim ia limpar a cidade

     
  104. Jakson on 7 de fevereiro de 2023 às 07:07

    Sou de Campina Grande e de uma época que bandidos não queriam sair da prisão por medo desse grupo não branca. Minha cidade era tranquila e pacata apesar de sua grandeza e importância. E a polícia era respeitada sim!

     
  105. Anônimo on 27 de fevereiro de 2023 às 10:50

    Policial hj em dia e como n existisse, justiça nunca e feita nesse país.

     
  106. Anônimo on 26 de março de 2023 às 20:28

    Conheci pessoalmente os integrantes dos "Mãos Brancas", eram policiais honestos,homens de bem que fizeram um imenso favor a sociedade.

     
  107. Anônimo on 5 de novembro de 2023 às 19:46

    Campina Grande ,cidade linda ,mas que nunca foi tranquila . Nessa época eu era adolecente e lembro de muitos crimes que corriqueiramante se anunciavam na patrulha da cidade que aterrorizavan nossas vidas . Ha muito tempo moro no DF mas sempre vou a tarrinha ,adorominha cidade , mas sei que a violencia continua de forma crônica ,a diferença é que se tornaram mais organizados

     
  108. Anônimo on 8 de dezembro de 2023 às 13:15

    Quando o Estado falha, surgem as milícias! Mão branca só matou bandidos pobres, os "Zé ninguém ". Não matou bandidos ricos, corruptos, politicos ladrões.

     
  109. Anônimo on 25 de janeiro de 2024 às 13:50

    Cícero Tomé faleceu em abril de 2000. Estava em Campina Grande/PB. Enquanto todos achavam que já estava morto.

     
  110. Anônimo on 6 de março de 2024 às 00:41

    ....

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br