Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


A Chegada do Trem”... Com este título, foi introduzido na temática cotidiana do campinense, no dia 09 de Agosto de 2009, o resgate histórico da Rainha da Borborema: iniciavam-se, naquele dia, as atividades do Blog Retalhos Históricos de Campina Grande!

Em pouco tempo alcançamos marcas interessantes de visitas diárias ao Blog, o que nos incentivou a continuar com o trabalho de pesquisa; divulgando pouco à pouco curiosidades da nossa História, o que cativou ainda mais os leitores que só crescia em quantidade de acessos.

Fomos motivo de matérias jornalísticas nas diversas mídias; desde jornais impressos, revistas, portais, blogs, até na TV - em mais de uma oportunidade com a TV Paraíba, além da destacada parceria com a TV Itararé, principalmente junto ao Programa Diversidade.

Nesse ínterim, passamos a contar com os valiosos comentários dos leitores que acrescem informações às postagens, ratificando, retificando e ampliando o conteúdo exposto, trazendo o feedback - tão necessário pra quem tem como meta o público leitor. Alguns desses ‘comentaristas’ se transformaram em Colaboradores efetivos, ampliando sua participação e nos proporcionando a publicação de matérias cada vez mais interessantes para o resgate da memória local.

Nosso orgulho é ter a certeza de que estamos contribuindo com a disseminação do conhecimento e dos eventos pretéritos da nossa urbe, o que transformou o Blog RHCG na maior fonte de informações sobre a História de Campina Grande, em meio virtual, de fácil acesso e assimilação por parte de quem pesquisa: leitores, curiosos, estudantes, acadêmicos, imprensa, órgãos institucionais, etc. Justamente por esta razão, nos foram concedidas Moções de Aplauso na Câmara Municipal (Ver.Fernando Carvalho) e na Assembleia Legislativa (Dep. Daniella Ribeiro), além do título de “Serviço de Utilidade Pública”, propositura do Ver. Olímpio Oliveira. 

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Campina Grande também aprovou (Ver. Antonio Pimentel Filho) a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Municipal aos criadores deste Blog, Adriano Araújo e Emmanuel Sousa, evento que se cumprirá em breve.

Em quatro anos nos consolidamos! Nos tornamos referência, o que levou a marca “Blog Retalhos Históricos de Campina Grande” a se fazer presente em outras mídias: a nossa História fez parte da programação da Rádio Cariri, possui uma coluna na Revista Êxitus, de publicação bimestral, além de estar presente em inúmeras referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos e publicações de autorias diversas!

Não esquecendo que, em 2013, tivemos ainda a imensa satisfação de conquistar o Top3, do Concurso Top Blog, onde fomos o 3º blog mais votado na categoria Cultura, em todo o Brasil. Nesse quesito, devemos um agradecimento particular à então Secretária Municipal de Cultura Profª. Marlene Alves que nos proporcionou, por vias institucionais, fazer-nos presente à entrega da certificação, naquele mês de janeiro na capital paulista.

Por todas estas conquistas, agradecemos à você leitor, em primeiro lugar, que abraçou nosso principal objetivo que sempre foi ter o próprio campinense tecendo os retalhos da sua História. Agradecemos, também, a honra de poder contar com os Colaboradores, que nos proveu material informativo essencial, aliado às suas próprias identidades, dando-nos peso intelectual em relação à nossa rede. Aos parceiros do outros blogs e portais, bem como a imprensa, nossa alegria e orgulho de poder ter figurado em diversas postagens colaborativas ao longo desses quatro anos.

Hoje o Blog Retalhos Históricos de Campina Grande é muito maior que seus criadores, editores ou colaboradores... é uma “instituição virtual” abraçada por toda sociedade campinense.

BlogRHCG - Ano VI - Obrigado!

Adriano Araújo
Emmanuel Sousa


6 comentários

  1. MAERSON MEIRA on 10 de agosto de 2015 às 09:40

    ...Este blog foi, é, e sempre será de suma importância para o resgate histórico da nossa cidade. Excelente fonte de pesquisa, rico acervo fotográfico, comentários importantes que enriquece o material postado, e de relevância impar para a preservação e divulgação da história de seu povo. Parabéns a seus criadores, colaboradores e comentaristas, que continuem colaborando para o engrandecimento desta importante ferramenta de utilidade publica. Mais uma vez, parabéns pela iniciativa.

     
  2. Soahd on 10 de agosto de 2015 às 11:37

    Considero o modelo moderno de garimpagem de informações, em uma grande "sala de aula", onde todos são mestres que contribuem para a memoria da cidade, se acha que sua informação é muito pessoal, com o passar do tempo ela é a história que é desvendada, interligada a fatos, auxiliando no quebra cabeça de uma historia popular que é a nossa história não formal. Aprendo demais com os comentários, as vezes uma simples referencia de "minha mãe me levava"...., "tomávamos banho....", tudo faz o imaginário do passado recriar o cenário...é uma fonte de memória antes de tudo. Parabéns, muito feliz em participar de mais um ano colaborando com garimpagem de pessoas amigas, para permitir postagem aqui..

     
  3. cleudo on 10 de agosto de 2015 às 16:34

    Hoje vcs já passaram a ser literalmante "o MAIOR RESGATE HISTORICO DE UMA CIDADE BRASILEIRA",na grandiosidade deste blog,revivo o passado familiar e passei a conhecer a historia fisica e política de CAMPINA GRANDE.Agradeço pela informações que obtive deste blog,pois já se passaram 42 anos que saí de Campina,nunca mais voltei,porém foi neste blog que fiz uma viajem de volta para o passado:Das peladas no campinho do PIO XI aos sabados,dos bate papos na esquina do FERRO DE ENGOMAR,na pça.do trabalhador no bairro de São josé,e assistir filmes nos cinemas AVENIDA,CAPITOLIO,SÃO JOSE E BABILONIA.toda essa lembrança foi restaurada lendo este maravilhoso blog.Vcs são merecedores de todas honrarias que lhes forem dadas,são reconhecimento de um trabalho em pró da historia campinense,parabéns!...

     
  4. luz on 14 de agosto de 2015 às 12:53

    Você está procurando defender a memória da nossa Cidade. Para os jovens da atualidade, pode até Não ter importância, mas ao passar dos anos saberão o Verdadeiro valor do desconhecido.O progresso tem sua importância mas não deve desmerecer o passado, pois quem não tem passado, não viveu. Deixo aqui meu parabéns a todos que defendem as lembranças de um começo, a origem do hoje.

     
  5. Valfrêdo Farias on 16 de agosto de 2015 às 20:34

    O RHCG é leitura obrigatória para os que têm Campina Grande correndo no sangue. Fazendo resgates e pontuando a história. Parabéns amigos e sempre em frente.

     
  6. Valfrêdo Farias on 16 de agosto de 2015 às 20:34

    O RHCG é leitura obrigatória para os que têm Campina Grande correndo no sangue. Fazendo resgates e pontuando a história. Parabéns amigos e sempre em frente.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br