Graças a José Cacho e a seu filho William Cacho, as imagens que disponibilizamos hoje são possíveis. Tratam-se de trechos de inaugurações de escolas acontecidas na gestão Williams Arruda em 1965.
Williams de Souza Arruda foi prefeito de Campina Grande após a cassação de Newton Rique e de logo, implantou um plano educacional que visava construir 24 escolas no ano de 1965. É justamente sobre isso que se trata o vídeo abaixo, onde através da filmagem de Cacho, foram registradas as inaugurações das escolas Sevy Coentro, Estelita Cruz, Presidente Kennedy, Epitácio Pessoa e Gracita Mello. Nas imagens podem ser visualizados além do prefeito da época Williams Arruda, o ex-prefeito Severino Cabral, a secretária de educação do municipio Déa Cruz, além de outras importantes personalidades políticas e da sociedade campinense. Sem mais delongas, assistam ao vídeo:
Essas imagens me impressionam, além da raridade, como valor particular, haja visto que sou egresso do Bairro de Monte Castelo e ainda hoje faço questão de manter meu vínculo com o bairro onde cresci, meus pais ainda moram lá e, a Escola Sevy Coentro é onde está minha zona de votação, conurbada à Escola Liliosa Barreto! Mesmo morando em outro bairro, faço questão de manter meu local de votação nessa escola e este registro mostra a bênção da escola à qual sempre li essa placa admirando a época em que fora construída!
Acredito que o sacerdote que aparece em 06:40 é Padre João Bosco.
Que resgate! O RHCG me surpreende a cada dia que passa... E você prof. Mário Vinicius, também surpreende, estou impressionada com sua pessoa e seu trabalho! - Bom final de semana!
Chega ser emocionante, poder voltar no tempo através, dessas bélissimas imagens! Só quem valoriza essa terra, é quem sabe, o valor que elas possuem! Poder ver a inauguração da escola, Epitácio Pessoa. Uma Verdadeira viagem ao passado. Lembrando que essa escola fica na rua: Oswaldo Cruz, Centenário, Próx. Embrapa. Parabéns ao RHCG, e a Williams Cacho, mil parabéns!
Gabriela, obrigado pela atenção. Como sempre digo, conhecimento foi feito para ser compartilhado. E é isso que procuro fazer, através deste belo site.
Administração Williams Arruda, competência,seriedade e honestidade!
O que pude observar nessa relíquia de vídeo, é que todas as unidades tem a mesma estrutura, inclusive com o grupo escolar Luiz Gomes no bairro do alto branco, no qual estudei na época o "preliminar". Acho que fez parte também dessas unidades inauguradas. Parabéns pra todos.
Linda essa homengen de willians .estao de parabéns. abraço da filha de Willians.Aluska Saouza Arruda
Kd o vídeo ele e irmão do meu avó
Era um sábado à tarde daquele ano de 1965. No Capitólio estava em cartaz o esperado filme "Sandokan, o grande" com Steve Reeves. Estudava no Instituto Santa Helena da professora Rilene Daher, me preparava para o exame de admissão ao ginásio juntamente com meu irmão Rômulo. Naquele dia Dona Rilene convocou três alunos para representar o instituto na inauguração da escola Gracita Melo( ex-estudante de Dona Rilene, era filha da cronista social Graziela e morrera prematuramente). Lá fomos nós: Chiquinho Wanderley, Rômulo e eu. Todos três vestidos com a farda de gala do Santa Helena que incluía um casquete para colocar na cabeça no momento solene. Dona Rilene comprou um jogo de damas para ofertar para a nova escola municipal. Ela designou Chiquinho Wanderley para falar em nome do instituto. Antes de sairmos para a inauguração, Chiquinho, bastante nervoso, não conseguia pronunciar a frase ditada por Dona Rilene: "Em nome do Instituto Santa Helena ofereço esta lembrança para a escola Gracita Melo". A hora chegando e nada de Chiquinho repetir a frase. Tentando dar "uma força" falei: "É fácil Chiquinho, é só dizer em nome do instituto etc etc etc". Subitamente, Dona Rilena tomou o jogo de damas das mãos de Chiquinho e disse; "Agora quem vai entregar é Romero !", em seguida liberou Chiquinho que saiu correndo para o Capitólio. Eu perdi a oportunidade de ficar calado e (juntamente com Rômulo) de ver "Sandokan,o grande".
P.S. A placa do Gracita Melo aparece no minuto 8:49 do filme.
Que legal ver a inauguração do Grupo Escolar Presidente Kennedy, escola onde aprendi a ler e escrever. Fui aluna da mesma nos anos de 1986 a 1990.
O tempo universal não retrocede; mas esse blog faz retroceder a história ao seu tempo. Parabéns por manterem essa enciclopédia sobre o pretérito da nossa eterna Campina Grande.
Registro precioso,imagens da minha infância:a fubica de José Américo Segundo,o vendedor de pirulitos,Pastor Raul,grande educador,que eu iria encontrar na FMCG 13 anos depois, o Governador J A, caminhão Chevrolet 63,garotada brincando despreocupadamente...
Distante o tempo e a realidade.
Sim,ótimo causo Rômulo Azevedo!
Braulio José Tavares