Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Newton Rique (à direita) acompanhado do ex-presidente da Fifa João Havelange (1981)
 Após os eventos que sucederam após sua cassação em 1964, o ex-prefeito campinense Newton Rique fora 'obrigado' a deixar seus planos administrativos e buscou refúgio residencial na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro de onde continuaria a gerir a administração do Banco Industrial de Campina Grande, instituição em plena expansão com constantes inaugurações de novas Agências, principalmente na capital paulista (CLIQUE AQUI). 

Vislumbrou a possibilidade do investimento vanguardista em 'Shopping Centers' quando conheceu o empresário Alfredo Matias, construtor do primeiro 'shopping center' do Brasil, em 1966, na cidade de São Paulo. Esse novo modelo de comércio varejista estava localizado na Rua Iguatemi, em São Paulo, e detinha o mesmo nome do logradouro. Rique encantou-se com o projeto!

Meses depois, Newton Rique decidira construir um shopping na Bahia e contou com a articulação de alguns investidores para acionar o arquiteto João Henrique (o mesmo que projetou o Iguatemi de SP) e a empreiteira do empresário Norberto Odebrecht para edificar o primeiro Shopping da futura rede Iguatemi, já que adotou o mesmo nome do primeiro empreendimento do gênero existente em São Paulo. O local escolhido era um imenso terreno onde o Esporte Clube Bahia desistira de construir seu estádio de futebol e sua inauguração foi em 05 de Dezembro de 1975.

Em uma curiosidade interessante contada no Blog dos 35 Anos do Iguatemi, é retratado o zelo com que o empresário campinense detinha pelo seu empreendimento:

"Apenas os lojistas sabiam que o senhor que catava papeis no chão era o Newton Rique. O público não imaginava que se tratava do proprietário do Shopping Iguatemi que na sua empolgação e simplicidade queria ver tudo limpinho, bonito, tudo funcionando a contento.

Vera Guimarães que era secretária do empresário conta que Rique não apenas catava papeis no chão como ia para a sinaleira com um apito para desobstruir o trânsito que atrapalhava a chegada dos clientes: “Ele vibrava muito com o shopping. Morava no Rio de janeiro, mas vinha duas vezes por semana”, conta a funcionária.

Um dia de 1979 o Shopping pegou fogo, foi um Deus nos acuda. No dia seguinte lá estava Newton Rique com lata de tinta e rolo na mão pintando as paredes das lojas, ele próprio dando uma injeção de ânimo nos lojistas. Mas isso já é outra história."

Shopping Boulevard Campina Grande (antigo Iguatemi)
Somente em 29 de Abril de 1999 Campina Grande passou a contar com uma unidade da famosa rede fundada por Newton Rique, contando com uma área de 17.241,08 m² instalado na Av. Severino Bezerra Cabral, principal via de acesso rodoviário do nosso município.

Atualmente, o Shopping Iguatemi de Campina Grande se chama Shopping Boulevard, medida adotada pela Aliansce Shoppings Centers, atual 'dona' dos empreendimentos da Nacional Iguatemi Shoppings Centers, desde 2004.

Newton Vieira Rique faleceu prematuramente, aos 55 anos, no dia 18 de Agosto de 1986, vítima de meningite, no Rio de Janeiro.


Fontes Consultadas: 
http://www.iguatemisalvador.com.br/35anos/
http://www.aliansce.com.br/
Revista Veja

4 comentários

  1. Mário Vinícius on 7 de julho de 2011 às 10:46

    O plano de governo previsto por Newton Rique para administrar Campina Grande ainda hoje está atualizado... Está disponível em "Nacionalismo e Coronelismo", de Josué Silvestre. Sem dúvida, foi um homem à frente do seu tempo...

     
  2. Emmanuel do N. Sousa on 7 de julho de 2011 às 10:49

    Pois é, Prof. Mario... Temos intenção de postar sobre seu plano administrativo. Um homem que já governava antes mesmo de tomar posse! Josué tem cópias até dos requerimentos aos órgãos governamentais antes mesmo de assumir o cargo. C.Grande perdeu de crescer, não tendo aproveitado a gestãod e Newton Rique. Sua cassação foi o "Elo perdido" do desenvolvimento da nossa cidade!

     
  3. Anônimo on 18 de abril de 2012 às 19:59

    Quando goroto morei no predio de Nilton Rique em Campina Grande.Minha mae era empregada de Alice do O mae de Zé do O, e ele conseguiu p/ nós mora de graça.

     
  4. Markov on 4 de julho de 2019 às 10:02

    Newton Rique teria sido um excelente prefeito. Ele foi um político do tempo em que primeiro pensava-se no Estado e na Sociedade, depois nos próprios negócios. Campina Grande ficou impossibilitada de sua administração devido a, atualmente (2019), querida e saudosa Ditadura Militar. É muito irônico para mim, que conheço bem a história, ver pessoas hoje dizendo que a Ditadura Militar só perseguiu vagabundos e comunistas. Olha aí, um bom exemplo de que não, Newton Rique era um empresário de sucesso e de família rica, portanto não era vagabundo, muito menos comunista, mas teve seus direitos políticos cassados pelos "queridos" militares.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br